Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com e André MouraFonte: Shipspotting.com
Companhia/Operadora: Royal Caribbean International
Construtor: Kvaerner Masa-Yards (Finlândia)
Ano de Construção: 2008
Tonegagem: 154,407 t
Comprimento: 339m
Boca: 38,6m
Calado: 8,5m
Potência: 3x pods 42MW
Velocidade de serviço: 22 nós
Capacidade máxima de passageiros: 4375
Elementos de Tripulação: 1397
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas
Construído nos famosos estaleiros Masa-Yards, em Turku, na Finlândia, é o terceiro navio da série Freedom ou Ultra Voyager, depois do Freedom of the Seas e do Liberty of the Seas. Apesar da sua dimensão imensa, acaba por se notar uma elegância na sua concepção e design, algo que o novíssimo e tão badalado Oasis of the Seas não nos patenteia. De facto, o Oasis é o símbolo do que de mais moderno há em termos de tecnologia, diversão e segurança em cruzeiros, mas quanto à vertente estética do barco, o projecto Génesis, como ficou conhecido inicialmente, descurou um pouco esse aspecto, porque nos parece um navio pouco equilibrado no seu conjunto ao contrário deste Independence of the Seas.
Até Dezembro do ano transacto, o nosso visitante de Domingo era precisamente o maior navio de cruzeiros do mundo, no entanto foi ultrapassado por esta recente adição à extensa frota da Royal, o já referido Oasis of the Seas. Este último, para além de todo o natural mediatismo que gerou à sua volta, tornou-se também o maior navio do mundo com as suas impressionantes 222 mil toneladas e imensos 360 metros de comprimento com 47 metros de largura.
Não temos a visita do Oasis, é um facto, mas o Independence of the Seas merece toda a nossa atenção, uma vez que um cruzeiro nesta autêntica cidade flutuante é mais do que um sonho para muitos. A vida a bordo deste navio é algo que vai além do cativante, isto se formos adeptos de muita diversão, luz, cor e som. É um barco que tem de tudo um pouco como piscinas, jacuzzis, bares, escalada, restaurantes vários, ringue de boxe, simuladores de golfe, pista para patinagem de gelo e, pasme-se, até podemos praticar surf no célebre Flowrider!!!
Fonte: Shipspotting.com
Com 15 decks para passageiros e um total de 1817 cabines, é um navio que não deixa de nos surpreender em cada local que estamos, por exemplo a zona H2O, junto à chaminé do barco, surpreende-nos porque simultaneamente é uma piscina enorme para crianças, onde muitos adultos também se divertem imenso, e um parque de diversões aquático. Junto desta e das outras piscinas, gelados à descrição para todos!
O único aspecto negativo que se encontra neste tipo de cruzeiros é a imensidão de gente a bordo. Nos dias de paragens nos portos, em que grande parte dos passageiros sai para visitar os locais, o navio fica vazio, o que é óptimo para calmamente conhecermos todos os cantos, se é que isso é possível! Se preferir algo mais calmo e relaxante, sem muita gente, ou seja, sem aquilo a que muitos chamam “ambiência”, também é possível encontrar aqui mas nem sempre será fácil.
Fonte: Shipspotting.com
A Royal Caribbean tem reputação de excelentes cruzeiros generalistas, com navios do melhor que há e com animação a bordo inesquecível. O Independence of the Seas enquadra-se nesta categoria, como um dos maiores e melhores navios de cruzeiro do mundo. Espera-nos um tempo não condizente com este “dia de São vapor”, oxalá não se confirme a previsão.
Royal Caribbean
Royal Caribbean Portugal
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