quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Memórias: Astor

Texto: André Velho Cabral - Portos dos Açores S.A.


O terminal Portas do Mar recebe esta 5ª feira, 22 de Dezembro, o último navio de cruzeiros previsto para este ano nos Açores. Esta escala será efectuada pelo Astor, da operadora Transocean Tours, que se encontra a realizar um cruzeiro de 16 dias entre Las Palmas, nas Canárias, e La Guaira, na Venezuela. Para além de Ponta Delgada, este itinerário inclui vistas a Tenerife, St. Kitts, Martinique, St. Lucia e Grenada. A sua chegada ao porto micaelense está prevista para as 07.00 horas, estimando-se que cá permaneça até às 14.00 horas.


Inaugurado em Fevereiro de 1987, para a Marlan Corporation, foi construído nos estaleiros alemães Howaldtswerke Deutsche Werft, em Kiel, seguindo os propósitos do projecto que esteve na base da construção do primeiro Astor, actualmente Saga Pearl II. Aparentemente idêntico a este último, o nosso próximo visitante distingue-se pelas suas maiores dimensões relativas a comprimento e capacidade máxima de passageiros. Com 176,5 metros de comprimento, 22,6 metros de largura e 6,1 metros de calado, desloca 20,606 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 590 passageiros e 300 tripulantes. Possui ainda 7 decks para passageiros com um total de 295 cabines, 199 das quais têm vista para o exterior e 96 são interiores simples.


Com um perfil contemporâneo e uma peculiar chaminé, é um navio destinado essencialmente ao mercado alemão, a que não será alheio o facto de ser gerido, desde 1996, pela operadora germânica Transocean Tours. Apesar do seu historial estar estreitamente relacionado a empresas alemães, é interessante referir que foi projectado para um armador sul-africano, foi inaugurado para um consórcio com sede nas Ilhas Maurícias e em 1988 o Astor foi vendido à companhia estatal soviética Sovcomflot, que o colocou ao serviço da Black Sea Shipping Company.

Foto: Victor Guerra

Na operadora da ex URSS assumiu uma nova designação - Feodor Dostoevskiy, muito embora o navio tenha continuado a fazer charters para o mercado alemão. Em 1996, foi adquirido pela Astor Shipping Co. e em 2008 passou a ser pertença do grupo Premicon. Em qualquer destas últimas situações, permaneceu sempre alugado à Transocean, empresa que tem planos para o manter na sua frota até 2013.

Foto: Victor Guerra

Quanto a comodidades, começamos por destacar que o Astor apresenta-se com uma decoração cuidada e apelativa, excelente serviço a bordo e boa gastronomia. As diferentes áreas públicas são amplas, apelativas e, em alguns casos muito requintadas. Neste contexto, o nosso realce vai para o salão Captain’s Club, o Hansa Bar, Bibliotek, Showlounge e o elegante Waldorf Dining Room, como principais referências a bordo. As piscinas, uma interior e outra exterior, para além do SPA, são também elogiadas pelos frequentadores do navio como muito agradáveis e aprazíveis.

Foto: Victor Guerra

Encerramos, assim, a temporada de cruzeiros de 2011, em que os portos açorianos atingiram um crescimento assinalável, quer em número de escalas, quer em volume de passageiros. Já no dia 5 Janeiro recebemos o primeiro navio de cruzeiros de 2012, ano que promete ser ainda melhor do que o que agora finda.

Fonte: YouTube

Transocean Tours

Sem comentários: