quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Record absoluto de escalas de navios de cruzeiros nos Açores ultrapassado dia 2 de Outubro

Fonte integral: Portos de Portugal
Fotos: Azores Cruise Club


A visita do navio de cruzeiros Celebrity Eclipse na terça-feira, dia 2 de Outubro de 2012, assinalou o superar do número record de escalas obtido no final do ano transato. De facto, os valores finais de 2011 apontaram para um número de escalas nos portos açorianos na ordem das 94 visitas, cifra entretanto já suplantada quando ainda nos faltam 3 meses até ao final do corrente ano. No que aos passageiros concerne, até ao momento visitaram o arquipélago cerca de 65283 turistas, cerca de mais 10 mil pessoas em relação ao período homólogo do ano passado. 

No final deste ano, ultrapassar a barreira das 100 escalas e dos 100 mil passageiros é um objetivo que, a ser concretizado, traduzirá o inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos, portos estes que são cada mais ponto de referência nas rotas transatlânticas.


A escala 95, protagonizada pelo elegante Celebrity Eclipse, reitera uma tendência também ela de grande relevo neste segmento do turismo relativo aos navios que habitualmente nos visitam. Salientamos a assinalável importância deste duplo itinerário em virtude dos Açores constarem no mesmo como um dos principais destinos, consolidando assim o facto que cada vez mais a nossa Região tem vindo a incrementar esta tipologia de escala face a visitas de simples reposicionamento.

Igual destaque para os navios de referência que nos visitam como foram os casos do Disney Fantasy, Ventura, Nieuw Amsterdam ou Queen Victoria têm também contribuído para que os Açores ganhem cada vez mais projeção no contexto da exigente indústria de cruzeiros. 


 

A outro nível essa projeção tem-se feito ainda sentir no incremento dos cruzeiros temáticos na Região, muitos dos quais efetuaram turnaround total ou parcial em Ponta Delgada, implicando os mesmos início/terminus em Ponta Delgada e a realização de voos charter para deslocação específica daqueles passageiros. Neste âmbito, realce para os vários itinerários efetuados pelos navios Sea Cloud II, Island Sky, Expedition, Clipper Odyssey ou Delphin.

A 28 de Julho do corrente ano foi inaugurado o novo Terminal Marítimo da Horta, uma obra que visa dotar a ilha do Faial de uma moderna infraestrutura capaz de responder aos novos desafios que se deparam face ao incremento do movimento de cruzeiros no arquipélago e, por conseguinte, tornar-se numa referência para o futuro naquela área.

 

No passado dia 27 de Setembro, coube ao Delphin as honras de ter sido o primeiro navio de cruzeiro a atracar no novo cais da Horta, numa operação que decorreu com normalidade. Foi a 17ª escala naquela ilha este ano, num total de 20 previstas até ao final do mesmo.

1 comentário:

VMF disse...

Os Acores independentemente da sua beleza natural,motivo mais que suficiente para escalas de navios de cruzeiro, sao geograficamente uma escala quase obrigatoria em rotas transatlanticas, e com satisfacao que registo estas boas noticias para o pais em geral e muito concretamente para a regiao dos Acores, parabens pelos esforcos dedicados na promocao das ilhas acoreanas que estao agora a dar os seus frutos, que a tendencia seja para continuar a subir, esta industria, tambem ela em expansao apesar da crise mundial deve ser apadrinhada com a oferta de condicoes para os visitantes e tripulantes dos navios dando-lhes a conhecer a nossa cultura, patrimonio e hospitalidade das nossas gentes

Abraco para os Acores

Vitor