Com efeito o nosso bem conhecido ORIANA da popular companhia P&O, pertença do operador britânico Carnival UK, realiza a terceira escala deste ano nos Açores.
Proveniente de Southampton, aquele paquete visita Ponta Delgada no início de mais um cruzeiro de 24 noites com destino às Caraíbas, onde vai realizar um roteiro por algumas das mais emblemáticas ilhas daquelas paragens. Com cerca de 1790 passageiros a bordo, é aguardado pelas 07h05 horas e estima-se que cá permaneça até às 14h30, altura em que retomará a viagem com destino a Tortola nas British Virgin Islands. De salientar que aquando do seu regresso ao Reino Unido, o Oriana tem agendado nova escala nos Açores, desta feita na cidade da Horta no próximo dia 7 de Janeiro de 2015.
Nesta lógica, podemos entender que os Açores cada vez mais se afirmam como escala obrigatória nas rotas transatlânticas da Carnival UK, o que é visível, por exemplo, na designação deste cruzeiro – Caribbean & Azores.
Inaugurado em 1995, o Oriana foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, possuindo 260 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,9 metros de calado e deslocando 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes.Neste cruzeiro o navio transporta 1740 passageiros, muito próximo da sua lotação máxima, o que é sempre de realçar.
Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples.
Em 2012 foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações em relação ao projeto inicial. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
Em 2012 foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações em relação ao projeto inicial. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.
No próximo ano aquele navio irá completar 20 anos de existência e o Azores Cruise Club irá procurar que aquele aniversário seja assinalado na sua primeira escala em Ponta Delgada a 8 de Abril de 2015, contando para isso com a colaboração da Bensaúde Shipping, agentes da P&O nos Açores..
fotos : Carlos Carvalho, António Simas, António Silva
texto : António Silva/André Moura
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