sexta-feira, 21 de novembro de 2014

2 navios de cruzeiro em Ponta Delgada no próximo domingo - estreia do AIDAvita e regresso do Arcadia



Ponta Delgada receberá no próximo domingo, 23 de Novembro 2 navios de cruzeiro que no seu conjunto trazem a esta cidade mais de  3000 passageiros.


Assim teremos o AIDAvita do operador alemão Aida Cruises que faz a sua escala inaugural neste porto num cruzeiro transatlântico iniciado em Palma de Maiorca no passado dia 18, e que irá terminar na cidade norte-americana de Miami a 4 de Dezembro próximo, aonde o mesmo ficará baseado para a temporada de  Inverno nas Caraíbas, devendo o navio atracar pelas 07:00, permanecendo entre nós até ás 18:00, hora em que partirá com destino ao próximo porto de escala.


A bordo viajam 1.126 passageiros de origem alemã que assim terão oportunidade de conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da nossa ilha.

Esta escala marca assim o regresso deste conceituado operador alemão aos Açores, depois de em Setembro de 2011 termos tido a visita do AIDAaura, naquela que foi a primeira escala desde sempre nos Açores de navios daquela companhia. Referência final para o facto do AIDAvita regressar aos Açores em 2015 e 2016, o que significa que o operador germânico encara o nosso arquipélago como destino a ter em conta no futuro.


Em relação ao AIDAvita, apraz-nos salientar que estamos perante um navio concebido claramente para o mercado alemão. É um cruzeiro essencialmente para alemães ou para todos os que naquela cultura se identificam. Note-se, por via deste facto, que todos aqueles que não dominarem minimamente a língua alemã terão sérias dificuldades em entender e se fazerem entender, uma vez que o alemão é a língua oficial a bordo.

O conceito “Das Clubschiff – navio-clube” e os elevados padrões de qualidade fazem-se logo sentir a partir do momento que se entra no navio, onde sobressai uma estética apelativa, a decoração muito bem conseguida, interessantes jogos de cor e luz nos salões e uma organização dos espaços assinalável. 

De salientar ainda a ambiência muito descontraída a bordo, sem os habituais formalismos e códigos de indumentária, onde os tripulantes confraternizam diariamente com os passageiros.

Dos muitos espaços públicos de que o navio dispõe salienta-se que as áreas mais populares são o Aida Bar, The Theatre – sem as habituais cadeiras individuais mas sim bancos corridos, Night Fly Bar, Hemingway Lounge e o Anytime Lounge/Bar – que também funciona como discoteca. Ao nível da restauração, relevo para os buffets Calypso e Market, abertos 24h, e para o Gourmet Restaurant Rossini, uma restaurant mais requintado  e com serviço à la carte.

Duas piscinas, uma das quais com adereços particularmente diferentes do habitual, um magnífico SPA e uma biblioteca são mais algumas das habituais valências a bordo do AIDAvita, no entanto a ausência de um Casino não deixa de ser um facto peculiar. Igualmente outro facto muito interessante é a existência de um serviço de aluguer de bicicletas para excursões em terra, o que por certo será muito notado nesta cidade, pois os alemães são regra geral muito adeptos deste meio de transporte.

Para os mais curiosos deixamos aqui alguns dos dados técnicos deste interessante navio de cruzeiros que visita Ponta delgada pela primeira vez.

Operador:AIDA Cruises
Ano construção:2002
Estaleiro............:Aket MTW, Germany

-
Deslocamento:42,289
Comprimento:202.9 m (666.6 ft)
Boca (largura):28.1 m (92.2 ft)
Pass. (normal):1,266
Pass. (maxim):1,687
Tripulação:426
Velocidade de serviço:19.4 nós
Navio gêmeo:AIDAaura

                    

O outro visitante será o ARCÀDIA, da P&O, (Carnival UK) que escala Ponta Delgada novamente, no final do seu cruzeiro às Caraíbas denominado “Caribbean & The Azores ". O navio que já tinha estado nesta cidade no inicio deste mesmo cruzeiro no passado dia 7 do corrente mês alterou a escala inicialmente marcada para a cidade da Horta por razões climatéricas.
Nesta viagem o navio transporta 1.986 maioritariamente britânicos que assim terão mais uma oportunidade de conhecer mais alguns dos mais emblemáticos locais de S.Miguel
A título de curiosidade, refira-se que, no próximo ano, o Arcadia tem agendado 4 escalas na Região, uma já em Janeiro, a segunda em Outubro e as duas últimas em Dezembro

fotos : Vessel Finder, António Silva
texto : Azores Cruise Club

Sem comentários: