sexta-feira, 21 de março de 2025

DOIS NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM MAIS DE 5600 VISITANTES A PONTA DELGADA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA



O próximo fim de semana irá trazer a Ponta Delgada dois interessantes navios de cruzeiros, um dos quais estará na nossa ilha pela primeira vez. 

Assim  no sábado, dia 22 o terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber a escala inaugural do CARNIVAL SPIRIT, o primeiro navio da Spirit Class a ser construído para a Carnival Cruise Lines, uma das maiores companhias de cruzeiros a nível mundial e a mais popular nos Estados Unidos.

Esta escala está inserida num itinerário transatlântico de 13 noites iniciado no passado dia 16 em Barcelona e que, para além de Ponta Delgada contempla paragens em Málaga, Cádis e Kings Wharf nas Bermudas, antes da sua chegada a Miami no próximo dia 30 do corrente mês. 

O Carnival Spirit foi construído nos estaleiros Kvaerner Masa Yards em Helsínquia na Finlandia em 2001. Possui 292 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8 metros e tem 88500 toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade para alojar 2124 passageiros em ocupação normal que poderão chegar aos 2680 em ocupação máxima. A sua tripulação é constituída por 930 elementos. O navio disponibiliza 12 Decks de áreas públicas, 6 dos quais aonde se situam os 1062 camarotes, divididos por 50 suites, 634 com varanda, 171 com janela e 214 interiores.
Tal como todos os navios da companhia, o Carnival Spirit é um navio alegre com um ambiente muito "american Style". Desde logo os seus interiores são muito coloridos mas possuidores de algumas obras, bem como detalhes arquitetónicos Egípcios. O arquiteto de interiores da Carnival Joe Farcus, escolheu “Creative Spirit” como tema do navio. 
O Carnival Spirit oferece 16 bares e lounges, 3 piscinas e 4 jacúzis. Segundo o lema da companhia os passageiros da Carnival vêm a bordo prontos para festas e entretenimento durante todo o dia. O navio dispõe igualmente de um centro infantil muito bem equipado, chamado "Camp Carnival's Fun Club", que tem atraído muitas famílias com crianças de todas as idades.
No que diz respeito à gastronomia o navio dispõe de um grande restaurante de 2 pisos chamado Empire Restaurant, mas para refeições mais casuais dispõe do "La Playa Grille Lido Buffet" ou o "Nouveau Staekhouse. Existem igualmente outros restaurantes de especialidades, oferecendo um conjunto muito interessante de ofertas gastronómicas. 
Segundo os dados disponibilizados pela ABC, agentes da Carnival nos Açores este paquete tem a bordo 1.928 passageiros e 979 tripulantes, estando a sua chegada marcada para as 06H30 e a partida com destino ás Bermudas agendada para as 16H00.

No domingo será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a escala do navio de cruzeiros QUEEN VICTORIA, um dos navios da conceituada operadora britânica Cunard Line.

Esta paragem de 36 horas em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro transatlântico de 78 noites com destino á América do Sul, com paragens na costa leste e oeste aquela continente, contemplando igualmente escalas nas Caraíbas, Flórida e Bermudas. De salientar que o navio escalou a Praia da Victoria a 13 de Janeiro passado no inicio deste mesmo itinerário.
O Queen Victoria foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone, tendo sido  inaugurado em Dezembro de 2007, sendo a sua madrinha a duquesa de Cornwall.

Apresenta 294 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 7,9 metros, possui 90.000 toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 12 decks para passageiros, aonde se situam os 1035 camarotes e tem capacidade para alojar 2050 passageiros e 1050 tripulantes, 

Este luxuoso paquete é praticamente idêntico ao Queen Elizabeth, ambos evoluções da Vista Class, embora tenha menor arqueação bruta. A Cunard continua a ter no Queen Mary II a sua principal referência, sendo considerado, por isso, o navio-almirante da companhia britânica, mesmo depois da entrada ao  serviço do Queen Anne.

Apesar de pertencer ao grupo americano Carnival Corp., o requinte britânico está presente em todos os recantos deste paquete. Outrora um dos maiores armadores mundiais, a Cunard Line concebeu o interior do Queen Victoria com uma assinalável mestria, onde se combinam conforto, elegância e luxo. Viajar neste navio permite por exemplo aos seus hóspedes desfrutarem do magnífico Grand Lobby, um átrio que impressiona pela sua sumptuosidade, ou de áreas como o luxuoso Royal Court Theatre, o salão de baile Queen’s Room, a zona de compras Royal Arcade, onde podemos encontrar uma loja Harrod´s, o Comodore Club, o Golden Lion Pub ou o acolhedor Winter Garden.


Ao nível da restauração, é assinalável a imensidade de locais, bem como a requintada decoração e ambiência dos mesmos. Neste contexto, natural destaque para o principal restaurante Britannia e ainda para Todd English Restaurant, Princess Grill e Queen’s Grill, três locais de frequência obrigatória. 

Em relação às demais comodidades aquele luxuoso paquete disponibiliza 2 piscinas, 5 jacuzzis, Casino, Health Club/SPA.


Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores o navio tem a bordo 1.798 passageiros e 965 tripulantes, estando a sua chegada agendada para as 05H30 e a partida com destino a Southampton marcada para as 17H00 de segunda-feira.

fotos : António Silva, Carlos Carvalho, CCL, Cunard, Google
texto : Azores Cruise Club 


Sem comentários: