A referida visita à ilha Terceira resulta de um cruzeiro de 14 dias designado "The Azores & Madeira", cruzeiro este que inclui ainda mais 2 escalas em portos açorianos, no caso Horta e Ponta Delgada.
A manobra de atracagem no porto oceânico da Praia da Vitória foi concluída pelas 08:35 horas e ao início da noite, pelas 21:30 horas, o navio, com os seus 1064 passageiros, retoma viagem, desta feita com destino à Horta.
Na cidade faialense, o Balmoral é aguardado pelas 07:00 horas deste sábado e deverá atracar no novo Terminal Marítimo, o que a verificar-se será a primeira vez que tal sucede com o maior navio da Fred OIsen Cruise Lines naquele novo empreendimento.
Estimamos um período de permanência no Faial de cerca de 10 horas, findas as quais o Balmoral ruma a Ponta Delgada para, no domingo, entre as 07:00 e as 18:00 horas, realizar mais uma escala na ilha verde.
Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988, então com a designação Crown Odyssey. Adquirido pelo seu actual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na actualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento. Presentemente, o Balmoral apresenta-se com 218 metros de comprimento por 28,2 metros de boca, 6,8 metros de calado, possuindo 43,537 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes.
Atrium Balmoral |
De realçar que este itinerário, com início e terminus em Southampton, além das 3 ilhas açorianas apenas conta com mais uma escala, a do Funchal, o que traduz a importância que cada vez mais o nome Açores gera como destino de eleição no corredor atlântico.
fotos: Carlos Medeiros, Susana Marques, António Silva
texto : André Moura/António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário