sábado, 4 de março de 2017

CRUZEIROS TRAZEM MAIS DE 17,000 TURISTAS E 7.000 TRIPULANTES AOS AÇORES

Com o aproximar da Primavera, os Açores e em especial Ponta Delgada começam a receber algumas escalas de navios que normalmente passam o Inverno sediados nas Caraíbas e que nesta altura iniciam o seu regresso à Europa para a temporada de Verão.
É neste contexto que se enquadram as escalas dos paquetes BRITANNIA e AZURA, ambos da operadora britânica P&O, 2 dos 8 navios que em Março passarão em Ponta Delgada.
As escalas iniciaram-se hoje com a visita do MARCO POLO da C&MV, um dos mais antigos paquetes ainda ao serviço, que nesta cidade fará a primeira paragem de um périplo intitulado “35 Nights Grand Cuba, México & Caribbean Experience”, que levará este veterano navio de cruzeiros até ao continente americano com escalas nas Caraíbas, México e em Cuba, passando no seu regresso pela cidade da Horta numa escala que ocorrerá no último dia do corrente mês.
No dia 11 teremos novamente o regresso do OCEANA também da operadora P&O, que nesta cidade faz a última escala de um cruzeiro de 35 noites às Caraibas, que partindo de Southampton no passado dia 8 de Fevereiro levou aquele paquete a diversos portos das Caraíbas num itinerário muito apreciado pelos britânicos, que assim têm a possibilidade de fugir do rigores do Inverno nas ilhas britânicas.
Por sua vez no dia 12, a cidade da Horta irá receber o luxuoso paquete SAGA SAPPHIRE da conhecida empresa inglesa Saga Cruises, que naquela cidade fará a penúltima escala de um interessante itinerário de 65 noites até às Caraíbas, Canal do Panamá e a diversos portos situados na costa oeste da América Central.
O dia 13 está reservado para a escala no terminal de cruzeiro das Portas do Mar do BRAEMAR, da companhia britânica Fred Olsen Cruises Lines, que se encontra num itinerário de 15 noites de regresso à Europa denominado “16 Nights Caribbean & Tropic of Cancer”, iniciado em Bridgetown nos Barbados, com passagens Sta Lucia, Antiqua e St Kitts, e que irá terminar na cidade inglesa de Dover.
O dia 15 marca o regresso a Ponta Delgada do AIDAvita, um dos navios da companhia alemã Aida Cruises, que fará nesta cidade uma escala inserida num cruzeiro transatlântico de 19 noites, iniciado no dia 5 em Miami e que para além de Ponta Delgada contempla escalas em La Coruna, Falmouth, Guernsey e Dover, terminando o itinerário no próximo dia 24 em Hamburgo.
Inaugurado em Abril de 2002, o navio foi construido na Alemanha nos estaleiros Aker MTW em Wismar, sendo o segundo navio a integrar esta jovem operadora germânica.
Possui 42,289 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 1650 hóspedes e 426 tripulantes
Para o dia 18 o terminal de cruzeiros da Portas do Mar irá receber o BALMORAL, outro dos navios da conhecida operadora Fred Olsen Cruise Lines, na última escala de um extenso cruzeiro de 46 noites que levou aquele paquete até a diversos portos das Caraíbas, passando igualmente pelo México, Estados Unidos da América e Bermudas.
Para o dia 20 está agendado o regresso a Ponta Delgada do “BRITANNIA”, navio almirante da P&O, que regressa à Europa para a temporada de Verão no velho continente.
Esta escala está inserida num itinerário de 14 noites denominado “14 nights Caribbean & Azores” iniciada igualmente em Bridgetown nos Barbados, cidade normalmente escolhida por esta operadora britânica como porto base para os seus navios, e que irá terminar em Southampton no dia 24 do corrente mês.
Será a quarta escala nesta cidade deste elegante e luxuoso paquete britânico que desde a sua inauguração em 2015 tem escolhido sempre uma paragem na nossa ilha nos seus roteiros transatlânticos.
Como curiosidade refira-se que o BRITANNIA, com os seus 330 de comprimentos e capacidade para alojar 3.650 passageiros será novamente um dos maiores navios de cruzeiros a passar por Ponta Delgada no corrente ano.
O dia 21 marcará o regresso a Ponta Delgada do BOUDICCA, outra das unidades da Fred Olsen Cruises Lines que nesta cidade fará a última escala de um extraordinário cruzeiro de 77 noites iniciado no passado dia 8 de Janeiro em Southampton e que levou aquele navio de cruzeiros a percorrer diversos portos situados nas costa atlântica e pacifica da América do Sul.
Por sua vez no dia 22 o porto da Praia da Victória irá receber o ORIANA da P&O, que faz naquela cidade terceirense a primeira escala de um cruzeiro transatlântico de 24 dias, e que levará aquele popular paquete a visitar alguns dos mais conhecidas ilhas das Caraíbas. De salientar que no seu regresso ao reino unido este navio passará por Ponta Delgada, numa escala agendada para o dia, 8 de Abril. De salientar que a P&O irá incrementar as suas escalas naquele porto terceirense nos próximos anos, fruto do interesse que a ilha Terceira tem vindo a despertar junto da Carnival UK.
As escalas do mês irão terminar no dia 27 em Ponta Delgada com a passagem do AZURA igualmente da P&O, num itinerário transatlântico de 13 noites e que trará aquele conhecido paquete britânico da cidade de Bridgetown nos Barbados até a Southampton, de aonde iniciará a temporada de verão na Europa.
Construido em 2010 nos estaleiros Fincantieri em Monfalcone, Itália o AZURA é um dos maiores navios daquela conceituada operadora britânica. Desloca 113.651 toneladas de arqueação bruta, 289,6 metros de comprimento e 36 metros de boca. Tem capacidade para alojar perto de 3.500 passageiros em ocupação máxima e 1.230 tripulantes.

Ao todo serão mais de 17000 passageiros e 7.000 tripulantes que durante o mês de Março passarão pelos portos de Ponta Delgada(8), Horta(2) e Praia da Victória(1), e que por certo irão trazer um interessante movimento a estas cidades açorianas.

fotos : André Moura, António Silva, António Simas, João Loureiro
texto : António Silva


Sem comentários: