sábado, 26 de abril de 2014

Estreia do Le Boréal nos Açores

Foto: António Simas

No período compreendido entre 25 de abril e 4 de maio, a operadora francesa Compagnie du Ponant efetua nas nossas ilhas um cruzeiro intitulado “Les Açores Paradisiaques”. Em virtude do mesmo se ter iniciado em Ponta Delgada hoje, a maioria dos passageiros (170) deslocou-se de França para São Miguel, com o intuito de aqui embarcar no luxuoso navio Le Boréal. 

Foto: Bruno Rodrigues

Este importante périplo inclui escalas na ilha do Faial a 27 de abril, Angra do Heroísmo, a 28 de abril e Vila do Porto no dia seguinte. Depois de visitar estas 5 ilhas açorianas, o Le Boréal segue para a Madeira, onde realiza mais duas escalas, rumando posteriormente a Lisboa, para aí finalizar a viagem.

Foto: Carlos Carvalho

A estreia absoluta deste moderno navio nos Açores deu-se ontem, logo após a saída do Emerald Princess. O Le Boréal pernoitou no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar e aí permaneceu até às 19 horas do dia de hoje, altura em que rumou à ilha do Pico.

Foto de Bruno Rodrigues

Durante o dia de hoje quem circulava por perto denotou o aparato logístico à volta deste navio, que se abasteceu no mercado local com vários produtos alimentares, tendo também requisitado outros serviços. Poderá parecer paradoxal, mas são estes navios de cruzeiro de menor dimensão que trazem maiores dividendos aos seus agentes nos Açores, comparando com as escalas dos grandes navios.

Foto: André Velho Cabral

Inaugurado em maio de 2010, este inovador e apelativo navio de cruzeiros, surpreende pelas suas linhas ultra modernas e claramente evocativas de um estilo que mais se assemelha a um super-iate. 



Foi construído nos estaleiros Fincantieri, em Ancona, Itália. Destacamos os seus 142 metros de comprimento, 18 metros de boca, 4,7 metros de calado, possuindo 10944 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 264 hóspedes com 140 tripulantes. Disponibiliza ainda 6 decks para passageiros com um total de 132 luxuosas cabines, todas com vista para o exterior.


Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante, sofisticado e luxuoso super-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas atividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo. Claramente vocacionado para o público francês, que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Boréal surpreende pelo requinte, inovação e pormenores que fazem toda a diferença. 



Este navio, à semelhança dos idênticos L’Austral, Le Soleal e do futuro Le Lyrial, são, segundo a crítica especializada, uma verdadeira exaltação dos sentidos!


Um dos outros destaques do Le Boréal é a zona da marina, localizada à popa, local onde os passageiros têm à sua disposição toda uma série de equipamento essencial à prática de desportos náuticos como windsurf, water-ski, mergulho e ainda para a utilização dos zodíacos. Esta zona permite igualmente fácil acesso para banhos em alto mar, embora os hóspedes possam sempre optar pela piscina do navio. 
 


As áreas públicas encantam pela elegância e qualidade acima da média. Do Gastronomique Restaurant, ao Panoramic Lounge & Terrace, passando pelo Théâtre ou Open-air Bar, tudo encanta neste navio.


A expressão que "menos é mais" aplica-se soberbamente ao Le Boréal. Engane-se quem espera encontrar casinos, espetáculos da Broadway ou festas em piscinas e parques aquáticos sobrelotadas. Este navio cativa uma clientela que aprecia uma experiência de viagem muito diferente da que é proporcionada pelas tradicionais operadoras da atualidade. 

Partida do Le Boreal - Video: Bruno Rodrigues (Fonte)

A clientela mais generalista até pode não apreciar, mas esta é realmente uma experiência inolvidável, onde o passageiro se sente como se fosse dono do seu próprio super-iate.


A convite da Bensaúde Shipping, na pessoa de António Rebelo, o Azores Cruise Club esteve representado por um membro da sua direção (Bruno Rodrigues) a bordo na cerimónia de boas vindas e troca de ofertas, tendo-se seguido um ship tour, conforme as fotos demonstram.

Fotos Interiores: Bruno Rodrigues (Aumentar)

Fotos Exteriores : António Simas, Carlos Carvalho, André Velho Cabral, Bruno Rodrigues (2014/04/25&26)
Fotos Interiores: Bruno Rodrigues (2014/04/26)
Texto : André Velho Cabral / Bruno Rodrigues

Sem comentários: