terça-feira, 5 de setembro de 2017

CRUZEIROS NOS AÇORES EM SETEMBRO

Depois de um verão em que praticamente não existiram escalas de navios de cruzeiros nos portos dos Açores, o mês de Setembro marca o regresso das escalas de navios de cruzeiro a alguns portos do arquipélago.
Assim teremos durante o corrente mês 6 escalas em Ponta Delgada, 1 na Horta e 2 na Praia da Victória.

Destas escalas realce-se a estreia em portos açorianos do OCEAN MAJESTY da companhia grega Majestic International Cruises, mas que encontra fretado pela operadora germânica Hansa Touristik, tendo escalas agendadas nos portos da Praia da Victoria, Horta, Ponta Delgada e Vila do Porto, este último já no primeiro dia de Outubro.
Em Ponta Delgada as escalas iniciam-se amanhã dia 6 com o regresso do NAVIGATOR of the SEAS da Royal Caribbean que visita pela segunda vez no corrente ano o terminal de cruzeiros das Portas do Mar, deste vez englobado num itinerário de 14 noites com partida e regresso a Southampton e que contempla igualmente escalas nas cidades de Vigo, Lisboa, Santa Cruz de Tenerife, Gran Canária, Funchal, La Coruna e Le Havre.
Construído em 2002 nos estaleiros de Kvaerner MASA Yards em Turku, Finlândia este imponente paquete norte-americano desloca 138.279 G Ton. Possui 311 metros de comprimento, 38,6 metros de boca e um calado de 8,8 metros. Tem capacidade para alojar 3.138 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar até aos 3.800 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 1.181 elementos.
No dia 9 está agendada a escala do luxuoso CRYSTAL SYMPHONY da operadora Crystal Cruises, uma empresa norte-americana criada em 1988 com capitais asiáticos, e destinada a uma classe social de elevado poder económico.
Esta paragem em Ponta Delgada está inserida num interessante itinerário denominado “13 Nights Accent on Atlantic Isles-Round Trip Lisbon”, e tal como o seu nome indica tem o seu inicio e termino em Lisboa, com escalas em Ponta Delgada, Praia da Victoria, Funchal, Sta Cruz de La Palma, Tenerife, Arrecife, Agadir e Casablanca.
Construido em 1995 nos estaleiros de Kvaerner MASA Yards em Turku, Finlândia este luxuoso paquete possui 51.044 toneladas de deslocamento. Tem como dimensões 238 metros de comprimento, 30,2 metros de boca e 8 metros de calado. A sua capacidade de alojamento é de 940 passageiros em ocupação normal e 545 tripulantes.
No dia 19 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o SAGA SAPPHIRE, da companhia britânica Saga Cruises, que fará em Ponta Delgada a primeira escala de um interessante itinerário transatlântico de 31 noites, e que levará aquele paquete a até ao Canada, aonde fará um conjunto muito abrangente de escalas por portos daquele país, antes do seu regresso ao seu porto base de Southampton.
Possui 37.301 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 199,6 metros de comprimento, 28,5 metros de boca e um calado de 8,3o metros. Tem capacidade para alojar 706 passageiros e 416 tripulantes.
Recordemos que o SAGA SAPPHIRE, construido em 1981 nos estaleiros de Bremen Vulkan na Alemanha para a Hapag Lloyd e batizado como Europa, foi considerado na altura como o melhor navio de cruzeiros do mundo pelo conceituado “Berlitz Guide”.
No no dia 22 teremos a escala na cidade da Praia da Victoria do paquete AURORA da operadora britânica P&O, que naquele porto fará a ultima escala de um itinerário transatlântico de 30 noites, e que levou aquele conhecido paquete britânico a visitar diversos portos dos Estados Unidos e Canadá.
Construido em 2000 nos famosos estaleiros Meyer Werft em Papenburg na Alemanha aquele navio desloca 76.152 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 270 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um calado de 8,4 metros, podendo transportar até 2298 passageiros e 936 tripulantes
No dia 21 será então a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber pela segunda vez no corrente ano o DISNEY MAGIC da famosa operadora norte-americana Disney Cruises Lines, que nos visita no âmbito de um cruzeiro transatlântico de 11 noites, intitulado “11 nights Westbound Transatlantic Cruise”, que partindo de Barcelona, tem escalas em Cádiz, Lisboa, Ponta Delgada e St.Johns no Canadá, terminando o itinerário em Nova York.
Construido em 1998 nos estaleiros Fincantiari em veneza, Itália o DISNEY MAGIC é o mais antigo navio da Disney Cruises e é o terceiro navio daquela companhia a visitar Ponta Delgada, depois do DISNEY WONDER em 2009 e do DISNEY FANTASY em 2012.
Possui 83.338 toneladas de arqueação bruta. As suas dimensões são 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8 metros de calado. Tem capacidade para alojar 2.834 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 915 elementos.
No dia 22 será a vez da escala nesta cidade do já nosso conhecido CELEBRITY ECLIPSE, da famosa operadora norte-americana Celebrity Cruises, uma empresa “premium” do grupo Royal Caribbean.
Esta escala faz parte de um itinerário intitulado “11 Nights Portugal & Azores Cruise”, que contempla igualmente paragens em La Coruna, Funchal e Lisboa.
Construido em 2012 nos estaleiros de Meyer Werft em Papenburg na Alemanha, o navio possui 125.366 toneladas de arqueação bruta, tendo 314,8 metros de comprimento, 36,8 metros de boca e 8,3 metros de calado. Tem capacidade para receber um pouco mais de 3.000 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 1.250 elementos.
Os últimos dias do mês estão reservados então para a escala inaugural nos portos da Praia da Victória no dia 28, Horta a 29 e Ponta Delgada no dia 30, do OCEAN MAJESTY, navio da Majestic International Cruises, uma pequena operadora grega mas, que se encontra fretado pela operadora alemã Hansa Touristik desde 2013, com operações entre os meses de Maio e Outubro unicamente para o mercado alemão.
Este já veterano paquete foi construido em 1966 nos estaleiros Union Naval de Levante em Espanha como ferry-boat, para a companhia espanhola Transmediterrânea sendo baptizado como Juan March.
Em 1985 foi adquirido pela actual operadora e transformado em navio de cruzeiros, tendo sido a partir dessa altura fretado ao longo dos anos por diversas companhias, nomeadamente inglesas.
As suas características são 10.417 toneladas de arqueação bruta, 135 metros de comprimento e 15,8 metros de boca. A sua capacidade de alojamento é de 500 passageiros e 257 tripulantes.
Como curiosidade final saliente-se que o navio possui a bandeira portuguesa, pois encontra-se registado na Madeira.
fotos: Azores Cruise Club
texto; Azores Cruise Club com direitos reservados e em exclusivo para o Diário dos Açores


Sem comentários: