quarta-feira, 16 de outubro de 2019

NAVIOS DE CRUZEIROS NOS AÇORES EM OUTUBRO

Até ao final do corrente mês de Outubro estão previstas no arquipélago 10 escalas de navios de cruzeiros, que globalmente poderão trazer aos Açores cerca de 16.000 visitantes entre passageiros e tripulantes. Destas natural destaque para as 8 escalas de navios pertencentes a companhias de cruzeiros alemães, que mais uma vez vem demonstrar a importância que os Açores começam a ter junto do mercado daquele país.
Assim para amanhã dia 17 está agendada a visita ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar do luxuoso paquete alemão EUROPA 2, considerado pelo prestigiado “Guia Berlitz” como o mais luxuoso navio de cruzeiros do mundo no segmento dos pequenos navios, merecendo inclusive as cinco estrelas +.
Esta passagem em Ponta Delgada e hoje na Praia da Victoria está inserida num roteiro de 13 noites entre a cidade espanhola de Bilbau e Lisboa, contemplando igualmente paragens em Gijon, La Coruna, Leixões e Cádis.
Construído nos estaleiros franceses de STX Europe em St. Nazaire em 2013, este luxuoso paquete desloca 40.000 toneladas de arqueação bruta. Possui 225 metros de comprimento, 26,7 metros de boca e um valado de 6 metros. Tem capacidade para alojar 516 passageiros sendo a sua tripulação composta por 370 elementos.
No dia 21 será a vez de termos a visita em Ponta Delgada do ARTANIA da operadora germânica Phoenix Reisen, no âmbito de um interessante cruzeiro de 11 noites que se inicia no dia 16 em Leixões intitulado “11 nach Von Porto nach Málaga”, e que irá terminar no dia 26 na cidade espanhola de Málaga, contemplando igualmente paragens nas cidades da Praia da Victoria e Horta, respetivamente nos dias 19 e 20, Funchal e Porto Santo.
Foi construido em 1984 nos estaleiros finlandeses de Wartsila em Helsínquia para a Princess Cruises sob o nome de Royal Princess. Em 2005 foi adquirido pela P&O passando a designar-se Artemis e aonde se manteve até 2011, ano que foi fretado pela actual operadora.
Desloca 44.378 toneladas de arqueação bruta sendo as suas dimensões de 230,61 metros de comprimento, 29 metros de boca e um calado de 7,8 metros. Possui 8 Decks para passageiros, tendo capacidade para alojar 1188 passageiros em ocupação normal e 537 tripulantes.
Para o dia 22 está agendada a escala inaugural do NORWEGIAN PEARL o terceiro navio da aclamada “Jewel Class” da conceituada operadora norte americana Norwegian Cruise Line.
Esta primeira visita a Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico 16 noites que se iniciou em Civitavecchia no passado dia 14 e que contempla igualmente escalas em Livorno, Cannes, Barcelona, Cádiz, Lisboa, Bermuda e Port Canaveral antes da sua chegada a Miami no dia 30 do corrente mês.
Inaugurado em Novembro de 2006, foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Possui 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8,2 metros de calado e 93.530 toneladas de arqueação bruta. Apresenta 15 decks de áreas publicas onde se situam os diversos tipos de camarotes. Tem capacidade para alojar 2.394 passageiros em ocupação normal e 1099 tripulantes.
No dia 29 o porto de Ponta Delgada recebe a escala do ASTOR, da operadora alemã Transocean Tours,  que estará a fazer um cruzeiro de 20 noites iniciado em Hamburgo, e que inclui paragem na cidades da Horta no dia 27 e Praia da Victoria no dia seguinte. Para além destas três escalas nos Açores o cruzeiro contempla paragens em Torcay na Grã Bretanha, Leixões, Funchal, Porto Santo, Lisboa e Le Havre antes do regresso ao seu porto base de Hamburg a 8 de Novembro.
Inaugurado em Fevereiro de 1987, para a Marlan Corporation, foi construído nos estaleiros alemães Howaldtswerke Deutsche Werft, em Kiel, seguindo os propósitos do projecto que esteve na base da construção do primeiro Astor, actualmente Saga Pearl II. Aparentemente idêntico a este último, o ASTOR distingue-se pelas suas maiores dimensões relativas a comprimento e capacidade máxima de passageiros. Com 176,5 metros de comprimento, 22,6 metros de largura e 6,1 metros de calado, desloca 20,606 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 590 passageiros e 300 tripulantes. Possui ainda 7 Decks para passageiros com um total de 295 cabines, 199 das quais têm vista para o exterior e 96 interiores simples.
                     
Igualmente neste mesmo dia o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do NORWEGIAN GETAWAY, um dos mais recentes navios de cruzeiros da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line, que estará em Ponta Delgada pela segunda vez.
Esta passagem pela nossa cidade faz parte de um roteiro transatlântico de 19 noites que se inicia no dia 20 em Copenhaga e que irá terminar no próximo dia 08 de Novembro em New Orleans no estado norte americano da Louisiana. 
Para além desta escala na nossa cidade este itinerário inclui paragens em Roterdão, Southampton, Le Havre,
Portland, Bermuda, Bahamas e Miami.
         
Inaugurado em 2014, o navio foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg. Tem 324 metros de comprimento, 39,7 metros de boca e um calado de 8,3 metros. Possui 144.017 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade de alojamento para 3.969 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar até aos 5.100 em ocupação máxima. A sua tripulação normal é de 1.595 elementos.
Falando um pouco sobre o NORWEGIAN GETAWAY diremos que esteticamente o navio é muito bonito e apelativo, e a pintura baseada no mar, sereias e pelicanos, idealizada pelo pintor de Miami David "Lebo" transmite  ao mesmo um ar de modernismo e contemporaneidade. Pode-se afirmar mesmo que o NORWEGIAN GETAWAY é mais um navio revolucionário na industria de cruzeiros, principalmente pelo estilo de vida a bordo, mais conhecido por “freestylle cruising”, que permite aos seus passageiros desfrutarem de todos os espaços sem o rigor e etiquetas tão frequentes na maioria dos navios de cruzeiro.

fotos : António Silva / Internet
texto : António Silva

Sem comentários: