domingo, 2 de fevereiro de 2014

BOUDICCA em Ponta Delgada na primeira de 7 escalas nos Açores em 2014

Depois de um ano de ausência, regressou aos Açores o nosso bem conhecido Boudicca, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines

foto André Moura
Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de Tortola, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar algumas conhecidas ilhas das Caraíbas como St. Kitts, Barbados, Antigua, St. Lucia ou St. Maarten. 
Com 792 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, atracou nas Portas do Mar pelas 06.30 horas e estima-se que cá permaneça até às 18.00, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.
A título de curiosidade, refira-se que o Boudicca será um dos navios de cruzeiro que mais nos vai visitar em 2014, num total de 7 escalas.
foto Carlos Carvalho
Construído no já longínquo ano de 1973, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o segundo navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Sky, e era de menores dimensões e capacidade do que a actualidade, pois acabou por ser aumentado em 1982 em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação actual, o Boudicca já navegou como Sunward, Birka Queen, Golden Princess, Superstar Capricorn, Hyundai Keumgang e também como Grand Latino. Este navio, agora pertença do armador de Ipswich, apresenta 205 metros de comprimento, 25 metros de boca, 7,5 metros de calado, possui 28,388 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 839 passageiros com 363 tripulantes. Disponibiliza 8 decks de passageiros, com 437 cabines, 59 das quais têm varanda privada, 339 têm janela e 39 são interiores.
foto Carlos Carvalho
Destaque para o facto de o navio dispor de 35 cabines para pessoa só. Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio apresenta uma decoração elegante e sóbria, sem os luxos de quando foi inaugurado, em 1973, mas ainda assim proporcionando um ambiente confortável e agradável em espaços como o Secret Garden Café Lounge, Observatory, The Heligan Room, The Iceni Room, Neptune’s Lounge. Relevo especial para o principal restaurante Four Seasons.
foto Carlos Carvalho
Não obstante os seus 41 anos, estamos perante um dos navios que pertence a uma geração de paquetes clássicos, que primam por linhas elegantes e equilibradas, capazes ainda de seduzir o exigente mercado britânico. Refira-se, por último, que este navio ostenta o nome da famosa rainha celta, que liderou heroicamente o seu povo, os Icenos, numa batalha contra a ocupação romana em terras britânicas.

Ainda este ano o Bouddica tem agendado mais seis escalas nos Açores, uma em Abril, outra em Setembro, duas em Outubro e duas em Novembro. uma das quais em Santa Maria.

texto : André Moura

Sem comentários: