quarta-feira, 9 de abril de 2014

Le Ponant em Ponta Delgada

 

 Ponta Delgada recebeu ontem a escala do mega-iate de cruzeiros Le Ponant, da operadora francesa Compagnie du Ponant. O Le Ponant realiza uma escala não programada e a mesma integra-se num cruzeiro transatlântico entre Martinique e Lisboa. 

Inaugurado em 1991, este mega-iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior. 

Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante e sofisticado mega-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas atividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo. Claramente vocacionado para o público francês que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Ponant surpreende pelo requinte e pelo facto de não dispor do habitual entretenimento como encontraramos a bordo da maioria dos navios de cruzeiro. O grande momento de convívio neste navio ocorre durante os jantares no Karukera Restaurant, à boa maneira francesa, com os passageiros a desfrutarem da famosa gastronomia francesa num verdadeiro “affaire gastronomique”.

Um dos outros destaques do Le Ponant é a zona da Marina, localizada à popa, local onde os passageiros têm à sua disposição toda uma série de equipamento essencial à prática de desportos náuticos como windsurf, water-ski ou mergulho. Esta zona permite ainda fácil acesso para banhos em alto mar, uma vez que não há piscina a bordo.

A título de curiosidade, refira-se que a 4 de abril de 2008, o Le Ponant foi capturado por piratas somalis no Golfo de Aden, quando realizava uma viagem de reposicionamento entre as Seychelles e o Mediterrâneo. O navio, que não transportava passageiros, foi capturado e todos os 30 tripulantes foram feitos reféns. A situação foi normalizada a 12 de Abril, com a intervenção de meios navais e aéreos franceses e britânicos.
Depois desta escala não prevista, aguardamos pelo dia 25 de abril quando a Compagnie du Ponant nos visitar com um dos mais aclamados navios da atualidade, o Le Bóreal.

fotos : António Silva
texto : André Moura

Sem comentários: