quarta-feira, 16 de abril de 2014

SEA CLOUD II EM CRUZEIRO PELOS AÇORES


Na senda dos cruzeiros temáticos programados para este ano,  Ponta Delgada recebeu o luxuoso veleiro de cruzeiros Sea Cloud II. Mais uma vez gostaríamos de destacar a particularidade desta escala, em virtude de ser, à  semelhança do Island Sky, o início de  um itinerário  que privilegia a visita a várias ilhas açorianas. A sua chegada à cidade micaelense ocorreu pelas 18:00 horas e realce para o facto de não trazer passageiros, uma vez que os 72 previstos para esta viagem, maioria alemães e suíços, deslocaram-se, por via aérea, a Ponta Delgada, para aqui efectuar o embarque. 


A operadora alemã Sea Cloud Cruises iniciou este roteiro ao final deste dia, com partida da cidade micaelense e escalas previstas na Horta (dia 17 e 18 de abril), Madalena do Pico (18 de abril), Angra do Heroísmo (19 de abril) e Vila do Porto (20 de abril). Depois de visitar as 5 ilhas açorianas prossegue viagem até ao Funchal, onde termina o cruzeiro no dia  23.


Construído nos estaleiros Astilleros Gondan, em Figueras, na Espanha, este luxuoso veleiro foi inaugurado no mês de Fevereiro de 2001. Tem como principais características 3 mastros com 24 velas, 117 metros de comprimento, 16 metros de boca, 5,4 metros de calado, possui 3,849 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 96 hóspedes com 60 tripulantes. Disponibiliza 4 decks de passageiros com um total de 48 cabines.

Em quase todos os aspectos diferente dos grandes transatlânticos que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 3 imponentes mastros e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo do seu antecessor, o Sea Cloud, construído nos anos 30 do século passado. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente endoidecedora para os amantes do mar

.
Ao nível do entretenimento a bordo, pouco mais existe do que um cantor acompanhado ao piano, nada de shows ao género da Broadway ou West End. O verdadeiro entretenimento está no prazer de assistir e participar nas manobras de um navio desta tipologia e, acima de tudo, desfrutar do prazer de navegar sentindo o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face ou contemplar o céu estrelado na serenidade do oceano.

Por todos estes predicados, será uma excelente oportunidade para os açorianos apreciarem um emblemático veleiro de cruzeiros, referenciado como um dos melhores do género. Em 2015, o Sea Cloud II tem já agendado dois cruzeiros em tudo muito semelhantes ao que agora vai realizar.

fotos : António Silva
texto : André Moura

Sem comentários: