Texto: Azores Cruise Club
É, com grande expectativa, que aguardamos a estreia do navio de cruzeiros Saga Pearl II na próxima 4ª feira, dia 1 de Dezembro, não apenas por se tratar de uma escala inaugural, mas também porque este navio está a realizar um cruzeiro intitulado “Portugal and the Atlantic Isles”, com um itinerário que visita 7 portos nacionais, 3 dos quais açorianos.
Esta realidade vem mostrar que os operadores internacionais, e neste caso a Saga Shipping, procuram novos roteiros que privilegiam Portugal como destino, incluindo os Açores com grande peso nesse percurso.
Categoria: ****
Companhia: SAGA Group
Operadora: SAGA Shipping
Construtor: Howaldtswerke-Deutsche Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 1981
Tonegagem: 18,591 t
Comprimento: 164m
Boca: 22m
Calado: 6,1m
Potência: 2x Diesel-Electric Sulzer - Wärtsilä combinado 15,400 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 446
Elementos de Tripulação: 252
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bermuda
Companhia: SAGA Group
Operadora: SAGA Shipping
Construtor: Howaldtswerke-Deutsche Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 1981
Tonegagem: 18,591 t
Comprimento: 164m
Boca: 22m
Calado: 6,1m
Potência: 2x Diesel-Electric Sulzer - Wärtsilä combinado 15,400 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 446
Elementos de Tripulação: 252
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bermuda
Construído em 1981 nos estaleiros Howaldtswerke-Deutsche Werft, em Hamburgo, na Alemanha, o Saga Pearl II mede 164 metros de comprimento, 22 metros de largura, desloca 18,591 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 446 passageiros com 252 tripulantes. Este navio, que iniciou a sua actividade ao serviço da Saga em Março de 2010, possui um total de 253 cabines, distribuídas ao longo de 6 decks para passageiros, 60 das quais são destinadas a uma só pessoa.
Apesar de ser uma escala inaugural, não o é em termos absolutos pois este navio já nos visitou anteriormente, embora pertencendo de outros armadores e com outras designações, primeiro como Astor, depois como Arkona e mais recentemente como Astoria.
Fonte: Youtube - RTP Açores - Última escala do navio como Astoria em Ponta Delgada
O navio enquadra-se na política habitual da companhia, visto as suas áreas públicas privilegiarem elevados padrões de qualidade, ambiência intimista própria de um navio de pequenas dimensões e hóspedes na faixa etária acima dos 50 anos. Antes de iniciar a sua actividade ao serviço do operador britânico, foi sujeito a uma grande remodelação, que custou cerca de 20 milhões de libras esterlinas, remodelação essa necessária para se tornar um navio com a assinatura da Saga!
A sua decoração foi melhorada, com destaque para a utilização de madeiras nobres nas áreas públicas. Estas áreas foram significativamente aumentadas e a companhia decidiu acrescentar um novo espaço: a biblioteca. Para além desta adição, o nosso destaque vai para o salão Discovery e para o Shackleton’s Bar.
Apesar de estar quase com 30 anos, o remodelado Saga Pearl II, apresenta-se um navio de categoria assinalável, mas dirigido basicamente ao mercado britânico e a uma faixa etária específica. Com a sua chaminé muito peculiar, este navio trará, às três cidades açorianas que visita, um colorido diferente nos primeiros dias do último mês de 2010.
Fonte: Youtube
A sua chegada aos portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Vitória (dias 1, 2 e 3 de Dezembro respectivamente) está prevista para as 8h00, estando as saídas agendadas para as 17h00. O Saga Pearl II regressa ao porto de Ponta Delgada já em Março de 2011. Em Fevereiro de 2012 volta a visitar os 3 principais portos Açorianos.
Saga Holidays
Lista de Escalas previstas para os Açores em 2011
Lista de Escalas previstas para os Açores em 2012
9 comentários:
Sinceramente não entendo porque razão a SAGA faz este tipo de cruzeiro nesta altura do ano. Já em 2009 o Saga Ruby cancelou 2 ilhas dos Açores devido ao mau tempo e este ano dificilmente fará escala na Horta e na PV. Já existe um alerta:
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=18528&visual=3&layout=10&tm=7
Além disso o navio cancelou a sua escala em Portimão e está a apanhar muita chuva no Funchal. Certamente não está a ser um cruzeiro agradável.
Volto a repetir, os Açores vão ter que apostar em cruzeiros no Verão ( Mai-Set).
Parece-me existir uma certo desconhecimento por partes das empresas de cruzeiros em relação aos Açores. Continuo a achar estranho esta aposta em cruzeiros aos Açores feitos só no Inverno.
A escala em Portimao foi cancelada por causa da greve e não por causa do mau tempo.
Eu sei que a escala em Portimão foi cancelada devido à greve, mas isso não invalida a minha opinião sobre esta aposta da SAGA.
É quase inacreditável que a SAGA opte por ancorar na Horta em pleno mês Dezembro.Faz muito pouco sentido!
O Saga Pearl II vai atracar na Horta.
Cumprimentos,
O Saga Pearl fará escala apenas em PDL e regressa ao R.Unido em seguida.
O Faial terá ventos de 85km/h, ondas 6 metros e chuva forte. Não estou a ver o capitão arriscar uma ida ao Faial
Caro Francisco,
Relembro-lhe que já preconizou diversos cancelamentos este ano que felizmente não se concretizaram. Espero que desta vez seja mais uma dessas ocasiões.
Mas confesso que desanima-me um pouco o seu constante bota abaixo. À "sua conta" este ano não teriamos tido Independence Of The Seas que estava a passar mais a sul (!?), Voyager Of The Seas, e por ai fora. Temos o tempo que temos, e não é por uma escala ser feita com tempo menos bom que os turistas deixam de gostar, bem pelo contrário, os comentários que vejo são até bastante abonatórios.
Sou mais apologista do "esperar para ver", pois o windguru falha, o Sr. Pedro Mata falha, etc.
A SAGA vem cá agora porque entende que é esta a altura melhor para vir, pois no Verão aproveita o mercado mediterrânico e nórdico que é o que lhes dá lucro. Sem outros portos em condições na região, os itenerários de Verão certamente não interessam às grandes companhias. Deslocar um navio de propósito a Ponta Delgada (escala única) num circuito europeu, não faz sentido, não é viável.
A visão sobre este assunto é simples: antes venham agora do que por e simplesmente não venham vez alguma...
Cumprimentos,
Boa tarde, convinha lembrar que companhias como a SAGA sabem muito bem o que fazem, não vêm cá à toa, Com cancelamentos ou não, todos anos estão cá, e desconhecimento nao me parece que seja apanágio de uma companhia como a Saga!
Caro Bruno, vais-me desculpar mas não concordo com a tua última frase. Se é para vir e cancelar então mais vale que nem sequer venham. O próprio Serenity já tem como indicação de próximo destino Grand Turk e não PDL
http://www.marinetraffic.com/ais/shipdetails.aspx?mmsi=311536000
Destination: GRAND TURK
ETA: 2010-12-09 12:00
Info Received: 2010-12-01 13:48 (0d, 0h 41min 43s ago)
Se se confirmar este cancelamento é o segundo consecutivo da empresa. Que imagem é que a empresa e seus passageiros ficam dos Açores. Se calhar nunca mais compram nada que passe nos Açores! A empresa já nem sequer regressa em 2012!
Naturalmente que também se pode colocar uma questão pertinente: pq razão as empresas de luxo deixaram de frequentar os Açores, apesar das melhorias das condições de atracagem ?
Entendo q posso estar a ser "chato", mas n podemos ignorar o que se está a passar!
Vamos acabar o ano de 2010 com praticamente 38 escalas, um valor dos mais baixos dos últimos anos.
Apenas quero lançar a discussão.
Será que teremos futuro assim ?
Caro FranciscoM
entendo o seu ponto de vista, o problema é que aqui nos Açores não temos grandes hipoteses, isto fica longe e não justifica, pelo menos ainda, cá virem em larga escala. Esses cruzeiros de inverno estão sujeitos ao factor sorte, tao simples quanto isso! No norte da europa nao ha cruzeiros de inverno por razões óbvias, nas caraíbas tambem na época dos furacões exitem drasticamente menos, o que é que queriam com o inverno do atlântico? As travessias do atlântico têm fama de muitos anos. As companhias fogem do inverno dos outra para se meterem no nosso inverno???
Nao temos o clima da madeira e canárias, que lhes vale o que sabemos.
Trazer cá os navios no verão era o ideal, mas aí é a velha história,nessa altura estamos longe de tudo. O futuro pode, e deve passar, por cruzeiros temáticos mas no verão, que serão complementados pelos reposicionamentos. A Crystal cruises cancela pela 3ª vez esta escala, duas por mau tempo e uma pq simplesmente quiserem a Madeira, é uma companhia que procura evitar qualquer tipo de transtorno aos passageiros.
Cumps
Enviar um comentário