sábado, 28 de março de 2015

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER pelos mares do Açores.



O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje a visita do National Geographic Explorer. O conhecido navio de cruzeiros de expedição operado pela Lindblad Expeditions era aguardado no dia de ontem mas o tempo em rota no longo percurso entre Salvador da Baía e Ponta Delgada fez com que o mesmo só hoje tenha chegado a Ponta Delgada pelas 13 horas.Aqui recebe cerca de 87 passageiros que se deslocaram a esta ilha com o intuito de iniciar um itinerário denominado "Azores to Sevilla: Island Wonders and Fabled Shores". 
Depois desta escala em São Miguel, o NG Explorer parte com destino à Horta pelas 18:00 horas aonde deverá chegar pelas 7 horas de amanhã. Naquela cidade deverá permanecer até ás as 17:00 horas para em seguida partir com destino à Ilha de Santa Maria, último porto de escala no arquipélago e aonde o NG Explorer é aguardado pelas 09:00 horas da próxima segunda-feira, permanecendo atracado até ás 15:00 horas, hora em que partirá com destino ao Funchal e, posteriormente, a Cádis.

Inaugurado em 1982, foi construído na Noruega pelos estaleiros Ulstein Hatlo, em Ulsteinvik, então com a designação de Midnatsol. Destinava-se à navegação costeira na Noruega e era operado pela já extinta companhia TDFS. Com a construção do novo Midnatsol, passou a designar-se Midnatsol II e em 2003 acabou por ficar em laid-up. Entre 2005 e 2007 esteve ao serviço da companhia norueguesa Hurtigruten, que o baptizou Lyngen e recolocou-o no serviço costeiro. Em Outubro de 2007, foi comprado pela atual operadora e transformado em navio de cruzeiros de expedição.

Com 112 metros de comprimento, 16,5 metros de boca, 4,7 metros de calado, possui 6,471 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 148 hóspedes e 74 tripulantes. O navio disponibiliza 6 decks para passageiros, com um total de 81 cabines, todas com vista para o exterior.

Atualmente, este navio expedicionário é considerado o mais bem preparado para a tipologia de inóspitas viagens que realiza, pois possui tecnologia do mais avançado que existe, capaz de proporcionar as melhores condições para a mais exigente das expedições. Por exemplo, câmaras subaquáticas especiais, sensores de gelo e casco reforçado para navegação no Ártico e na Antártida, asseguram a segurança imprescindível neste tipo de aventura.

Atualmente o National Geographic Explorer percorre o mundo, oferecendo cruzeiros de expedição nas regiões polares e viagens enriquecimento cultural nos mares Báltico, Mediterrâneo e Atlântico. Esta parceria entre a Lindblad Expeditions e a National Geographic, assegura a presença a bordo de uma equipa de especialistas nas áreas visitadas. É comum encontrar em cada viagem biólogos, historiadores e fotógrafos profissionais capazes de proporcionar toda a informação e logística indispensável a uma experiência expedicionária única. 
Esta equipa tem por objectivo aproximar o navio tão perto de animais selvagens como se justifica e oferecer aos passageiros as experiências únicas que anseiam. Segundo especialistas na área, um cruzeiro no National Geographic Explorer é uma experiência de vida e, sem dúvida, uma das melhores ofertas de expedição em relação ao padrão de navio, o número e a experiência dos funcionários e da excelente organização de toda a expedição.
Perante todos estes predicados, a visita deste navio a três ilhas açorianas pode ser um mais um factor de destaque para a nossa Região, uma vez que, como bem sabemos, a National Geographic tem projectado os Açores como um destino de referência no panorama mundial.

fotos : António Simas e José Borges
texto : André Moura/António Silva

Sem comentários: