quinta-feira, 11 de março de 2021

HISTÓRIA MARITIMA DOS AÇORES - Crise Sísmica de São Jorge em 1964

No dia 18 de Fevereiro de 1964 a ilha de São Jorge foi abalada por uma grande crise sísmica que culminou com o rebentamento de um vulcão e que, levou á destruição da Vila das Velas e freguesias próximas.

Atendendo que os abalos que estavam a acontecer nos dias anteriores e que dava a forte previsão da erupção de um vulcão que, possivelmente poderia ocorrer em terra na zona da Vila das Velas, foi decretada a evacuação da população da mesma para o concelho da Calheta, que estaria a coberto daquela ocorrência vulcânica.

Face a toda esta situação decidiram as autoridades enviar um pedido de socorro via rádio à navegação que eventualmente estivesse perto dos Açores para ocorrer à ilha de São Jorge e poder ajudar a evacuação da população das áreas mais atingidas para outra ilha, principalmente para a Terceira.

Felizmente o apelo foi escutado por diversos navios, dos mais variados tipos que de imediato alteraram os seus rumos e dirigiram-se para aquela ilha.

                           

Um dos primeiros navios a chegar á ilha foi o paquete neozelandês REMUERA, que havia partido de Londres com destino à Nova Zelândia pelo Canal do Panamá com 350 passageiros.

Os relatos dizem que o navio se aproximou das Velas e fez descer uma das suas baleeiras que transportou até ao cais existente um dos seus oficiais. Face às condições atmosféricas com mar alteroso  e como a situação sismológica o aconselhava, o navio rumou à vila da Calheta, aonde recolheu entre 350 e 480 jorgenses que transportou para a ilha Terceira. 

Mas, muitos outros navios estiveram envolvidos nesse mesma operação, com realce também para o navio de cabo submarino inglês Mirror que durante alguns dias colaborou com o transporte de sinistrados desde a ilha de São Jorge para a ilha Terceira.

As fotos que abaixo partilhamos, da autoria de uma tripulante daquele paquete neozelandês,  mostram alguns dos momentos dessa delicada operação.



 

Mas igualmente naquele dia ocorreram outros navios, que participaram naquele nobre missão de socorrer os sinistrados daquela ilha.
MIRROR

Desses merece destaque o navio inglês de cabos-submarinos "MIRROR que se encontrava nos mares dos Açores em operações e que segundo relatos da altura, durante alguns dias colaborou no transporte de sinistrados e de mantimentos.

Dos outros navios que participaram nesse transporte, e depois de algum trabalho de pesquisa conseguimos identificar alguns dos mesmos.
Navio de carga e passageiros SALINAS

cargueiro C3 STEEL DIRECTOR

navio tanque VESTAN

navio tanque CLYDE ORE
Igualmente participaram neste operação os navios PLAVIOLA, SEGVIK e PATHIN que também ocorreram a São Jorge neste fatídico dia mas que não conseguimos identificar.

Para os interessados por um pouco mais da historia deste dia, abaixo partilhamos as noticias saídas na comunicação social neozelandesa, com relatos da situação por parte da tripulação do REMUERA.



fotos : blogue Recordando São Jorge, Internet

texto : António Silva   



Sem comentários: