Com a chegada do mês de Abril o arquipélago dos
Açores prepara-se para receber 48 escalas de navios de cruzeiros que
globalmente deverão trazer aos principais portos do arquipélago
perto de 70.000 passageiros e 30.000 tripulantes
Ponta Delgada com 32 escalas é naturalmente o
porto com mais movimento, esperando-se a vinda de mais de 53.000
passageiros e 30.000 tripulantes, que por certo irão trazer um
intenso movimento à cidade de Ponta Delgada e à ilha de São
Miguel.
Nesta cidade os dias de maior movimento serão os
dias 23 com cinco escalas, 24 com quatro escalas, 13 com três
escalas e os dias 5, 16, 17, 25, 26, 28 e 29 com duas escalas em
simultâneo
De salientar igualmente as oito escalas que neste
mês ocorrerão nas cidades da Horta e nas cidades da Praia da
Victoria e Angra do Heroísmo.
As escalas do mês iniciam-se amanhã dia 3 com a vinda
a Ponta Delgada do MIDNATSOL, da companhia norueguesa Hurtigruten,
que nesta cidade faz a primeira paragem de um interessante cruzeiro
de 11 noites iniciado em Lisboa no dia 31 de Março, e que contempla
passagens em Ponta Delgada no dia 3, Angra do Heroísmo a 4 e Horta a
5 , rumando de seguida para o arquipélago da Madeira com passagens
pelo Funchal e Porto Santo antes do seu regresso à capital
portuguesa.
Construído em 2003 nos estaleiros noruegueses
Fosen Mekaniske em Rissa, o navio tem como dimensões 135,75 metros
de comprimento e 21,5 metros de boca. Possui 16.151 toneladas de
arqueação bruta. Em ocupação normal dispõe de alojamento para
500 passageiros que poderão atingir os 674 em ocupação máxima. A
sua tripulação é constituída por 75 elementos.
Concebido especificamente para o mercado nórdico
os seus interiores primam pela simplicidade e com um decoração
muito sóbria, Os mesmos foram inspirados pelo sol e aonde as suas
paredes transmitam um pouco do brilho do mesmo. A bordo existem um
conjunto muito interessante de obras da moderna arte norueguesa, que
se podem encontrar ao longo de alguns dos seus espaços públicos. A
ambiência a bordo é verdadeiramente amigável e muito sociável,
tornando este navio muito popular entre os aficionados pela
companhia.
No dia 5 teremos no terminal de cruzeiros das
Portas do Mar e no porto comercial a presença de dois luxuosos
navios de cruzeiros.
O destaque vai naturalmente para a escala
inaugural do luxuoso RIVIERA da famosa operadora norte-americana
Oceania Cruises, uma das empresas “premium” da NCL
Esta sua passagem em Ponta Delgada está inserida
num cruzeiro transatlântico iniciado em Miami no passado dia 28, e
que para além da passagem pelos Açores contempla escalas em Kings
Warf nas Bermudas, Tanger em Marrocos, Palma de Maiorca, terminando o
itinerário em Barcelona no dia 11.
Construido em 2012 nos estaleiros italianos de
Fincantieri em Sestri Ponante, arredores de Veneza este luxuoso navio
de cruzeiros possui 66.084 toneladas de arqueação bruta. Tem como
medidas 251,5 metros de comprimento, 32,2 de boca e um calado de 7,2
metros. Disponibiliza 16 decks, 11 dos quais para passageiros. A sua
capacidade de alojamento é de 1.258 passageiros e 800 tripulantes.
Sobre o navio podemos dizer que as suas
instalações para passageiros são dotadas do que de melhor existe
na industria dos cruzeiros. As suas áreas publicas oferecem um
requintado luxo, numa atmosfera descontraída e sem os formalismos de
outras companhias deste segmento “premium”, sendo por isso um
navio com muita popularidade junto dos aficionados da Oceania
Cruises.
O outro ilustre visitante será o do KONINGSDAM, o
novo navio almirante da operadora Holland America Line. Esta sua
segunda paragem na nossa cidade é a primeira de um cruzeiro de 12
noites e que leva esta já famoso paquete desde Fort Laudardale,
porto base da companhia durante o Inverno até ao porto italiano de
Civitavecchia, incluindo igualmente no seu trajeto escalas em Málaga
e Alicante.
Inaugurado em 2016, foi construído nos estaleiros
italianos de Fincantieri em Marghera, tendo sido madrinha a rainha
Máxima da Holanda. Como dimensões possui 296 metros de comprimento
e uma boca de 35 metros. Em ocupação normal transporta 2.650
passageiros que poderão chegar aos 3.375 em capacidade máxima,
sendo a sua tripulação composta por 730 elementos. Possui 99.836
toneladas de arqueação bruta.
Tal como os restantes navios da companhia a sua
decoração é muito sóbria, aonde impera os tons cinza e marrom.
Os arquitectos e os designers de interiores preocuparam-se em
transmitir ao navio um conceito musical muito distinto, baptizando alguns dos seus decks com nomes de famosos compositores de outrora
como Bethoven, Mozart e Gershwin. O seu atrium de 3 andares foi
concebido com um tecto iluminado a imitar o céu aonde se pode
apreciar o movimento das nuvens à deriva, numa atmosfera
esplendorosa. Em suma um extraordinário navio de cruzeiros que tem
merecido dos críticos da especialidade os melhores elogios.
No dia 10 teremos o regresso ao terminal de cruzeiros das portas do Mar do AIDAdiva da operadora alemã Aida Cruises.
Esta sua passagem por Ponta Delgada faz parte de um itinerário de 13 noites iniciado La Romana na República Dominicana, aonde o navio passou a temporada de inverno e tem como destino final a ilha de Gran Canária.
Construido em 2007 nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, o AIDAdiva possui 69.303 toneladas de arqueação bruta, apresentando como dimensões 249 metros de comprimento e 32,2 metros de boca. Tem capacidade para alojar 2.030 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação constituída por 634 elementos
Tal como os restantes navios da classe Sphinx, desta jovem operadora alemã, todos os seus interiores foram pensados para o mercado germânico, aonde impera uma decoração muito moderna e apelativa, com tons muito agradáveis e aonde houve o cuidado de oferecer aos passageiros espaços convidativos, mas muito distintos uns dos outros, acabando assim por serem capazes de agradar a todos. Como curiosidade refira-se que tal como na maioria dos navios da AIDA existe uma verdadeira fábrica de cervejas que disponibiliza 3 cervejas distintas, tendo a particularidade da agua usada ser agua do mar que depois é devidamente tratadas.
Para o dia 13 teremos em Ponta delgada a presença
de três navios de cruzeiros. Destaque natural para o regresso do
BRILLIANCE of the SEAS da Royal Caribbean. A sua escala no terminal
de cruzeiros das Portas do Mar está inserida num roteiro
transatlântico de 15 noites entre as cidades de Tampa na Flórida e
Amesterdão na Holanda aonde o navio ficará posicionado para a
temporada de verão na Europa.
Construido nos estaleiros alemães de Meyer Werft
em Papenbourg em 2002, foi o segundo navio da aclamada classe
Radiance, o BRILLIANCE of the SEAS tem 90.090 toneladas de arqueação
bruta. Possui 293,2 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um
calado de 8,4 metros. Em ocupação normal o navio tem capacidade de
alojar 2.100 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 858
elementos.
Outro dos navios que neste dia estará em Ponta Delgada será o navio de cruzeiros à vela STAR FLEYER da famosa operadora Star Clippers, que nos últimos anos tem sempre escalado Ponta Delgada no âmbito dos seus itinerários transatlânticos com destino ao Mediterrâneo e ilhas gregas aonde irá operar durante a época de Verão na Europa.
Construído em 1990 nos estaleiros de Langerbrugge na Bélgica este elegante veleiro desloca 2.298 toneladas de arqueação bruta. Possui 111,5 metros de comprimento. 14,8 metros de boca e um calado de 5,5 metros, A sua área de velas é de cerca de 3.600 metros quadrados podendo atingir uma velocidade de 16 nós. Pode transportar até 180 passageiros sendo a sua tripulação composta por 58 elementos.
O
terceiro navio a estar nesse dia em Ponta Delgada é o MIDNATSOL, que
volta novamente a passar por Ponta Delgada no âmbito de um segundo
cruzeiro de 14 noites iniciado igualmente em Lisboa no dia 10, e que
contempla igualmente escalas no dia 13 na cidade da Horta e 14 na
cidade de Angra do Heroísmo, segundo-se escalas na Madeira, Porto
Santo, Santa Cruz de Tenerife e La Gomera nas Canárias, terminando
este segundo itinerário no dia 24 em Lisboa.
Fotos&Texto Copyright Azores Cruise Club/Diário dos Açores
Sem comentários:
Enviar um comentário