quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Açores quer afirmar-se no segmento dos cruzeiros"

Por: Rute Elias

"Os Açores encontram-se, no segmento dos cruzeiros, no mercado de reposicionamento sazonal e, por conseguinte, 80 % do seu movimento de navios de turismo de cruzeiro resulta das viagens transatlânticas das Caraíbas e América do Norte para a Europa e vice-versa.

Para Carlos Adalberto Silva, presidente do conselho de administração dos Portos dos Açores, a saturação das rotas tradicionais que se faz sentir no Mediterrâneo permitirá alavancar a alternativa que existe no arquipélago, como destino de cruzeiros, “produto turístico no qual os Açores se pretende afirmar”.


Carlos Adalberto Silva - Foto: Azores Cruise Club

No entanto, Carlos Adalberto Silva ressalva “para os navios maiores apenas a Ilha de São Miguel oferece boa resposta, num mercado cada vez mais exigente”. O empreendimento Portas do Mar, na ilha de São Miguel, virou a cidade de Ponta Delgada ainda mais para o mar e conseguiu estabelecer um novo relacionamento urbano e paisagístico com esta, ao mesmo tempo que revalorizou a frente costeira da mesma, transformando-o em mais um cartão-de-visita da cidade. 

O terminal Portas do Mar tem contribuído directamente para o crescimento do turismo de cruzeiros nos Açores, quem o garante é Carlos Adalberto Silva. “Atingimos já o patamar das 65 escalas em São Miguel, com tendência para aumentar. Se o crescimento em número de escalas é significativo, em passageiros é da ordem dos 60 % em 2011, pois prevêem-se cerca de 75 a 80.000 cruzeiristas em Ponta Delgada. O impacto económico é proporcional, considerando que por passageiro se estima um gasto de 35 a 40 euros”.


Terminal Portas do Mar - Foto: Azores Cruise Club

Em 2009 e 2010, o número de escalas situou-se nas quatro dezenas, contudo, para 2011 as escalas anunciadas atingem um crescimento da ordem dos 40%. Por via disso, prevêem-se que mais de 90 mil turistas visitem o arquipélago no corrente ano. Os meses de Abril e Maio, deste ano, foram os de maior número de escalas de cruzeiros. “Em Abril concretizaram-se 25 escalas e o mês Maio foi o mais movimentado de sempre, com 30 navios nos portos da Região. No mesmo mês visitaram o arquipélago cerca de 28.000 passageiros, totalizando cerca de 56.000 Turistas no primeiro semestre” realça Carlos Adalberto Silva. 

Para 2012 perspectiva-se um movimento de navios de turismo de cruzeiro muito idêntico ao de 2011, nos Açores. “Para as nove ilhas do arquipélago estão anunciadas cerca de 115 escalas de navios de cruzeiro e 90.000 passageiros visitarão as diversas ilhas, muito embora a maioria se destine a Ponta Delgada” avança o responsável."


Lista de escalas previstas - 2013

Sem comentários: