sexta-feira, 12 de abril de 2013

3 Navios em Ponta Delgada: Star Clipper, Island Sky e Silver Spirit

 

Foram três os navios de cruzeiro que hoje estiveram em Ponta Delgada. O Star Clipper, em estreia, chegou ontem às Portas do Mar (17h20), tendo efectuado overnight, partindo ao final da tarde pelas 18h05. Após a saída do Star Clipper deu-se a entrada do Island Sky (operado pela Noble Caledonia), que regressa à região para mais um cruzeiro às 9 ilhas do arquipélago. Por fim o Silver Spirit, da Silversea Cruises, antecipou a sua em estreia, atracando no cais -10 do porto comercial pelas 19h40.

Webcam Ponta Delgada - Montagem Bruno Rodrigues - Fonte: SpotAzores

Primeiro o luxuoso veleiro de cruzeiros Star Clipper, pertença da companhia monegasca Star Clippers, que como referimos esteve nas Portas do Mar em overnight, em viagem integrada numa viagem transatlântica de 18 dias iniciada em Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, nas Caraíbas, sendo Lisboa o seu destino final.

 

AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, foi inaugurado no mês de Maio de 1992, sendo idêntico ao Star Flyer, que foi concluído no ano anterior. Tem como principais características técnicas 116 metros de comprimento, 15 metros de boca, 5,6 metros de calado, possui 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Disponibiliza 4 decks de passageiros num total de 85 cabines.

 

Em quase todos os aspetos diferente dos grandes navios de cruzeiro que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Aliás, o gémeo Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o nosso Oceano Atlântico. 

 

Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.


Habitualmente sediado nos mares da Polinésia francesa, no Mediterrâneo ou Caraíbas, o Star Clipper navega recorrendo às suas majestosas velas e, não raras vezes, os passageiros são convidados a participar na logística que um navio desta tipologia implica. É uma actividade muito apreciada, bem como navegar, apreciando o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face e/ou os respingos de alguma onda mais afoita.

 

Procedente do Panamá, o Island Sky atracou pelas 18h20 no Cais Norte das Portas do Mar, devendo permanecer até às 18h00 do dia 14, domingo. Da cidade micaelense segue para a Graciosa (15 de Abril), Flores (16 de Abril), Corvo (16 de Abril), Faial (17 de Abril), Pico – São Roque (18 de Abril), São Jorge (19 de Abril), Terceira - Angra (21 de Abril) e Santa Maria (22 de Abril). A 23 regressa a Ponta Delgada, precisamente no dia que se aguarda estabelecer o novo recorde de escalas de navios de cruzeiro em simultâneo num só porto açoriano. 
O Island Sky, recentemente renovado nos Estaleiros Navais da Rocha em Lisboa, apresenta os requisitos ideais para esta tipologia de cruzeiro nas ilhas e o itinerário que tem previsto para a nossa Região é mais uma vez de extrema importância para o incremento da aposta dos Açores como destino e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos. Oportunidade, pois, para os 113 passageiros (maioria britânicos) desfrutarem das belezas açorianas e do que melhor temos para oferecer a este nicho de mercado. Recorde as características deste navio aqui.
Por fim, abordamos agora a estreia do luxuoso navio de cruzeiros Silver Spirit, da operadora norte-americana Silversea Cruises. Esta visita ao arquipélago consta de um itinerário que liga Ft. Lauderdale a Lisboa, itinerário esse que teve início a 03 de Abril e termina a 15 do mesmo mês na capital portuguesa.
 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Antes da referida escala em Ponta Delgada, o navio-almirante da Silversea aportou em Hamilton, nas Bermudas, tendo infelizmente cancelado a escala no porto da Horta prevista para o dia de hoje, devido aos ventos fortes. O navio retomará a sua viagem amanhã pelas 13h00.

Inaugurado em dezembro de 2009, foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri, sendo o sexto e mais recente navio daquela operadora. É também o maior e mais sofisticado, proporcionando aos seus hóspedes uma ambiência de grande requinte e elevadíssimos padrões de qualidade. Tendo capacidade para 540 passageiros e 370 tripulantes, possui 36,009 mil toneladas de arqueação bruta, mede 196 metros de comprimento, 27 metros de boca e 6,4 metros de calado. Possui um total de 270 cabines, todas elas suites, embora com 6 categorias diferentes, disponibilizadas em 6 dos 8 decks para passageiros.


No próximo ano, todos estes navios regressam aos Açores: o Star Clipper em data a definir, o Island Sky em Abril para mais um cruzeiro na região e o Silver Spirit regressa com duas escalas (28 de Abril na Horta e 29 em Ponta Delgada).

 
Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Itinerário actual (Star Clipper)
Itinerário nos Açores (Island Sky)
Itinerário actual (Silver Spirit) 
Island Sky em Ponta Delgada (2012/04/29)
Island Sky em Ponta Delgada - Perfil do Navio e Interiores (2012/04/19) 
Site Oficial Star Clipper

Site Oficial Silver Spirit
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: