Foi com um excelente dia que Ponta Delgada deu as boas vindas ao NORWEGIAN GETAWAY da operadora norte americana Norwegian Cruise Line, naquela que é talvez a escala mais mediática de navios de cruzeiros nos Açores em 2017.
A bordo viajam 3.782 passageiros e 1.594 tripulantes que durante as horas em que o navio permaneceu atracado deram à cidade um interessante e desusado movimento, demonstrando mais uma vez que o turismo de cruzeiros é um nicho muito importante do turismo, e merece ser acarinhado pelas autoridades regionais com responsabilidades no turismo, coisa que no nosso entender não se está a verificar.
Mais uma vez, e a convite da CMJ Rieff & Sons, o ACC esteva a bordo para a cerimónia de troca de placas com o comandante e principais oficiais daquele navio.
Durante o agradável encontro, foi manifestado pelo Capitão do navio o seu agrado pela sua primeira visita a São Miguel, elogiando a infraestrutura do terminal das Portas do Mar e a sua proximidade à cidade, e manifestando o desejo para que a NCL possa continuar a ter nos Açores um importante porto de escala para os seus navios.
De salientar que o seu Hotel Director é de nacionalidade portuguesa, tendo igualmente manifestado a sua admiração pelo que lhe era dado a admirar desde a ponte de comando do navio, e divulgando a sua intenção de visitar a nossa ilha num futuro próximo.
O navio foi inaugurado em Fevereiro de 2014, tendo sido construído pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Aquando do seu lançamento, o Norwegian Getaway era o 9.º maior navio de cruzeiros do mundo, estatuto adquirido graças às 145 mil toneladas de arqueação bruta, 326 metros de comprimento, 40 metros boca e 8,8 metros de calado. Também a grande dimensão faz-se notar na capacidade para acomodar mais de 4 mil passageiros e 1646 tripulantes.
Desde que iniciou actividade, tem operado a partir de Miami para vários itinerários nas Caraíbas. Este ano, e pela primeira vez, realizou a temporada de verão na Europa, tendo como homeport Copenhaga.
Neste seu reposicionamento, o imponente paquete realiza uma travessia atlântica entre Copenhaga e Miami, com escalas em Ponta Delgada e King's Wharf.
A título de curiosidade refira-se que, o concretizar desta visita, implica que Ponta Delgada se torne, até à data, no único porto nacional a receber o referido navio.
fotos : Eduardo Silva, Manuel Botelho, Élvio Gouveia, André Moura, António Silva
textos: António Silva/André Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário