quinta-feira, 11 de agosto de 2022

DEUTSCHLAND em escala tripla no nosso arquipélago

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe na próxima sexta-feira, 12 do corrente a escala do DEUTSCHLAND, um dos navios que opera para a conceituada companhia alemã Phoenix Reisen, que regressa aos Açores depois de uma ausência de cerca de quatro anos.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 20 noites, iniciado no passado dia 2 na cidade alemã de Bremerhaven, e que contempla escalas em Leixões, Lisboa, Porto Santo, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo, Vigo na Espanha, Guernsey e Dover na Grã Bretanha e Ljmuiden nos Países Baixos , antes do regresso a Bremerhaven no próximo dia 22.

O DEUTSCHLAND foi construído em 1998 nos estaleiros Deutsche Werft em Kiel para a extinta operadora alemã Peter Deilmen aonde se manteve até 2015, ano em que aquela companhia deixou de operar no mercado de cruzeiros. Naquele ano foi vendido por 21 milhões de USD à Absolute Nevada em Las Vegas. Desde então o navio navega com dois nomes distintos. De Setembro a Abril navega como World Odyssey para a organização norte americana Semester at the Seas, transportando estudantes universitários e os restantes meses opera pela Phoenix Reisen. 

O navio possui 22.400 toneladas de arqueação bruta e tem 175,30 metros de comprimento, 23 metros de boca e 5,59 metros de calado. Disponibiliza 10 Decks, 7 dos quais acessíveis aos passageiros. Tem capacidade para alojar 520 passageiros e 265 tripulantes.

Aquando da sua construção foi considerado um dos navios mais luxuosos do mundo, com uma decoração típica dos anos 1920, tal como eram decorados alguns dos grandes navios de passageiros daquela época como por exemplo o SS Columbus da Norddeutscher Lloyd.
Segundo a informação da Albano de Oliveira Sucr, agentes da Phoenix Reisen nos Açores o DEUTSCHLAND transporta neste cruzeiro 298 passageiros e 266 tripulantes. A sua chegada Ponta Delgada está agendada para as 07H00, devendo permanecer nesta cidade até às 20H00, hora em que irá partir com destino à cidade da Horta.  

fotos : António Simas, Manuel Botelho, WorldPress
texto : António Silva

Sem comentários: