quarta-feira, 8 de maio de 2019

PROXIMAS ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES

O mês de Maio de 2019 ficará gravado em letras douradas na já longa história do turismo de cruzeiros nos Açores, pois permitiram para além dos excelentes números de escalas a obtenção de um novo recorde de visitantes num mesmo dia.
Essa situação verificou-se no passado dia 4 do corrente quando Ponta Delgada recebeu a escala simultânea de quatro navios de cruzeiros, que globalmente trouxeram até à ilha de São Miguel 10.316 passageiros e 4.589 tripulantes, num dia marcado ainda por outros dois interessantes acontecimentos.
Foi a primeira vez em Portugal e mesmo na Europa que estiveram juntos no mesmo porto três navios da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line.
Em segundo lugar foi quebrado o recorde de 2015 quando o Quantum of the Seas trouxe ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar 5.580 visitantes, pois neste dia o  Norwegian Epic tinha a bordo nesta sua escala 5.702 visitantes.

No prosseguimento da passagem de navios de cruzeiros no arquipélago teremos até ao final do corrente mês nos três principais portos da região dez escalas com um previsão global de 12.000 passageiros e 6.700 tripulantes.
Assim no próximo dia 10 do corrente teremos em Ponta Delgada mais dois navios de cruzeiros que no seu conjunto trazem a São Miguel 4.816 passageiros e 1.965 tripulantes
Natural destaque para a escala inaugural do MARELLA EXPLORER da operadora inglesa Marella Cruises, uma das empresas do grupo alemão TUI.
A passagem por Ponta Delgada faz parte de um roteiro transatlântico iniciado em Bridgetown nos Barbados no passado dia 28 de Abril e que para além das escalas em Ponta Delgada e Horta contempla paragens em alguns portos das Caraíbas, França e Bélgica, antes de terminar o cruzeiro no próximo dia 18 em Newcastle na Grã-Bretanha. Neste itinerário o navio transporta 1871 passageiros.
Construido nos estaleiros de Meyer Werft em Papenbourg em 1996 como Galaxy, foi o segundo navio da classe Century construido para a Celebrity Cruises
Em 2008, após cerca de doze anos de serviço como Galaxy, foi renomeado como Celebrity Galaxy, tendo em Maio de 2009 sido transferido para a frota da TUI Cruises, uma joint venture entre a TUI AG e o grupo RCI. Em virtude dessa transferência foi renomeado Mein Schiff em 15 de Maio de 2009 e Mein Schiff 1 em Novembro de 2010. Finalmente em 2018 passou a integrar a frota da Marella Cruises operadora passando então para o actual nome.
Possui 76.998 toneladas de arqueação bruta, 259,70 metros de comprimento, 32,20 metros de boca e um calado de 7.70 metros, possuindo 10 decks destinados aos passageiros.
Em ocupação normal tem capacidade para alojar 1.994 passageiros sendo a sua tripulação composta por 904 tripulantes.
O segundo navio a visitar a nossa cidade nesse dia é o EMERALD PRINCESS, da reconhecida companhia de cruzeiros Princess Cruises, sediada em Seattle.
Esta escala integra-se num cruzeiro transatlântico de 22 noites entre Fort Laudardale na Florida e Civitavecchia em Itália, aonde aquele luxuoso paquete ficará sediado na temporada de verão que agora irá começar. Neste itinerário transatlântico o navio transporta 2945 passageiros e 1185 tripulantes.
Inaugurado em Maio de 2007, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone. Tem 290 metros de comprimento, 36 metros de boca e 8 metros de calado. Possui 113,500 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3500 passageiros e 1223 tripulantes. Disponibiliza 15 decks para passageiros aonde se situam os 11105 camarotes exteriores e os 452 interiores.
No dia 12 está agendada a passagem em Ponta Delgada do BRILLIANCE of the SEAS, segundo navio da classe Radiance da Royal Caribbean International. Esta passagem em Ponta Delgada resulta de uma viagem transatlântica de 15 noites entre Tampa na Florida e Amesterdão na Holanda, contemplando igualmente escalas em Waterfor e Cork na Irlanda e Zeebrugge na Bélgica.
Inaugurado em agosto de 2002, foi construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg. Possui 90.090 toneladas de arquação bruta. Tem 293 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8,5 metros de calado e tem capacidade para acomodar 2500 passageiros e 858 tripulantes. Disponibiliza 12 decks para passageiros aonde se situam os aposentos para passageiros, 817 exteriores e 233 interiores.
Para o dia 17 teremos a escala do BLACK WATCH da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruise Line.
Esta visita resulta de um interessante cruzeiro de 13 noites iniciado em Liverpool, denominado “Cidades de Portugal”, e que inclui para além de P Delgada, escalas nas cidades da Horta, Praia da Victoria, Lisboa e Leixões.
Construído em 1972, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o primeiro navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Star, e era de menores dimensões e capacidade do que a atualidade, pois acabou por ser aumentado (1981) em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação atual, o Black Watch já navegou como Westward e também como Star Odyssey.
Possui 205 metros de comprimento, 25 metros de boca e 7,3 metros de calado: Desloca 28,613 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 800 passageiros com 380 tripulantes.
O dia 19 marca o regresso a Ponta Delgada do DISNEY MAGIC, o mais antigo paquete da conceituada operadora Disney Cruise Line.
O navio estará a fazer um roteiro transatlântico, iniciado em Miami no dia 12 e que irá terminar em Barcelona no próximo dia 25, contemplando escalas igualmente em Lisboa, Málaga, Cádiz e Cartagena.
Inaugurado em 1998, o DISNEY MAGIC foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone . Como principais características, salientamos os 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 8 metros de calado, 83 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 1800 hóspedes em ocupação normal e 900 tripulantes. O navio disponibiliza 11 decks para passageiros, com um total de 875 cabines.
Orientado para os mais novos e para o universo Disney, o navio surpreende pelas suas linhas exteriores, influenciadas pelos grandes paquetes dos anos 30, sendo igualmente de destacar o seu colorido.
Para o dia 23 está programado o regresso a Ponta Delgada do luxuoso navio de cruzeiros SEVEN SEAS NAVIGATOR, um dos navios da famosa operadora Regent Seven Seas Cruises, uma das empresas “Premium” do grupo Norwegian Cruise Line Holdings Lda, que no inicio do mês esteve em Ponta Delgada e na Horta.
Este escala em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro “east bound” de 15 noites iniciado em Nova York no dia 15, e que contempla igualmente paragens em Brest e Cherbourg na França e Zeebrugge na Bélgica antes de terminar o itinerário em Amesterdão no próximo dia 29.
Construído em 1999 nos famosos estaleiros Moriotti em Itália o SEVEN SEAS NAVIGATOR possui 28.803 toneladas de deslocamento. As suas dimensões são 170,6 metros de comprimento, 24,8 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Tem capacidade para receber até 504 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 326 elementos.
As escalas do mês irão terminar no próximo dia 31 com a segunda visita a Ponta Delgada do OCEAN DREAM navio que opera pela ONG nipónica Peace Boat, e que passou pela primeira vez em Ponta Delgada a 14 de Outubro de 2015.
Antigo navio da Carnival o OCEAN DREAM navega agora sob a bandeira daquela organização japonesa que se dedica a promover a paz pelo mundo, bem como os direitos humanos e respeito pelo meio ambiente.
Anualmente aquela organização organiza três voltas ao mundo com a duração de pouco mais de 3 meses e que permite aos seus passageiros e voluntários percorrer muitos portos ao longo do seu itinerário, estando neste momento a realizar sua 101ª viagem global iniciada a 20 de Abril na cidade japonesa de Yokohama e que terá o seu fim no próximo dia 2 de Agosto na cidade de Osaka igualmente no Japão.
Construído em 1981 nos estaleiros Aalborg Vaerft em Aalborg na Dinamarca sob o nome Tropicale, foi o primeiro navio de cruzeiros mandado construir pela Carnival.
Esteve ao serviço da mesma até 2001, quando foi transferido para Costa Cruzeiros, que na altura já era uma subsidiária da Carnival, passando a chamar-se Costa Tropicale.
Em 2005 foi novamente transferido, desta vez para P&O Austrália, aonde se manteve com o nome de Pacific Star até ser adquirido pela Royal Caribbean em 2008 e entregue à Pullmantur, aonde se manteve até ao final de 2011, quando foi adquirido pela Maritime Holdings Group, e passando a operar pela Peace Boat.
O OCEAN DREAM possui 204 metros de comprimentos, 26,3 metros de boca, deslocando 33.350 Gros. Ton. Tem capacidade máxima para 1400 passageiros e possui uma tripulação de 500 elementos.
Muito embora seja um navio com 38 anos de existência e fruto das diversas reconversões que sofreu, mantém uma excelente qualidade em todos os seus espaços, afim de poder cativar, principalmente no mercado nipónico, passageiros e voluntários para as suas viagens pelo globo.
Nestes itinerários os seus convidados podem viver, aprender e relaxar num ambiente muito calmo, ao mesmo tempo que viajam por alguns dos lugares mais exóticos do planeta.
Durante cada viagem a Peace Boat organiza uma série de atividades educacionais, incluindo conferências e palestras por oradores convidados e ao mesmo tempo que existem aulas de línguas (japonês,inglês e espanhol) permitindo assim que todos possam aprender algo de novo enquanto viajam.
fotos : António Simas, Manuel Botelho, José Borges, António Silva
texto : António Silva


Sem comentários: