sábado, 5 de abril de 2014

EURODAM em Ponta Delgada


Na senda dos navios de referência que visitam o terminal de cruzeiros das Portas do Mar, amanhã, dia 6 de abril, é o dia previsto para a escala do navio de cruzeiros EURODAM, da centenária companhia Holland America Line, agenciada em Ponta Delgada pela Bensaúde Shipping.


O elegante paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Civitavecchia, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Cádiz, Almeria e Cartagena. Com 2000 passageiros a bordo, é aguardado pelas 09:00 horas e estima-se que retome viagem pelas 18:00 horas.


Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço em Julho de 2008 depois de ter sido inaugurado pela então rainha Beatriz, na cidade de Roterdão. Com 285 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 7,8 metros de calado, possui 86,7 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 2671 turistas com 929 tripulantes. Disponibiliza 12 decks para passageiros, com um total de 1052 cabines, 897 das quais com vista para o exterior e apenas 155 interiores.


Desde a sua inauguração, esta é a terceira visita que o Eurodam realiza aos Açores, depois de, em 2009, ter efectuado a escala inaugural em águas açorianas. Foi o primeiro navio da classe Signature, uma evolução da bem sucedida classe Vista, que tem sido adoptado para outras operadoras como a Costa Crociere ou a Cunard.

A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado, muitos dos seus navios de passageiros/cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar. Presentemente, esta subsidiária do grupo Carnival mantém uma assinalável categoria em relação às demais concorrentes do seu segmento. 


Com base nestes pressupostos, o Eurodam foi concebido em função desses parâmetros que primam pela qualidade e excelência, aliás dois adjectivos que são a imagem de marca da operadora. Além deste facto, procurou ser inovador ao nível das comodidades e espaços públicos, quiçá mais apelativo a uma faixa etária mais jovem.

A nível das comodidades, salientamos a diversidade de espaços muito atractivos, que primam pela elegância e tradicional bom gosto. Logo à entrada do navio o magnífico Atrium seduz quem o contempla, mas outras áreas facilmente encantam, casos do Ocean Bar, Queen’s Lounge, Crow’s Nest, Silk Den, Explorations Café ou a bonita zona de lojas denominada Shopping Arcade. O teatro The Mainstage e a discoteca Northern Lights Disco são locais muito populares a bordo.


Ao nível da restauração, especial relevo para o Rembrandt Restaurant, restaurante principal do navio, que além de ser um local privilegiado para os hóspedes se deliciarem com especialidades culinárias, é um verdadeiro deslumbre visual. Também os restaurantes temáticos Caneletto, Lido, Tamarind estão muito bem concebidos.
Por fim, destaque para as zonas públicas no exterior do navio, locais estes sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool mas a Seaview Pool é também muito frequentada. Junto da Lido Pool foi criado um espaço diferente, designado The Retreat, que se caracteriza por um conjunto de 22 “cabanas”, alugadas ao dia, e onde os passageiros podem desfrutar do sol, acompanhados por uma taça de champanhe, chocolates, fruta fresca ou saborosos cocktails.


Esta é a segunda de onze escalas previstas para o corrente ano nos Açores por parte da prestigiada Holland America Line.

fotos: André Moura, António Silva, Eduardo Wallenstein, António Simas
texto: André Moura

Sem comentários: