sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Oriana... Um conto de fadas


Foi com muito agrado e alguma surpresa, que alguns membros do ACC receberam a confirmação da autorização para uma visita a bordo do magnífico navio de cruzeiros que escalou a cidade de Ponta Delgada na passada 3ª feira. 


O Oriana, navio da lendária companhia inglesa P&O, visitou-nos pela quarta vez este ano e, novamente, num dia de excelente tempo que certamente terá deixado excelentes recordações aos turistas que nele viajavam.


Desta feita, tivemos o prazer de fazer uma visita ao interior do navio, facto pelo qual muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia do Dr. António Rebelo, agente da empresa Bensaúde, que nos possibilitou tal privilégio.
 

Em relação ao Oriana, apraz-nos nos referir que estamos perante um navio concebido claramente de acordo com o bom gosto inglês. Aliás, uma das sensações que este elegante navio nos transmite é a típica vivência das ilhas de Sua Majestade. Quer a decoração, quer a ambiência é vincadamente direccionada para o mercado britânico e para todos aqueles que apreciam o bom gosto, requinte e tradição das terras de Isabel II.
 

Os restaurantes, salões e pubs transmitem-nos esta ideia de uma forma bem evidente, pois não estamos num navio generalista. É um navio para os ingleses e para todos os que naquela cultura se identificam ou por ela se sentem fascinados.


Desde a nossa entrada no Garden’s Court, no deck 5, constatamos uma decoração sóbria mas requintada em tons cremes e cores muito suaves, com corredores laterais, elevadores e escadarias harmoniosamente decorados. O restaurante Peninsular revelou-se soberbo, bem como o reservado Oriana Rhodes, local onde os passageiros podem apreciar a cozinha do afamado Chefe Gary Rhodes. 


Gostamos particularmente do salão Anderson’s e do pub Lord’s Tavern, o primeiro decorado com um requinte assinável, onde eram visíveis belíssimos mármores, carpetes persas e madeiras ricas. Aqui, durante os serões, o traje formal é aconselhável, aliás, como os britânicos tanto gostam. Já o Lord’s Tavern é um misto de pub/salão claramente mais desportivo e informal. Neste salão são visíveis os motivos desportivos, mais precisamente de um desporto tão querido dos ingleses, o Cricket.
 

Destacamos ainda The Conservatory, o grande e elegante restaurante/buffet, as piscinas Crystal, Riviera e Terrace, os vários bares, casino, as lojas Knightsbridge, Spa, ginásio, estes últimos tão típicos em qualquer navio de cruzeiros actual. Existe um cinema, o Chaplin’s Cinema e um teatro, o Theatre Royal, sendo que este último se estende num só piso, ao contrário de outros navios onde o teatro se estende por dois e três balcões.
 

Recordamos que é um navio “child friendly”, o que significa que as crianças podem viajar neste barco, o que não acontece, por exemplo, no já nosso conhecido Arcadia ou no Artemis. Foi nos dado a conhecer um dos locais onde os mais pequenos se divertem, no caso específico dos Splashers (2-4 anos) e dos Surfers (5-8). Nesta parte abundavam actividades, desenhos e vídeos com o Noddy, que como se sabe, é uma animação produzida em Inglaterra.
 

Nota importante que gostaríamos de salientar, prende-se com o facto de abundarem neste e, em quase todos os navios da P&O, empregados de origem indiana, muitos dos quais são filhos e netos de familiares que já trabalharam nesta companhia, sendo, por isso, em alguns casos, uma tradição familiar de longa data. O motivo deste relevante facto está intimamente ligado às carreiras que a P&O fazia com a Índia, outrora antiga colónia britânica.
 

O Azores Cruise Club teve o prazer de partilhar esta vivência a bordo de um navio emblemático, pertença de uma das mais antigas companhias existentes e líder no mercado britânico de cruzeiros, possibilitando a todos os que se interessam nesta matéria, aprofundar conhecimentos sobre uma companhia pouco procurada no nosso mercado por razões já atrás referidas. No entanto, não é demais referir que a qualidade global deste navio, o seu requinte e estilo de vida a bordo merecem toda a atenção dos apreciadores de cruzeiros, principalmente daqueles que procuram descansar, apreciar a viagem, sem sobressaltos e, principalmente, sem multidões barulhentas…

See you soon, Oriana!

1 comentário:

Antonio Silva disse...

Caros amigos,
Excelente reportagem fotográfica e escrita do André Moura.
É um trabalho que honra o ACC.
Abraço

António Silva