sábado, 2 de outubro de 2021

Navio de cruzeiros AMERA em escala inaugural em Ponta Delgada

AMERA

O mês de Outubro que agora se iniciou marca definitivamente o regresso das escalas de navios de cruzeiros ao nosso arquipélago, Este regresso já se tinha verificado em Setembro com a operação que o Hanseatic Inspiration está a fazer aos Açores com escalas em todas as ilhas.

Assim, as escalas deste mês iniciam-se já na próxima segunda feira  dia 4, quando o terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber em escala inaugural o navio de cruzeiros AMERA, último paquete a integrar a conceituada operadora alemã Phoenix Reisen.

ROYAL VIKING SUN

O Amera foi construído em 1988 nos estaleiros finlandeses Wartsila Marine em Turku como Royal Viking Sun para a extinta operadora Royal Viking Line, Depois de navegar durante seis anos sob a bandeira daquela operadora, foi incorporado em 1994 na reputada operadora inglesa Cunard Line que entretanto havia adquirido a Royal Viking Line pela mesma ter encerrado as suas operações.

Em 1999 foi renomeado Seabourn Sun quando a Seabourn Cruise Line o adquiriu. Depois de três anos a navegar sob aquele nome e por decisão da Seabourn o mesmo foi transferido para a companhia Holland America Line, tendo mudado de nome para Prinsendam. 

PRINSENDAM em PD - Maio de 2012

Com este nome visitou diversas vezes os portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Victoria até 2018, quando a HAL anunciou a sua venda á Phoenix Reisen, com entrega do mesmo em Julho de 2019. A 30 de Outubro fizemos os últimos registos do navio como Prinsendam

Ultima escala em Ponta Delgada a 30/10/2018

Quanto aos seus dados técnicos o Amera possui 39.051 GT de arqueação bruta, 205 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,5 metros de calado. Dispõe de 9 decks de áreas publicas e tem capacidade para alojar 835 passageiros e 440 tripulantes.

Neste itinerário o navio transporta 691 passageiros, numero muito interessante para o reinicio de operações. Depois de Ponta Delgada o navio estará na cidade da Horta no dia seguinte.

fotos : Net, André Moura, António Silva.

texto : António Silva 


Sem comentários: