Os
últimos quinze dias do mês de Abril irão trazer a alguns portos do
arquipélago diversos navios de cruzeiros que nesta época do ano
regressam das Caraíbas aonde estiveram na época de Inverno
Destaque
natural para Ponta Delgada aonde teremos nesse período 11 escalas
que deverão trazer a esta ilha mais de 20.000 passageiros e cerca de
19.400 tripulantes.
Assim amanhã, dia 19 teremos em Ponta Delgada a presença de dois navios de
cruzeiros. Destaque natural para o regresso do AURORA, um dos navios
da operadora inglesa P&O que estará em Ponta Delgada no âmbito
de um itinerário 16 noites denominado “16 Nights Portugal, Canary
Islands and Azores” que se iniciou no passado dia 8 na cidade
inglesa de Southamton, visitando Lisboa, Arrecife, Gran Canária e La
Palma nas Canárias, Funchal e terminando as escalas com passagens em
Ponta Delgada neste dia e no dia seguinte na Praia da Victória.
Inaugurado
à 19 anos, mais precisamente a 27 de Abril de 2000, o Aurora foi
construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg,
tornando-se assim o segundo navio encomendado pela P&O Cruises
naquele estaleiro, num plano estabelecido então para renovação da
frota da companhia inglesa, iniciada com a construção do Oriana
cinco anos antes.
Como
principais características do Aurora, destacamos os seus 270 metros
de comprimento, 32 metros de boca e 7,9 metros de calado. Com 76,152
mil toneladas de arqueação bruta, o mesmo tem capacidade máxima
para 1895 passageiros e 850 tripulantes.
Este
contemporâneo navio possui 9 decks com 934 cabines, das quais 406
têm varanda, 249 janela e 279 são interiores sem qualquer vista
para o exterior do navio.
Igualmente
neste dia teremos a escala do navio de cruzeiros à vela WIND SURF da
companhia Windstar Cruises.
Esta
escala está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado em St.
Marten nas Caraíbas no passado dia 9 e que irá terminar em
Barcelona a 1 de Maio, incluindo neste itinerário e para além de
Ponta Delgada escalas em Lisboa, Cadiz, Gibraltar, Málaga, Almeria,
Cartagena e Palma de Maiorca.
Construído
em 1989 nos estaleiros franceses de Ateliers & Chantiers na
cidade do Havre, este elegante e luxuoso navio desloca 14.745
toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões 187 metros
de comprimento, 20 metros de boca e 5,40 metros de calado. A sua área
vélica é de 2.400 metros quadrados, capaz de proporcionar uma
velocidade de cruzeiro entre os 10 e 15 nós. A sua capacidade de
alojamento é de 312 passageiros em ocupação normal sendo a
tripulação composta por 163 elementos.
No
dia 21 será a vez de Ponta Delgada dar as boas vindas ao REGAL
PRINCESS, um dos mais aclamados navios da Princess Cruises.
O
impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em
viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, com escalas
em Ponta Delgada, Zeebrugge, Roterdão e Aarhus antes de chegar à
capital da Dinamarca, aonde aquele navio terá o seu porto base na
época de verão que agora se inicia.
Inaugurado
em maio de 2014, foi construído na Itália pelos estaleiros
Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de
boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de
arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 turistas e 1346
tripulantes. O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um
total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342
interiores.
No
dia 22 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber
a escala do VEENDAM, navio de cruzeiros da afamada Holland America
Line. O paquete holandês encontra-se a realizar uma peculiar viagem
transatlântica de 14 dias, entre Fort Laudardale e Civitavecchia em
Itália, contemplando neste cruzeiro escalas em Ponta Delgada,
Málaga, e Cartagena em Espanha antes da sua chegada no dia 28 aquele
porto italiano.
Construído
nos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço
do atual operador em maio de 1996. O navio foi o último de quatro
navios da classe Statendam. Em 2009, o navio foi remodelado e essa
intervenção incluiu a adição de dois decks na zona exterior da
popa do navio.
Possui
219 metros de comprimento, 31 metros de boca e 7,5 metros de calado,
tendo 57,100 mil toneladas de arqueação bruta, podendo acomodar até
1266 passageiros em ocupação normal, sendo a sua guarnição
constituída por 561 tripulantes.
No
dia 23 teremos uma escala dupla em Ponta Delgada preconizada pelos
paquetes CROWN PRINCESS e ROTTERDAM.
O
CROWN PRINCESS, um dos
navios da classe Crown da
operadora Princess Cruises escala
Ponta Delgada no âmbito
de um cruzeiro transatlântico entre Fort Laudardale e Southampton,
incluindo escalas igualmente em Lisboa, Bilbao, Zeebrugge e Portland.
Construido
nos estaleiros Fincantieri em Monfalcone. Itália aquele navio
começou a operar em 2006. Possui 113.561 toneladas de arqueação
bruta e apresenta 290 metros de comprimento, 36 metros de boca e um
calado de 8,9 metros. Possui 18 decks para passageiros. Em lotação
normal pode transportar 3.088 passageiros e 1.205 tripulantes.
Segundo o site CruiseTimetable o navio vem em ocupação total.
O
ROTTERDAM, primeiro navio da Rotterdam Class da aclamada operadora
Holland America Line é o outro visitante deste dia. Esta sua paragem
em Ponta Delgada está englobada num cruzeiro transatlântico de 15
noites entre a cidade norte americana de Tampa na Flórida e a cidade
holandesa de Roterdão, porto que servirá de base ao navio no Norte
da Europa.
Construido
nos estaleiros italianos de Fincantieri em Trieste, foi inaugurado em
Novembro de 1997, sendo o sexto navio a quem foi dado o nome de
Rotterdam.
Possui
61.849 toneladas de arqueação bruta, tem como comprimento 238
metros. 32 metros de boca e um calado de 8,2 metros. Em ocupação
normal tem capacidade de alojamento para 1.404 passageiros e 600
tripulantes.
Tal
como em muito dos outros navios da HAL este navio tem a bordo uma
coleção de peças de arte avaliadas em 2 milhões de dólares.
No
dia 28 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber
a visita do pequeno paquete de expedição BREMEN, da famosa
operadora alemã Hapag Lloyd, que nesta cidade inicia um interessante
cruzeiro de 15 dias entre esta cidade e Hamburgo, contemplando
inicialmente escalas nas ilhas do Pico, Faial, Graciosa e Terceira,
antes de prosseguir a sua viagem com destino ao norte da Europa.
Construido
nos estaleiros japoneses de Mitsubishi Shipyards em 1990 para a
extinta operadora Frontiere Cruises, foi adquirido pela actual
operadora em 1993, tendo nessa altura mudado para o nome actual.
Desloca 6.752 toneladas de arqueação bruta, possuindo 111,50 metros
de comprimento, 17 metros de boca e um calado de 4,8 metros. Tem
capacidade para alojar 155 passageiros.
No
dia 29 estarão três navios de cruzeiros em Ponta Delgada que nesse
dia por certo trarão a Ponta Delgada um movimento muito interessante
de visitantes.
Realce
para as duas escalas inaugurais que nesse dia ocorrerão preconizadas pelo CELEBRITY REFLECTION e NIEUW STATENDAM.
A
primeira escala inaugural do dia será preconizada pelo CELEBRITY
REFLECTION, o último navio da conceituada classe Solstice a ser
construido para a Celebrity Cruises, uma das empresas “premium”
do grupo Royal Caribbean International.
A
escala em Ponta Delgada COM "overnight" faz parte do itinerário “estbound”
de 14 noites iniciado no dia 22 em Fort Laudardale na Flórida e que
irá terminar a 6 de Maio em Dublin na Irlanda, depois das escalas
nos Açores, Cork e Liverpool.
Construido
igualmente nos estaleiros alemães de Meyer Werft, tendo sido
entregue à companhia em Outubro de 2012, sendo o seu custo de 750
milhões de dólares. Em relação aos restantes quatro navios desta
classe apresenta algumas alterações, em virtude de possuir mais um
deck e ser um pouco maior. Possui 125.366 toneladas de arqueação
bruta, 319 metros de comprimento, 37,4 metros de boca e 8,6 metros de
calado. Em ocupação normal possui alojamento para 3.046
passageiros, sendo a sua tripulação composta por 1.500 elementos.
A
outra escala inaugural do dia é preconizada pelo luxuoso NIEUW
STATENDAM, o segundo navio da Pinnacle-Class construído para Holland
America Line. Esta paragem na nossa cidade é a primeira de um
cruzeiro de 13 noites e que leva este já famoso paquete desde Fort
Laudardale na Florida, porto base da companhia durante o Inverno até
ao porto italiano de Civitavecchia, incluindo igualmente no seu
trajeto escalas em Málaga e Cartagena em Espanha.
Inaugurado
em Dezembro de 2018, foi construido nos estaleiros italianos de
Fincantieri em Marghera, tendo sido a sua madrinha a conhecida e
famosa Oprah Winfred. Como dimensões possui 296 metros de
comprimento, uma boca de 35 metros e um calado de 8 metros. Em
ocupação normal transporta 2.666 passageiros que poderão chegar
aos 3.375 em capacidade máxima, sendo a sua tripulação composta
por 1.030 elementos. Possui 99.500 toneladas de arqueação bruta.
Tal
como o seu irmão gémeo Koningsdam a sua decoração é muito
sóbria, aonde impera os tons claros e muito sóbrios. Os arquitectos
e os designers de interiores preocuparam-se em transmitir ao navio
um ambiente muito luxuoso e apelativo, muito apropriado ao tipo de
passageiros que normalmente procuram os navios da HAL.
Em
resumo, mais um excelente navio de cruzeiros que embora tenha poucos
meses de existência tem merecido rasgados elogios dos críticos da
especialidade.
O
terceiro visitante do dia será o paquete ORIANA da P&O Cruises,
que escala Ponta Delgada e no dia seguinte a Praia da Victória no
âmbito dum itinerário de 16 noites pelo denominado “corredor do
Atlântico”, que contempla igualmente paragens nas cidades do
Funchal, StaCruz de La Palma, Gran Canaria, Fuertoventura e Lisboa.
Inaugurado
em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer
Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de
largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação
bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes. Com 10
decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são
exteriores e 317 interiores simples.
Apesar
de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o
mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio
que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós.
Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi
o detentor daquela distinção. No final do corrente ano este paquete
deixará a frota desta operadora britânica e rumará para a Ásia,
em virtude de ter sido adquirido por um operador daquele continente.
As
escalas da Abril terminam em Ponta Delgada no dia 30 com a paragem
nesta cidade de mais dois navios de cruzeiro.
O
primeiro visitante será o AZAMARA JOURNEY, um dos três navios que
compõem a frota da conceituada operadora norte-americana Azamara
Club Cruises, uma das empresas "premium" do grupo
Royal Caribbean International.
Esta
passagem na nossa ilha e no dia anterior na cidade da Horta insere-se
num cruzeiro de 12 noites que se inicia no dia 21 em New York e ira
terminar em Lisboa no próximo dia 2 de Maio, e que contempla um
paragem em Hamilton na Bermuda.
Construído
no ano 2000, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em
Saint-Nazaire, França, o atual Azamara Journey tem 181 metros de
comprimento, 25,5 metros de boca, 5,8 metros de calado e possui
30.277 toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade para alojar 690
passageiros e 380 tripulantes. Disponibiliza 9 decks de passageiros,
aonde se distribuem os 358 camarotes, 332 com vista para o exterior e
apenas 26 interiores.
Foi
o sexto de oito navios idênticos da classe R (Renaissance) e recebeu
precisamente a designação R6. Navegou igualmente como Blue Dream,
então ao serviço da Pullmantur, e em 2007 já integrado na Azamara
foi baptizado com o actual nome.
Intimista,
requintado e acolhedor são alguns dos predicados que caracterizam
este navio da Azamara Club Cruises, operadora do grupo Royal
Caribbean.
O
outro navio a chegar será o VISION of the SEAS, primeiro navio da
popular “Vision Class” da conhecida operadora norte americana
Royal Caribbean International, que estará em Ponta Delgada numa
escala englobada num cruzeiro posicional de 16 noites entre a cidade
de Galveston no Texas e Barcelona, que para além de Ponta Delgada
contempla paragens em San Juan de Puerto Rico, Málaga, Alicante e
Palma de Maiorca.
Construido
nos estaleiros Chantiers de lÁtlantique em St Nazaire, França foi
inaugurado em 1998. Possui 78.491 toneladas de arqueação bruta,
279 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,7 metros de
calado. Tem capacidade para alojar 2.435 passageiros em ocupação
máxima, sendo a sua tripulação composta por 765 elementos.
fotos : António Silva, Google
texto : António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário