sábado, 13 de dezembro de 2014

16O ESCALAS PREVISTAS PARA OS AÇORES EM 2015


Foram ontem divulgados em Ponta Delgada os números de 2014 e as previsões para 2015 no que concerne às escalas de navios de cruzeiro na região.


Numa conferência de imprensa com a comunicação social, Filipe Macedo, administrador da Portos dos Açores apontou como meta manter o arquipélago acima das cem escalas, algo que tem vindo a ser conseguido em termos de reservas, apesar de alguma instabilidade meteorológica registada no Atlântico Norte em 2013.

A nível de estatísticas relativas a 2010-2014, verificou-se  uma tendência crescente das escalas de cruzeiros na região. Em 2010 houve 60 escalas, seguindo-se um crescimento em 2011 e 2012 para 94 e 122 escalas, tendo-se assistido a um ligeiro decréscimo para 92 em 2013 e 90 escalas em 2014, estando previstas em 2015 160 escalas, o que constituirá um recorde absoluto.



No que concerne aos passageiros, a tendência também é crescente, visto que de um patamar  de 50 a 60 mil passageiros em 2010 este valor tem vindo a subir progressivamente, prevendo-se para 2015 possa atingir um número próximo dos 135 mil passageiros.

O administrador da empresa Portos dos Açores considera que estas previsões são baseadas em dados "bastante fidedignos", designadamente, com base no histórico que os navios apresentam noutras escalas e não na capacidade máxima dos barcos, como se faz em alguns portos.

Das 160 escalas previstas merecem natural destaque as 77 escalas em Ponta Delgada e as 31 na Horta, isso para além das 22 programadas para os dois portos da ilha Terceira.

Quantum of the Seas em P Delgada a 08/05/2015

Britannia em Ponta Delgada a 28/09/2015

Olhando para alguns dos navios de cruzeiro que nos irão visitar, merecem um destaque especial as 15 escalas inaugurais no arquipélago do Quantun of the Seas, MSC Divina,  Brittania, Explorer of the Seas, Europa 2, Azores, Serenissima, Amsterdam, Sea Adventurer, Azuka II, Minerva, Ocean Dream, Zuiderdam e Island Princes.

MSC Divina em Ponta Delagada a07/05/2015

Europa 2 na Praia da Vitoria e Ponta Delgada em Junho 2015


Outro facto que merece o devido realce é a escala inaugural na cidade da Horta do Queen Elisabeth da famosa Cunard, que assim passa a escrever aquele porto faialense nos seus roteiros.
Queen Elizabeth na Horta a 08/12/2015

Nos cruzeiros temáticos pelas diferentes ilhas um realce para a estreia nos nossos mares do Serenissima que ao serviço da Noble Caledónia fará 2 cruzeiros pelas diferentes ilhas, assim como a presença da Hapag Lloyd que através do Hanseatic volta ao arquipélago na Primavera para mais 2 cruzeiros.
Serenissima em Abril e Maio com 2 cruzeiros temáticos

O meses de maior movimento serão os de Abril, Maio, Setembro e Outubro, com algumas escalas duplas em Ponta Delgada e Horta, muito embora seja o dia 11 de Fevereiro aquele que irá trazer a Ponta Delgada 3 navios de cruzeiro em simultâneo.

A lista de todas estas escalas encontra-se disponível no nosso blogue para que todos aqueles que se interessem por esta tema possam fazer a respectiva consulta e assim saberem com mais pormenor todas as escalas anunciadas.


Amsterdam

Azores

Azuka II

Explorer of the Seas

Island Princess

Minerva

Ocean Dream

Sea Adventurer

Zuiderdam
fotos: ShipParade, P&O, Azores Cruise Club, João Loureiro, António Silva
texto : António Silva


1 comentário:

F. Henriques disse...

Admiro muito o blog gosto muito de navios procuro ver com frequência estão de parabéns pelo bom trabalho e divulgação dos cruzeiros nos Açores . Bom Natal