quinta-feira, 3 de abril de 2014

AZAMARA QUEST em Ponta Delgada


                                                 
CMJ Rieff & Sons










Proveniente de Miami, o navio de cruzeiros AZAMARA QUEST efetua amanhã escala em Ponta Delgada. A mesma insere-se num cruzeiro transatlântico de 15 noites, que liga a capital mundial de cruzeiros e Nice, na França. Com 600 passageiros a bordo, é aguardado no terminal das Portas do Mar cerca das 07:00 horas e estima-se que aí permaneça até às 17:00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a Gibraltar. Para além dos referidos portos, o itinerário contempla ainda escalas em Cartagena, Minorca e Cannes.
Construído no ano 2000, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o atual Azamara Quest de 181 metros de comprimento, 25,5 metros de boca, 5,8 metros de calado, possui 30,277 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 700 hóspedes com 400 tripulantes. Disponibiliza 9 decks de passageiros, com 358 cabines, 332 com vista para o exterior e apenas 26 interiores. 
Foi o sétimo de oito navios idênticos da classe R (Renaissance) e recebeu precisamente a designação R7. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, navios esses de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo e ambiências requintadas. Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, grande parte daquela frota ficou em laid up em Gibraltar.


Perante este cenário, os navios foram leiloados e posteriormente adquiridos pela Cruiseinvest, uma empresa ligada ao armador destes navios, que tinha perspetivas de ainda poder rentabilizá-los. Nesta sequência, a operadora alemã Delphin Seereisen fretou o então R7 e passou a operar este navio com a designação Delphin Renaissance. Em 2006, a espanhola Pullmantur adquiriu e batizou o novo membro da sua frota como Blue Moon, Com a aquisição daquele operador ibérico por parte da Royal Caribbean Cruises Limited, o navio foi transferido para a então recém-criada Azamara Cruises, assumindo a presente designação.


A bordo deste e dos outros restantes 7 barcos, podemos encontrar requinte e elegância nos seus interiores. O destaque vai para a escadaria central que é similar à escadaria principal que nos foi mostrada por James Cameron, no seu filme Titanic e ainda para deslumbrante biblioteca, um dos locais de eleição do Azamara Quest! No que concerne a bares e salões, salientamos o Mosaic Café, Cabaret Lounge ou o Looking Glass. A nível da restauração, referência inevitável para o Discoveries, principal restaurante a bordo, mas também para o buffet Windows Café e os temáticos Aqualina e Prime C.
Após quatro anos de ausência, saúda-se o regresso da Azamara Club Cruises aos Açores, operadora que já tem agendado escalas para 2015 e 2016.
Azamara Quest em Ponta Delgada - 19/04/2008
Fotos : Rui Agostinho, Shipparade, António Silva
texto  : André Moura 

Sem comentários: