quinta-feira, 18 de abril de 2019

18 NAVIOS DE CRUZEIROS COM 23 ESCALAS NOS PRINCIPAIS PORTOS DO ARQUIPÉLAGO ATÉ AO FINAL DE ABRIL

Os últimos quinze dias do mês de Abril irão trazer a alguns portos do arquipélago diversos navios de cruzeiros que nesta época do ano regressam das Caraíbas aonde estiveram na época de Inverno
Destaque natural para Ponta Delgada aonde teremos nesse período 11 escalas que deverão trazer a esta ilha mais de 20.000 passageiros e cerca de 19.400 tripulantes.
Assim amanhã, dia 19 teremos em Ponta Delgada a presença de dois navios de cruzeiros. Destaque natural para o regresso do AURORA, um dos navios da operadora inglesa P&O que estará em Ponta Delgada no âmbito de um itinerário 16 noites denominado “16 Nights Portugal, Canary Islands and Azores” que se iniciou no passado dia 8 na cidade inglesa de Southamton, visitando Lisboa, Arrecife, Gran Canária e La Palma nas Canárias, Funchal e terminando as escalas com passagens em Ponta Delgada neste dia e no dia seguinte na Praia da Victória.
Inaugurado à 19 anos, mais precisamente a 27 de Abril de 2000, o Aurora foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, tornando-se assim o segundo navio encomendado pela P&O Cruises naquele estaleiro, num plano estabelecido então para renovação da frota da companhia inglesa, iniciada com a construção do Oriana cinco anos antes.
Como principais características do Aurora, destacamos os seus 270 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,9 metros de calado. Com 76,152 mil toneladas de arqueação bruta, o mesmo tem capacidade máxima para 1895 passageiros e 850 tripulantes.
Este contemporâneo navio possui 9 decks com 934 cabines, das quais 406 têm varanda, 249 janela e 279 são interiores sem qualquer vista para o exterior do navio.
Igualmente neste dia teremos a escala do navio de cruzeiros à vela WIND SURF da companhia Windstar Cruises.
Esta escala está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado em St. Marten nas Caraíbas no passado dia 9 e que irá terminar em Barcelona a 1 de Maio, incluindo neste itinerário e para além de Ponta Delgada escalas em Lisboa, Cadiz, Gibraltar, Málaga, Almeria, Cartagena e Palma de Maiorca.
Construído em 1989 nos estaleiros franceses de Ateliers & Chantiers na cidade do Havre, este elegante e luxuoso navio desloca 14.745 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões 187 metros de comprimento, 20 metros de boca e 5,40 metros de calado. A sua área vélica é de 2.400 metros quadrados, capaz de proporcionar uma velocidade de cruzeiro entre os 10 e 15 nós. A sua capacidade de alojamento é de 312 passageiros em ocupação normal sendo a tripulação composta por 163 elementos.
No dia 21 será a vez de Ponta Delgada dar as boas vindas ao REGAL PRINCESS, um dos mais aclamados navios da Princess Cruises.
O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, com escalas em Ponta Delgada, Zeebrugge, Roterdão e Aarhus antes de chegar à capital da Dinamarca, aonde aquele navio terá o seu porto base na época de verão que agora se inicia.
Inaugurado em maio de 2014, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Com 330 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,5 metros de calado, possui 142,714 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3560 turistas e 1346 tripulantes. O navio disponibiliza 17 decks para passageiros, com um total de 1780 cabines, das quais 1438 são exteriores e 342 interiores.
No dia 22 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a escala do VEENDAM, navio de cruzeiros da afamada Holland America Line. O paquete holandês encontra-se a realizar uma peculiar viagem transatlântica de 14 dias, entre Fort Laudardale e Civitavecchia em Itália, contemplando neste cruzeiro escalas em Ponta Delgada, Málaga, e Cartagena em Espanha antes da sua chegada no dia 28 aquele porto italiano.
Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em maio de 1996. O navio foi o último de quatro navios da classe Statendam. Em 2009, o navio foi remodelado e essa intervenção incluiu a adição de dois decks na zona exterior da popa do navio.
Possui 219 metros de comprimento, 31 metros de boca e 7,5 metros de calado, tendo 57,100 mil toneladas de arqueação bruta, podendo acomodar até 1266 passageiros em ocupação normal, sendo a sua guarnição constituída por 561 tripulantes.

No dia 23 teremos uma escala dupla em Ponta Delgada preconizada pelos paquetes CROWN PRINCESS e ROTTERDAM.
O CROWN PRINCESS, um dos navios da classe Crown da operadora Princess Cruises escala Ponta Delgada no âmbito de um cruzeiro transatlântico entre Fort Laudardale e Southampton, incluindo escalas igualmente em Lisboa, Bilbao, Zeebrugge e Portland.
Construido nos estaleiros Fincantieri em Monfalcone. Itália aquele navio começou a operar em 2006. Possui 113.561 toneladas de arqueação bruta e apresenta 290 metros de comprimento, 36 metros de boca e um calado de 8,9 metros. Possui 18 decks para passageiros. Em lotação normal pode transportar 3.088 passageiros e 1.205 tripulantes. Segundo o site CruiseTimetable o navio vem em ocupação total.
O ROTTERDAM, primeiro navio da Rotterdam Class da aclamada operadora Holland America Line é o outro visitante deste dia. Esta sua paragem em Ponta Delgada está englobada num cruzeiro transatlântico de 15 noites entre a cidade norte americana de Tampa na Flórida e a cidade holandesa de Roterdão, porto que servirá de base ao navio no Norte da Europa.
Construido nos estaleiros italianos de Fincantieri em Trieste, foi inaugurado em Novembro de 1997, sendo o sexto navio a quem foi dado o nome de Rotterdam.
Possui 61.849 toneladas de arqueação bruta, tem como comprimento 238 metros. 32 metros de boca e um calado de 8,2 metros. Em ocupação normal tem capacidade de alojamento para 1.404 passageiros e 600 tripulantes.
Tal como em muito dos outros navios da HAL este navio tem a bordo uma coleção de peças de arte avaliadas em 2 milhões de dólares.
No dia 28 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do pequeno paquete de expedição BREMEN, da famosa operadora alemã Hapag Lloyd, que nesta cidade inicia um interessante cruzeiro de 15 dias entre esta cidade e Hamburgo, contemplando inicialmente escalas nas ilhas do Pico, Faial, Graciosa e Terceira, antes de prosseguir a sua viagem com destino ao norte da Europa.
Construido nos estaleiros japoneses de Mitsubishi Shipyards em 1990 para a extinta operadora Frontiere Cruises, foi adquirido pela actual operadora em 1993, tendo nessa altura mudado para o nome actual. Desloca 6.752 toneladas de arqueação bruta, possuindo 111,50 metros de comprimento, 17 metros de boca e um calado de 4,8 metros. Tem capacidade para alojar 155 passageiros.

No dia 29 estarão três navios de cruzeiros em Ponta Delgada que nesse dia por certo trarão a Ponta Delgada um movimento muito interessante de visitantes.
Realce para as duas escalas inaugurais que nesse dia ocorrerão preconizadas pelo CELEBRITY REFLECTION e NIEUW STATENDAM.
A primeira escala inaugural do dia será preconizada pelo CELEBRITY REFLECTION, o último navio da conceituada classe Solstice a ser construido para a Celebrity Cruises, uma das empresas “premium” do grupo Royal Caribbean International.
A escala em Ponta Delgada COM "overnight" faz parte do itinerário “estbound” de 14 noites iniciado no dia 22 em Fort Laudardale na Flórida e que irá terminar a 6 de Maio em Dublin na Irlanda, depois das escalas nos Açores, Cork e Liverpool.
Construido igualmente nos estaleiros alemães de Meyer Werft, tendo sido entregue à companhia em Outubro de 2012, sendo o seu custo de 750 milhões de dólares. Em relação aos restantes quatro navios desta classe apresenta algumas alterações, em virtude de possuir mais um deck e ser um pouco maior. Possui 125.366 toneladas de arqueação bruta, 319 metros de comprimento, 37,4 metros de boca e 8,6 metros de calado. Em ocupação normal possui alojamento para 3.046 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 1.500 elementos.
A outra escala inaugural do dia é preconizada pelo luxuoso NIEUW STATENDAM, o segundo navio da Pinnacle-Class construído para Holland America Line. Esta paragem na nossa cidade é a primeira de um cruzeiro de 13 noites e que leva este já famoso paquete desde Fort Laudardale na Florida, porto base da companhia durante o Inverno até ao porto italiano de Civitavecchia, incluindo igualmente no seu trajeto escalas em Málaga e Cartagena em Espanha.
Inaugurado em Dezembro de 2018, foi construido nos estaleiros italianos de Fincantieri em Marghera, tendo sido a sua madrinha a conhecida e famosa Oprah Winfred. Como dimensões possui 296 metros de comprimento, uma boca de 35 metros e um calado de 8 metros. Em ocupação normal transporta 2.666 passageiros que poderão chegar aos 3.375 em capacidade máxima, sendo a sua tripulação composta por 1.030 elementos. Possui 99.500 toneladas de arqueação bruta.
Tal como o seu irmão gémeo Koningsdam a sua decoração é muito sóbria, aonde impera os tons claros e muito sóbrios. Os arquitectos e os designers de interiores preocuparam-se em transmitir ao navio um ambiente muito luxuoso e apelativo, muito apropriado ao tipo de passageiros que normalmente procuram os navios da HAL.
Em resumo, mais um excelente navio de cruzeiros que embora tenha poucos meses de existência tem merecido rasgados elogios dos críticos da especialidade.
O terceiro visitante do dia será o paquete ORIANA da P&O Cruises, que escala Ponta Delgada e no dia seguinte a Praia da Victória no âmbito dum itinerário de 16 noites pelo denominado “corredor do Atlântico”, que contempla igualmente paragens nas cidades do Funchal, StaCruz de La Palma, Gran Canaria, Fuertoventura e Lisboa.
Inaugurado em 1995, o ORIANA foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples.
Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção. No final do corrente ano este paquete deixará a frota desta operadora britânica e rumará para a Ásia, em virtude de ter sido adquirido por um operador daquele continente.
As escalas da Abril terminam em Ponta Delgada no dia 30 com a paragem nesta cidade de mais dois navios de cruzeiro.
O primeiro visitante será o AZAMARA JOURNEY, um dos três navios que compõem a frota da conceituada operadora norte-americana Azamara Club Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean International.
Esta passagem na nossa ilha e no dia anterior na cidade da Horta insere-se num cruzeiro de 12 noites que se inicia no dia 21 em New York e ira terminar em Lisboa no próximo dia 2 de Maio, e que contempla um paragem em Hamilton na Bermuda.
Construído no ano 2000, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o atual Azamara Journey tem 181 metros de comprimento, 25,5 metros de boca, 5,8 metros de calado e possui 30.277 toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade para alojar 690 passageiros e 380 tripulantes. Disponibiliza 9 decks de passageiros, aonde se distribuem os 358 camarotes, 332 com vista para o exterior e apenas 26 interiores.
Foi o sexto de oito navios idênticos da classe R (Renaissance) e recebeu precisamente a designação R6. Navegou igualmente como Blue Dream, então ao serviço da Pullmantur, e em 2007 já integrado na Azamara foi baptizado com o actual nome.
Intimista, requintado e acolhedor são alguns dos predicados que caracterizam este navio da Azamara Club Cruises, operadora do grupo Royal Caribbean.
O outro navio a chegar será o VISION of the SEAS, primeiro navio da popular “Vision Class” da conhecida operadora norte americana Royal Caribbean International, que estará em Ponta Delgada numa escala englobada num cruzeiro posicional de 16 noites entre a cidade de Galveston no Texas e Barcelona, que para além de Ponta Delgada contempla paragens em San Juan de Puerto Rico, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.
Construido nos estaleiros Chantiers de lÁtlantique em St Nazaire, França foi inaugurado em 1998. Possui 78.491 toneladas de arqueação bruta, 279 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,7 metros de calado. Tem capacidade para alojar 2.435 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 765 elementos.
fotos : António Silva, Google
texto : António Silva 

Sem comentários: