quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

ESCALA INAUGURAL DO MEIN SCHIFF HERZ EM PONTA DELGADA

Os primeiros dias de Dezembro ficarão por certo como um marco na história dos cruzeiros nos Açores, pois marcam o inicio das operações regulares da mais um companhia de cruzeiros.
Com efeito a operadora alemã TUI Cruises, que até esta altura somente tinha passado em Ponta Delgada por duas vezes fruto de viagens transatlânticas, decidiu apostar nos Açores e incluir na sua programação de inverno itinerários baseados em Santa Cruz de Tenerife, e que contemplam escalas nas cidades da Praia da Victoria e Ponta Delgada, utilizando para esse efeito o MEIN SCHIFF HERZ, o mais antigo e pequeno navio da sua jovem frota de navios de cruzeiros, num programa que contempla dois itinerários em Dezembro, dois em Janeiro, um em Fevereiro e mais dois em Março do próximo ano. 
Já na programação agendada para o Ontono/Inverno de 2020/2021 os navios a utilizar serão o MEIN SCHIFF 3 e o MEIN  SCHIFF 4, navios com maiores dimensões, com perto de 100.000 toneladas de arqueação bruta e capacidade para transportar 2.500 passageiros em camas baixas.
Pelas informações publicadas pela Portos dos Açores, já estão agendadas até 2023 46 escalas no arquipélago, o que sem qualquer dúvida vem mais uma vez realçar a aposta da TUI Cruises em incluir o nosso arquipélago nos seus itinerários, o que significará a possibilidade de trazer aos Açores muitas dezenas de milhares de turistas de nacionalidade alemã, conhecidos como grandes apreciadores da natureza. 
O MEIN SCHIFF HERZ foi construido em 1992 nos famosos estaleiros germânicos de Meyer Werft em Papenbourg para a Celebrity Cruises, sendo baptizado como Mercury. Foi o último de três navios da classe Century construídos para aquela famosa operadora. Em Março de 2011 foi transferido para a TUI Cruises e renomeado Mein Schiff 2. Em 2018 esteve para ser transferido para a Marella Cruises, aonde estão integrados os restantes navios da classe Century mas a sua popularidade junto dos passageiros do mesmo fez com que a TUI decidi-se pela sua continuidade na frota mas, face à sua nova política de baptizar os seus novos navios alterou o seu nome para MEIN SCHIFF HERZ, que em português significa "Meu Navio Amor".
O MEIN SCHIFF HERZ apresenta 77.302 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 264 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8 metros.
O navio tem 12 Decks, dos quais 10 são públicos. Possui 956 camarotes, sendo 304 interiores, 225 com janela e 427 com balcões.
Quanto a alojamentos o mesmo tem capacidade para receber 1.912 passageiros em ocupação dupla, que podem chegar aos 2.669 em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 840 elementos. Neste primeiro itinerário o navio transporta 1.648 passageiros e 791 tripulantes.
Para comemorar esta escala inicial em Ponta Delgada a Portos dos Açores em colaboração da CMJ Rieff & Filhos, Lda, agentes da TUI em Ponta Delgada organizou um encontro com o comandante e principais oficiais daquele navio, para uma cerimónia de boas vindas e trocas de placas.
Ocasião para uma interessante troca de impressões que sempre acontece em encontros semelhantes, tendo o comandante do navio salientado as excelentes condições do terminal das Portas do Mar, visto ser a primeira vez que vinha a Ponta Delgada. 
Igualmente a directora das excursões mostrou a sua satisfação e admiração visto que as shore-excursions tinham registado uma enorme aderência por parte dos passageiros, salientando que mais de 800 passageiros reservaram excursões na escala na Praia da Victoria e mais de 1100 em Ponta Delgada, números que na sua opinião ultrapassaram todas as expectativas. 
O Azores Cruise Club esteve representado nesta cerimónia, tendo entregue ao comandante do MEIN SCHIFF HERZ uma placa e uma edição em alemão do livro "Açores Ilhas de sonho" da autoria da escritora Carmo Rodeia. 
No final da mesma foi oferecida aos presentes uma ship-tour a diversas áreas publicas do navio, ocasião para constatarmos o excelente estado do mesmo 
fotos : António Simas, Manuel Botelho, António Silva
texto : António Silva

Sem comentários: