segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Funchal ao largo de Santa Maria


Ao largo da ilha de Santa Maria esteve esta manhã o navio de cruzeiros Funchal, que regressa aos Açores 31 anos depois da sua última escala, agora sob a bandeira Portuguesa da Portuscale Cruises.



Num âmbito de um itinerário dedicado aos Açores, o cruzeiro teve início a 20 de setembro, em Lisboa, e inclui também visitas às ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, respetivamente nos dias 24, 25 e 26 do corrente mês. Depois deste périplo açoriano, o Funchal regressa à capital portuguesa, onde tem previsto concluir a viagem no dia 29.
Com 110 passageiros (Portugueses, Britânicos e Suecos) e 186 tripulantes (informação do agente Bensaúde Shipping), o navio não conseguiu infelizmente realizar a operação de tender, pelo que navegou pela bonita costa Este da ilha de Santa Maria rumo a Ponta Delgada (São Miguel). O Funchal tem chegada prevista para as 17h30 ao Terminal de Cruzeiros Portas do Mar.

AIS Santa Maria - Fonte: Vesseltracker.com
Inaugurado em 1961, este histórico navio já foi alvo de profundas remodelações, a última das quais neste ano, nos estaleiros Naval Rocha. Não obstante, mantém os 154,6 metros de comprimento, 19 metros de boca e 6,5 metros de calado, com 9,563 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 610 passageiros com 225 tripulantes. Disponibiliza 6 decks públicos e um total de 244 cabines. Conheça melhor este navio aqui.



Um agradecimento especial ao Mário Silva, nosso assíduo colaborador em Santa Maria, pela partilha dos seus registos fotográficos.

Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para geral@azorescruiseclub.com

Fotos do Funchal em Santa Maria (2013/09/23)
Itinerário actual
Memórias: Funchal
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: