segunda-feira, 1 de junho de 2015

NAVIO DE CRUZEIROS ASUKA II EM PONTA DELGADA

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu hoje a visita do paquete ASUKA II da companhia nipónica NYC Cruises.
A bordo viajam 466 passageiros de nacionalidade japonesa que assim puderam ter a oportunidade de conhecer alguns dos mais mediáticos recantos da nossa ilha durante as horas em que o navio esteve atracado em Ponta Delgada.
Esta interessante escala está inserida num World Cruise de 103 dias que se iniciou no passado dia 4 de Abril em Yokohama no Japão e que ao longo do mesmo passará por alguns dos mais emblemáticos portos a nível mundial como Singapura, Mumbai, Canal do Suez, Istambul, Míconos, Veneza, Barcelona, Lisboa, Nova Iorque, Canal do Panamá, San Francisco, Vancouver, Juneau, entre outros. 
Inaugurado em Julho de 1990, foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, em Nagasaki para a Crystal Cruises tendo sido baptizado como Crystal Harmony.
Atendendo que a Crystal Cruises era na altura uma subsidiária da NYK Cruises foi decidido passar o navio para a empresa mãe em 2006, passando a operar sob a actual designação.
No que se refere a alguns dos seus dados técnicos destaca-se os seus 241 metros de comprimento, 30 metros de boca, 7,8 metros de calado, as 50.642  toneladas de arqueação bruta e a capacidade para acomodar um máximo de 870 hóspedes, possuindo 470 tripulantes.
O navio possui 8 decks para passageiros por onde se distribuem as 462 cabines, 260 das quais incluem varanda privada. Tratando-se de um paquete 100% vocacionado para o mercado nipónico  a moeda utilizada a bordo é o Yen e sendo igualmente o japonês o idioma oficial usado a bordo do navio, o que vem demonstrar a sua vocação para aquele  mercado nipónico.
restaurante "Four Seasons"
Não obstante já ser um navio com 25 anos de actividade e de acordo com os dados do guia Berlitz, na categoria de navios de cruzeiro de média dimensão, o ASUKA II  integra o Top 5 do mais luxuosos do mundo, o que não será alheio o facto de apresentar aos seus passageiros um serviço de excelência e de requinte, aliado a uma qualidade gastronómica assinalável, tudo num ambiente altamente sofisticado. 
Salão "Palm Court"
Entre os seus belíssimos espaços públicos um destaque especial para os salões "Vista" e "Palm Court" que apresentam um elevado requinte e para o restaurante "Four Seasons" que tem merecido os mais rasgados elogios da crítica japonesa. De referir que os passageiros que habitualmente viajam neste paquete estão geralmente associados a uma classe social alta e com elevado poder de compra.
salão "Vista"
Finalmente gostaríamos de salientar que o ASUKA II já esteve em Ponta Delgada em Maio de 1997 mas ainda com o nome de Crystal Harmony e ao serviço do anterior operador.

fotos : José Vaz, André Moura, Élvio Gouveia, António Simas, Beyongships

texto : António Silva/ACC

Sem comentários: