Entre todas as 20 escalas agendadas
merece o realce as preconizadas pelo SERENISSIMA que voltará a Ponta Delgada já
no próximo dia 18 para iniciar um segundo cruzeiro temático a todos as ilhas do
arquipélago desta vez com passageiros franceses e belgas. De salientar que
neste primeiro cruzeiro que tem estado a decorrer sob o signo do bom tempo o
Serenissima tem escalado todos as ilhas, incluído a ilha do Corvo. Um dos
passageiros deste cruzeiro é o próprio dono do navio o que poderá ser um bom
indicativo para nos próximos anos a companhia voltar a incluir os Açores nos
seus itinerários.
Depois do excelente movimento
registado nestes primeiros dias de Abril estão agendadas 10 escalas em Ponta
Delgada com a particularidade de termos novamente dias com mais do que um navio
nesta cidade.
Assim no dia de hoje, e para além do
regresso do SERENISSIMA em escala de “turn around” tivemos a presença a
presença do AURORA, um dos navios que compõem a frota da popular operadora
britânica P&O, e que fará no terminal de cruzeiros das Portas do Mar a
última escala de um “World Cruise” de 104 dias iniciado no passado dia 09 de
Janeiro na cidade inglesa de Southampton e que levou aquele navio a percorrer
diversos portos do Mediterrâneo, Indico, Pacifico e Atlântico, incluindo
passagens nos canais de Suez e Panamá.
Inaugurado em 2000 o AURORA foi
construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, foi
baptizado a 27 de Abril daquele ano, tendo sido a sua madrinha a princesa Ana.
Possui 76.152 GT de arqueação bruta,
270 metros de comprimento e 32,2 metros de boca. Tem capacidade para alojar
1.878 passageiros que poderão chegar até aos 2.290 em ocupação máxima e uma
tripulação de 936 elementos.
Para amanhã, dia 19 será a vez de Ponta Delgada
voltar a receber o ROYAL CLIPPER, aquele que é até ao momento o maior navio de
cruzeiros do mundo á vela. Esta escala está inserida num roteiro de
posicionamento entre as Caraíbas e o Mediterrâneo, e que para além de Ponta
Delgada inclui escalas em Lisboa e Portimão, antes de entrar no Mediterrâneo.
Construído nos estaleiros de De
Merwede na Holanda em 2000, o navio da Stars Clippers tem como principais
características 133,2 metros de
comprimento, 16,4 metros de boca e um calado de 5,5 metros, possuindo 5.061
toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade de alojar até 280 passageiros
sendo a sua tripulação constituída por 106 elementos.
O dia 24 marca o regresso a Ponta
Delgada do SERENADE of the SEAS, um dos navios da classe Radiance da Royal
Caribbean International, uma das mais conhecidas e poderosas companhias de
cruzeiros a nível mundial e que no ano passado fez a sua estreia nesta cidade.
Terceiro navio da aclamada classe
Radiance o navio encontra-se em viagem transatlântica de 16 noites entre Fort
Laudardale e Copenhaga, incluindo no seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Cork,
Le Havre, Zeebrugge e Amesterdão
Inaugurado em Agosto de 2003, foi
construído na Alemanha nos estaleiros de Meyer Werft em Papenburg. Com 293
metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8,5 metros de calado o navio
possui 90.090 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade de alojar 2500
passageiros e 858 tripulantes. Com um total de 12 decks para passageiros dispõe
de 1050 camarotes com vista para o exterior e 233 interiores.
O SERENADE of the SEAS é um dos 3
navios daquela operadora norte-americana que possuem motorização com turbinas
de propulsão a gás, em vez da combinação habitual de motores a diesel ou diesel
elétrico. Por curiosidade refira-se que a madrinha do navio é a conhecida atriz
norte-americana Whoppi Goldberg.
Para o dia 26 está reservado o
regresso a Ponta Delgada do BRILLIANCE of the SEAS, outro dos navios da classe
Radiance da frota da RCI e que regressa a Ponta Delgada 10 anos depois da sua
última escala registada a 27 de Maio de 2007.
Esta escala faz parte de um itinerário
iniciado na cidade de Tampa na Flórida e que para além da nossa cidade inclui
paragens em San Juan de Puerto Rico, Málaga e Ibiza antes de chegar a
Barcelona, cidade que será o seu “home port” durante a temporada de verão no
Mediterrâneo.
Inaugurado em Agosto de 2002, foi
construído igualmente na Alemanha nos estaleiros de Meyer Werft em Papenburg.
Tal como o seu gêmeo acima mencionado as suas principais características são
293 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8,5 metros de calado. Possui
90.090 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade de alojar até perto de
2500 passageiros em ocupação máxima e 858 tripulantes. Com um total de 12 decks
para passageiros dispõe de 1050 camarotes com vista para o exterior e 233
interiores.
Igualmente neste dia iremos ter a
escala final do SERENISSIMA que novamente nesta cidade fará uma operação de
“turna around”.
No dia 27 teremos mais um dia de
intenso movimento com a visita a Ponta Delgada de mais dois navios de cruzeiros
que no seu conjunto deverão trazer nesse dia a esta cidade perto de 5.500
passageiros e tripulantes.
O primeiro a chegar a Ponta Delgada
será o paquete AIDAmar da conhecida operadora alemã Aida Cruises que está a
fazer um roteiro transatlântico de 18 noites entre Santo Domingo na Republica
Dominicana e a cidade de Warnemunde na Alemanha, e que inclui paragens em St.
Kitts e St. Maarten nas Caraíbas, Ferol,
Espanha, Le Havre, França,
Ijmuiden, Holanda e Copenhaga na Dinamarca.
Sobre as suas características gerais o
navio mede 251,9 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,3 metros de
calado. Com 71.302 toneladas de arqueação bruta tem capacidade para receber até
perto de 2.500 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação
constituída por 634 elementos.
Como curiosidade final diga-se que a
Aida Cruises na altura da construção
deste navio lançou um concurso entre os seus fans cibernautas para atribuição
do nome ao navio, tendo o nome
AIDAmar sido sugerido por um jovem e
grande entusiasta madeirense de seu nome Jorge Ferreira que assim ficou ligado
a este navio.
O outro navio que estará em Ponta Delgada nesse mesmo dia será o ZUIDERDAM da conceituada operadora Holland America Line, numa escala inserida num itinerário transatlântico intitulado “16 nights Azores & Normandy Expedition”, entre Fort Laudardale e Copenhaga, i que para além de Ponta Delgada e Horta tem previstas escalas em Cherbourg França, Zeebrugge Bélgica e Amesterdão na Holanda antes de chegar a Copenhaga na Dinamarca aonde ficará sediado para a temporada de verão no Norte da Europa.
O outro navio que estará em Ponta Delgada nesse mesmo dia será o ZUIDERDAM da conceituada operadora Holland America Line, numa escala inserida num itinerário transatlântico intitulado “16 nights Azores & Normandy Expedition”, entre Fort Laudardale e Copenhaga, i que para além de Ponta Delgada e Horta tem previstas escalas em Cherbourg França, Zeebrugge Bélgica e Amesterdão na Holanda antes de chegar a Copenhaga na Dinamarca aonde ficará sediado para a temporada de verão no Norte da Europa.
Inaugurado em 2002 este navio foi
construído nos conhecidos estaleiros italianos de Fincantieri. Possui 289,9
metros de comprimento, 32,2 metros de boca, e 8 metros de calado. Tem
capacidade par alojar 1830 passageiros em ocupação normal mas que poderão
chegar até aos 2.388. A sua tripulação é composta por 812 elementos. Refira-se
que segundo os sites de viagens online o navio está “Sold Out”, o que poderá
indicar que virá com uma excelente ocupação.
Finalmente as escalas de Abril
terminam no dia 28 com a passagem em Ponta Delgada do PRINSENDAM, o navio mais
pequeno da Holland America Line, que fará em Ponta Delgada e no dia seguinte na
cidade da Horta as últimas duas escalas de um interessante itinerário
intitulado “56 Nights Grand Mediterranean Voyage”, que partindo de Fort
Laudardale no passado dia 11 de Março levou o mesmo a visitar diversos portos
do Mediterrâneo e Canárias.
Construído nos estaleiros finlandeses
de Wartesila Marine, em Turku em 1988 o navio desloca 38.845 toneladas de
arqueação bruta. Tem 204,8 metros de comprimento, 28,9 metros de boca e 7,2
metros de calado. A sua capacidade de alojamento é de 766 passageiros em
ocupação normal e 460 tripulantes.
Igualmente neste dia está prevista a passagem do Yatch cruise “Le Ponant” da operadora francesa Compagnie Du Ponant, numa escala de reposicionamento entre as Caraíbas e o Mediterrâneo
Igualmente neste dia está prevista a passagem do Yatch cruise “Le Ponant” da operadora francesa Compagnie Du Ponant, numa escala de reposicionamento entre as Caraíbas e o Mediterrâneo
Construido em 1991 nos estaleiros
franceses Franceise de Com, este elegante e luxuoso Yatch cruise desloca 1.189
toneladas, sendo as suas dimensões de 88,5 metros de comprimento e 11,9 metros
de largura. Tem capacidade de alojamento para
64 passageiros e 30 tripulantes.
Ao todo teremos nos diversos portos do
arquipélago dos Açores um conjunto de 20 escalas, que por certo irão constituir
um excelente meio de propaganda de todas as ilhas, numa ação de divulgação que
se deseja cada vez maior.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados: Azores Cruise Club.
Text and images copyrights; Texto e imagens com direitos reservados: Azores Cruise Club.
Sem comentários:
Enviar um comentário