terça-feira, 22 de abril de 2014

BOUDICCA E ROYAL CLIPPER EM PONTA DELGADA, STAR FLYER NA PRAIA DA VITÓRIA


Depois do Celebrity Equinox, o dia 22 de abril esteve reservado para a segunda escala este ano do navio de cruzeiros Boudicca. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de Philipsburg, capital da paradisíaca ilha de St. Maarten, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, designado Amazon River & Beaches of the Caribbean. Os 632 passageiros, além do habitual périplo pelas Caraíbas, realizaram três escalas em terras brasileiras, onde destacamos a sempre exótica Manaus. 


A chegada do Boudicca ao Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar aconteceu pelas 06h30, tendo partido pelas 13h30 com destino a Southampton. A título de curiosidade, refira-se que o Boudicca será um dos navios de cruzeiro que mais nos vai visitar em 2014, num total de 7 escalas.

Nos dias 22 e 23 de abril, o veleiro de cruzeiros Star Flyer, do operador Star Clippers, realiza duas escalas nos Açores, respetivamente na Praia da Vitória e Ponta Delgada. Procedente das Caraíbas, mais concretamente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, está a realizar um cruzeiro de 19 noites, que tem como destino final Lisboa. Aquele navio chegou à Praia da Vitória com os seus 120 passageiros cerca das 07h00, devendo permanecer na ilha lilás até às 23h00, altura que rumam a Ponta Delgada. Na capital micaelense, estimamos que lance amarras no porto comercial pelas 08h00 horas e cá se mantenha até às 18:00 horas.

Embora inicialmente previsto para quarta-feira, dia 23 de abril, o Royal Clipper antecipou a chegada a Ponta Delgada para o final do dia de hoje, tendo chegado a Ponta Delgada pelas 18H30.
Com 120 passageiros a bordo, encontra-se em viagem transatlântica entre Barbados e Malaga. Este majestoso veleiro tem como características principais 134 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,6 metros de calado e 5061 toneladas de arqueação bruta. O nosso destaque vai para os seus imponentes 5 mastros e respetivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona. As 42 velas, com uma área de 5.204 metros quadrados, permitem-lhe uma velocidade de mais de 20 nós, sendo os mastros operados por sistemas hidráulicos, orientados a partir da ponte de comando. Esta antecipação proporciona ou pernoita no porto micaelense, de onde tem previsto zarpar pelas 22 horas do dia de amanhã.
A referida escala tem um acrescido interesse, visto dois navios da mesma frota, o Royal Clipper e o Star Flyer, se encontrarem no dia 23, no mesmo porto.

fotos : André Moura, Carlos Carvalho
texto : André Moura

Sem comentários: