quinta-feira, 15 de abril de 2010

Memórias: Norwegian Gem

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com e António Silva e António Simas
É já na próxima sexta-feira, dia 16 de Abril, que nos visitará um navio de cruzeiros da companhia Norwegian Cruise Line, adiante designada NCL, mais precisamente o Norwegian Gem. 


Categoria: ****
Companhia/Operadora: Norwegian Cruise Line
Construtor: Meyer Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 2007
Tonegagem: 93,530 t
Comprimento: 294m
Boca: 32,2m
Calado: 8,2m
Potência: 2x pods 40MW
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 2384
Elementos de Tripulação: 1100
Oficiais: Escandinavos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bahamas




De construção recente, este navio entrou ao serviço da respectiva companhia em Outubro de 2007 e foi o último a ser construído nos moldes do projecto que caracterizou a série Jewel, depois do Norwegian Jewel, Pride of Hawai (actualmente Norwegian Jade) e Norwegian Pearl.
Construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft, é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “pods” como propulsionadores deste enorme barco, “pods” estes que substituem as tradicionais hélices e lemes. A vantagem deste sistema reside na redução drástica quer ao nível de trepidação na parte traseira do barco, quer ao nível da insonorização.


 
Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Gem tem o casco pintado com várias pedras preciosas, seguindo a óbvia relação ao nome – Gem, aliás o que acontece com os outros barcos desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente. A Aida Cruises ou a Ibero Cruceros têm adoptado uma política algo semelhante à da NCL. Muitos têm criticado esta tendência outros acham fenomenal a ideia, nós, deixamos ao critério de cada um!
Na sequência desta situação inovadora no exterior do barco, também os seus interiores primam por uma dinâmica de cor claramente exuberante e profusa. Para alguns até demais, o que, claramente indicia um apelo a um público mais jovem e activo, que procura ambientes típicos dos cruzeiros para as grandes massas. Casinos, bares, barulho, cor e muita diversão são os predicados que aqui se podem encontrar.


 
Acresce-nos falar na política do “Freestyle Cruising”, muito promovida pela empresa, que consiste em “liberalizar” determinados códigos formais a bordo tradicionalmente mais rígidos. Por exemplo, os passageiros podem almoçar ou jantar fora dos turnos habituais e quanto à indumentária… bem, aí é provável que muitos empregados estejam mais bem vestidos do que muitos passageiros, algo que, por exemplo, em companhias como a inglesa Cunard será de todo impensável!
Esperemos bom tempo para receber o Norwegian Gem, que no seu conjunto, certamente dará um colorido diferente à nossa cidade.


Detalhes dos Decks

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Queria que o Bruno desse me o site dos aviões que tiveram cá quando ajudaram o Haiti!

Cumprimentos

Bruno Rodrigues disse...

Ora viva caro anónimo,

Aqui pode ver algumas fotos:
http://thisspott.blogspot.com/search?updated-max=2010-01-26T00%3A49%3A00-01%3A00&max-results=7

Outros blogs:
http://azoreanwings.blogspot.com/

http://jotarazorspotter.blogspot.com/

http://myplanepictures.blogspot.com/

http://azoresairphotos.com/

Cumprimentos,