domingo, 30 de abril de 2017

CRUZEIROS TRAZEM AOS AÇORES PERTO DE 25.000 VISITANTES EM MAIO.

Depois de um intenso movimento de navios de cruzeiros em Abril, a temporada Inverno/Primavera reserva para o mês de Maio 15 escalas em algumas ilhas do nosso arquipélago. Ao todo entre passageiros e tripulantes virão aos Açores cerca de 25.000 visitantes.
Para segunda-feira, 1 de Maio está reservada a escala de um dos mais conhecidos e aclamados navios da actualidade. Com efeito o QUEEN VICTÓRIA, um dos três navios que compõem a frota do aclamado operador britânico Cunard estará nesse dia em Ponta Delgada na escala final de um extenso cruzeiro de 120 noites, que partindo de Southampton no passado dia 5 de Janeiro levou aquele luxuoso paquete até a diversos portos da América do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Havai, Costa Oeste e Leste dos Estados Unidos, passando igualmente pelo Canal do Panamá, e Caraíbas. Ao todo foram visitados perto de 40 portos espalhados pelos 5 continentes, com especial incidência em portos do Pacifico e Atlântico. O QUEEN VICTÓRIA tem a sua chegada agendada para as 07H00, estando a partida marcada para as 17H30 com destino a Southampton no Reino Unido.
No dia 5 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o NAVIGATOR of the SEAS, um dos navios da classe Voyager da famosa operadora norte-americana Royal Caribbean International, numa escala inserida num roteiro transatlântico de 14 noites com inicio em Miami, e que terminará igualmente na cidade de Southampton.
Construído em 2002 nos estaleiros Kvaernery MASA Yards na Finlândia. Possui 138.278 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 311,10 metros de comprimento, 38,6 metros de boca e um calado de 8,8 metros, possuindo 15 decks. Tem capacidade de alojamento para 3.118 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação composta por 1.181 elementos.
No dia 7 está agendada a escala inaugural do navio mais mediático que este ano passará por Ponta Delgada. Com efeito o NORWEGIAN GETAWAY, uma das mais recentes unidades da famosa companhia norte-americana Norwegian Cruise Line impressiona pelas suas modernas e arrojadas linhas, a que se alia uma decoração exterior que desperta muita atenção e curiosidade. Esta sua paragem na nossa cidade faz parte de um cruzeiro transatlântico de 16 noites entre Miami, seu porto base e a cidade de Copenhaga na Dinamarca que será o seu “home port” nesta sua primeira temporada de verão no Norte da Europa, sendo Ponta Delgada o único porto em Portugal que irá receber este excelente navio.
Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenbourg, entrou ao serviço em Fevereiro de 2014. Com 145.655 toneladas de arqueação bruta possui 325,5 metros de comprimento, 39,7 metros de boca e um calado de 8,8 metros, oferecendo uns impressionantes 18 decks para passageiros. Tem capacidade de alojar cerca de 4.000 passageiros em ocupação normal que podem chegar aos 5.100 em ocupação máxima. A sua tripulação é de perto de 1.650 elementos, o que por si só atesta a grandeza deste extraordinário paquete, que tem merecido os melhores elogios dos “média” da indústria de cruzeiros.
O dia 9 marca mais uma estreia no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar.  Com efeito nesse dia iremos receber o NORWEGIAN JADE, igualmente da Norwegian Cruise Line, que faz em Ponta Delgada a primeira escala de um itinerário de 12 noites iniciado em Miami e que para além de Ponta Delgada contempla paragens em Cork  na  Irlanda e Falmouth, antes do seu destino final na cidade inglesa de Southampton.
Construído igualmente nos  estaleiros alemães Meyer Werft em Papenbourg, na Alemanha entrou ao serviço em 2005. Sobre as duas dimensões realce para os 294,13 metros de comprimento, 32,2 metros de boca. Possui alojamento para 2.402 passageiros e 1.038 tripulantes.
No dia 20 será a vez de Ponta Delgada voltar a receber pela 2ª vez o navio de cruzeiros “DISNEY MAGIC”, uma das quatro unidades da famosa companhia norte-americana Disney Cruise Line.
Esta paragem em Ponta Delgada está englobada num itinerário transatlântico iniciado em Port Canaveral na Flórida e que irá terminar em Copenhaga na Dinamarca, aonde aquele navio fará parte da época de verão no Norte da Europa. De salientar que para além de Ponta Delgada o navio fará escalas emPortland e Dover na Grã Bretanha e ainda Amsterdão. O DISNEY MAGIC foi construído em 1998 nos famosos estaleiros Fincantieri em Veneza, sendo o primeiro navio de cruzeiros encomendado pela Disney, ao que se seguiu no ano seguinte a entrada ao serviço do irmão gémeo Disney Wonder.
O navio possui 294 metros de comprimento e 32,2 metros de boca, sendo a sua velocidade de cruzeiro de 24 nós. A sua capacidade normal é de 1754 passageiros, podendo ir até aos 2.834 com a ocupação integral dos seus camarotes familiares, sendo a sua tripulação composta por 915 elementos.
Tal como os restantes navios da companhia, o DISNEY MAGIC é um navio com um conceito virado para as famílias com crianças e jovens, muito embora os adultos tenham os seus espaços dedicados só a eles.
A diversão sob o mundo da Disney tem um cunho muito especial nestes navios o que faz com que os mesmos tenham uma grande aceitação principalmente junto do mercado norte-americano.
As suas instalações sem terem os requintados luxos de muitos navios de cruzeiro, é no entanto muito apelativa, com cores vivas, em que as figuras do mundo Disney marcam uma presença constante. As crianças são sem duvida alguma objeto das maiores atenções, existindo especificamente para eles espetáculos no Walt Disney Theatre e no Buenaventua Theatre. Ao ar livre o Adventure Away e Pirate Nights cativam miúdos e graúdos. Igualmente devem-se salientar todos os divertimentos existentes para as crianças, em especial a sua zona de escorregas aquáticos e as respetivas piscinas.
No dia 25 será a vez de recebermos mais uma vez o ORIANA, um dos mais populares paquete da companhia P&O, que em Ponta Delgada inicia as escalas de um interessante itinerário de 15 noites denominado “15 Nights Azores, Canaries Islands & Portugal”, e aonde estão igualmente incluídas paragens na Praia da Victoria, Funchal, La Gomera, Gran Canaria, Fuerte Ventura, Lisboa e Vigo.
Construido igualmente em 1995  nos  estaleiros alemães Meyer Werft em Papenbourg, o ORIANA desloca 69.153 toneladas de arqueação bruta, possui 260 metros de comprimento e 32,2 metros de boca. Possui alojamento para de 1.790 passageiros, tendo ao seu serviço uma tripulação de 760 elementos.
O dia 26 está reservado para a escala do paquete alemão HANSEATIC da consagrada Hapag Lloyd, que nesta cidade inicia um périplo pelas 9 ilhas do arquipélago, um itinerário que aquela operadora alemã tem realizado desde à alguns anos e por esta altura aos Açores.

Construído em 1991 nos estaleiros Rauma Yards na Finlândia o HANSEATIC desloca 8.378 GT. Possui 122,2 metros de comprimento e 18 metros de boca. Tem capacidade para alojar 170 passageiros em ocupação normal e 125 tripulantes. Neste itinerário este pequeno paquete visitará todas as ilhas do arquipélago.
fotos : André Moura, António Simas, António Silva
texto : António Silva

Sem comentários: