terça-feira, 1 de junho de 2021

PONTA DELGADA TORNA-SE O PRIMEIRO PORTO NACIONAL A VOLTAR A RECEBER ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS

Depois de terem sido aprovadas pelo GRA na passada semana as regras apresentadas atempadamente pela Portos dos Açores, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje a primeira escala de um navio de cruzeiros, depois de mais de 14 meses sem qualquer movimento de cruzeiros.

Esse reinicio teve ainda um verdadeiro simbolismo, pois coube ao WORLD VOYAGER, navio de cruzeiros do armador nacional Mário Ferreira, e operado pela Nicko Cruises, uma empresa luso-germânica dedicada aos cruzeiros fluviais no norte da Europa, e que desde à cerca de dois anos se lançou no mercado de cruzeiros oceânicos, a honra de ser o primeiro navio a voltar a  escalar um porto nacional.

Este primeiro cruzeiro teve o seu inicio no passado sábado em Santa Cruz de Tenerife e para além de Ponta Delgada contempla escalas nas ilhas da Graciosa, Flores, Corvo, Faial, Pico e Santa Maria e terminando na cidade do Funchal aonde no dia 11 inicio um novo itinerário com escalas em todas as ilhas do nosso arquipélago.

WORLD VOYAGER foi construído nos estaleiros da WestSea em Viana do Castelo em 2020, sendo o segundo uma série de sete navios encomendados por aquele armador português,  que recebeu inicialmente o WORLD EXPLORER no principio de 2020 e que se prepara para receber nesta altura o WORLD NAVIGATOR que se encontra nos testes finais de mar.

O navio apresenta 126 metros de comprimento, 25 metros de boca e possui um calado de 4.7 metros. A sua capacidade de alojamento é de 200 passageiros e 130 tripulantes. Nestes itinerários iniciais o navio deverá transportar um pouco menos do que a metade da sua lotação normal.

Podemos afirmar de que estamos perante uma frota de navios de cruzeiro de pequenas dimensões e dedicados a um segmento de mercado de alto poder económico, habituado ao luxo, aonde a excelência e a qualidade do serviço se alia a um design de interiores muito bem concebido e, desenvolvido em Portugal. As suas acomodações são de altíssimo nível, como nos foi possível observar.


Tal como acontece em situações similares esta primeira escala do WORLD VOYAGER mereceu por parte da Portos dos Açores uma cerimónia de boas vindas e troca de placas, que ocorreu no terminal de cruzeiros das Portas do Mar. 

O WORLD VOYAGER partiu ás 18H00 com destino á ilha da Graciosa.

Nos próximos dias apresentaremos um interessante álbum com diversos imagens da maioria dos espaços públicos deste luxuoso navio que esteve hoje em Ponta Delgada.

fotos e texto : António Silva

  

  

Sem comentários: