quarta-feira, 16 de março de 2022

VASCO DA GAMA NOS AÇORES

 O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã a escala do navio de cruzeiros VASCO DA GAMA, o maior navio de passageiros português desde sempre, operado pela operadora alemã Nicko Cruises, uma das empresas do armador português Mário Ferreira. 

Esta escala reveste-se do maior interesse pois marca o reinicio de itinerários pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira de cruzeiros a partir de Lisboa por uma companhia com bandeira nacional. Recordar que até esta altura só o saudoso paquete Funchal é que tinha feito um itinerário similar, muito embora abrangendo menos escalas no arquipélago.

Este itinerário teve o seu inicio na capital na manhã do dia 15 e para além de Ponta Delgada tem programado escalas em Praia da Victoria, Santa Cruz da Graciosa, Velas em São Jorge, Horta, Lajes do Pico e Graciosa, escalas essas que poderão sofrer alterações face às condições atmosféricas que se provêm no arquipélago.

O navio foi construido para a Holland America Line como Statendam nos estaleiros italianos de Fincantiari entre 1991 e 1993, tendo feito o sua viagem inaugural a 25 de Janeiro daquele ano aonde se manteve até 2015, quando foi renomeado Pacific Eden e transferido para a operadora australiana P&O Cruises Australia.

Em 2019 foi adquirido pela operado britânica Cruise & Maritime Voyages tendo mudado para o atual nome. Com o aparecimento da pandemia em 2020 a C&MV entrou em colapso, tendo os seus navios sido colocados à venda. Foi nesse contexto que o navio foi adquirido pelo armador português pela módica quantia de pouco mais de 10 milhões de USD, valor muito aceitável tendo em conta que a sua construção custou à Holland América Lines cento e oitenta milhões de USD.

O Vasco da Gama possui 55.877 toneladas de arqueação bruta, 219 metros de comprimento, 30,7 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Possui 13 decks, onde se encontram os 630 camarotes divididos em 5 dos mesmos. Tem capacidade para alojar 1260 passageiros em ocupação normal, podendo atingir os 1.512 em ocupação total. A sua tripulação é constituída normalmente por 588 elementos.  Neste cruzeiro encontram-se a bordo 342 passageiros e 364 tripulantes.


Segundo as ultimas informações o VASCO da GAMA deverá atracar em Ponta Delgada pelas 12H00, estando a sua partida agendada para as 22H00, mas sujeita a confirmação.

Como curiosidade refira-se que o VASCO da GAMA fará ainda mais um  itinerário similar a 26 do corrente mês.

fotos & texto: António Silva/Azores Cruise Club 


Sem comentários: