sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

COSTA SMERALDA é baptizado em Savona este sábado, dia 22 de Fevereiro

A cerimónia de baptismo do COSTA SMERALDA, o maior e mais recente navio da frota da conceituada operadora italiana Costa Cruzeiros realiza-se amanhã em Savona, Homeport do navio. A cerimónia contará com a presença de muitas individualidades e será presidida por Neil Palomba, CEO do grupo Costa.

O navio foi entregue no passado mês de Dezembro à companhia no passado mês de Dezembro numa cerimónia realizada nos estaleiros Meyer Turku, com um atraso de 2 meses, tendo realizado de imediato alguns cruzeiros. É o primeiro navio a entrar em actividade da Excellence-Class, uma nova e revolucionária classe de navios de cruzeiros do grupo Carnival Corporation, encontrando-se neste momento mais 3 navios em diversas fases de construção da mesma classe a saber :  MARDI GRAS para a Carnival, IONA para a P&O e COSTA TOSCANA igualmente para a Costa Cruzeiros 

Sobre o mesmo podemos dizer que é a maior navio construído até hoje para um operador italiano, apresentando 185 mil toneladas de arqueação bruta, 337 metros de comprimento, 42 metros de boca e um calado de 8,8 metros. Em ocupação dupla pode transportar  5.224 passageiros, números que poderão chegar aos impressionantes 6,554 passageiros. A sua tripulação é composta por 1.646 elementos. 
Entre outros interessantes dados o navio possui 1.628 camarotes com varanda, 11 restaurantes, sendo a sua área de "shopping" de cerca de 1.675 metros quadrados. É neste momento o quinto maior navio de cruzeiros do mundo, só ultrapassado pelos 4 navios da classe Oasis da Royal Caribbean. 
Entre as inovações que o navio apresenta realce para o uso de GNL, combustível com que o grupo Costa pretende alcançar uma redução de até 40% nas emissões de CO2 nos seus navios. Devido ao seu desempenho ambiental o navio já recebeu o "Green Plus", a mais alta certificação atribuída pelo RINA- Organismo Internacional de Certificação a navios que respeitam o ambiente.
Além do abastecimento sustentável. este novo mega navio de cruzeiros também conta com diversos recursos tecnológicos projectados para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Entre as acções está a redução gradual dos itens compostos por plásticos descartáveis e a sua substituição por materiais alternativos nos bares e restaurantes, para além de 100% da recolha selectiva de resíduos a bordo com a reciclagem de plástico, papel, vidro e alumínio.
Para os entusiastas aqui fica este extenso video sobre este novíssimo navio de cruzeiros que acaba de iniciar a sua actividade para a Costa Cruzeiros  
              
                                        
fotos e videos   : Internet, Youtube
texto compilado: Antonio Silva  

Sem comentários: