Com
o aproximar da Primavera os Açores irão começar a receber algumas
escalas de navios que normalmente passam o Inverno sediados nas
Caraíbas e que nesta altura começam a regressar à Europa para a
temporada de Verão.
Assim
em Ponta Delgada teremos nove escalas que deverão trazer a esta ilha
cerca de 16.400 passageiros e 6.600 tripulantes. Também a Praia da
Victoria irá receber duas escalas que poderão levar àquela cidade
terceirense cerca de 4.000 passageiros e perto de 2.000 tripulantes.
Igualmente para a cidade da Horta estão programadas duas escalas com
a previsão de 1.500 passageiros e 850 tripulantes,
Destas
escalas merecem destaque o regresso a Ponta Delgada do MSC DIVINA, um
dos mais populares paquetes da MSC Cruises, que regressa à Europa
depois de ter feito a temporada de Inverno sediado em Miami, assim
como o BRITANNIA, navio almirante de P&O que depois de passar o
inverno sediado nas Caraíbas regressa ao velho continente para a
temporada de verão baseado em Southampton. Igualmente o regresso à
cidade da Praia da Victoria do paquete VENTURA da P&O no passado dia 8 deve ser
realçada pois marca o incremento de escalas que este ano aquela
operadora tem feito naquele porto da ilha Terceira. Igualmente de
registar a escala inaugural na cidade da Horta do STAR PRIDE da
Windstar Cruises no dia 28.
As
escala em Ponta Delgada iniciaram-se ontem, dia 13 com a visita a
esta cidade do veterano paquete MARCO POLO da operadora britânica
Cruise & Maritime Voyages, que fez nesta cidade a última
escala de um excelente itinerário denominado “70 Night Grand
Circle South America Voyage”, e que levou aquele navio a visitar um
conjunto muito abrangente de portos em toda a América do Sul e
Caraíbas, visitando igualmente no inicio deste cruzeiro as cidades
de Lisboa, Funchal, La Palma e Mindelo.
Construído
em 1965 como Alexendr Pushkin para a operadora estatal sovietica
Baltic Shipping Company, manteve-se com esta designação até 1991,
quando foi vendido e passando a designar-se pelo actual nome. Em 2010
passou a operar pela C&MV.
Possui
22.080 toneladas de arqueação bruta tendo de comprimento 176,3
metros. 23,6 metros de boca e um calado de 8,20 metros. Tem
capacidade para alojar 820 passageiros e 450 tripulantes.
No
dia 17 será a vez de Ponta Delgada receber o BALMORAL, navio
almirante da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruises Lines. Este
escala é a ultima de um interessante cruzeiro de 62 noites que se
iniciou no passado dia 9 de Janeiro e que levou aquele paquete com
passagem pelo canal do Panamá a visitar alguns dos mais conhecidos
portos da costa oeste dos Estados Unidos, México e Caraíbas.
O
navio foi construido pelos famosos estaleiros alemães de Meyar Werft
em Papenbourg em 1988 para a Royal Cruise Line. Em 2007 foi vendido à
actual companhia tendo sofrido nessa altura importantes alterações
aonde se destaca a inclusão de uma nova secção de 30 metros, facto
que permitiu o aumento da sua capacidade de passageiros.
Possui
43.537 toneladas de arqueação bruta e tendo como dimensões 217,9
metros de comprimento, 28,2 metros de boca e 7,25 metros de calado.
Tem capacidade para alojar até 1,340 passageiros e 500 tripulantes.
As
escalas do mês irão prosseguir no dia 18 com a passagem no terminal
de cruzeiros das Portas do Mar do AZURA da operadora britânica P&O
, numa escala inserida num cruzeiro transatlântico de 13 noites e
que trará aquele conhecido paquete britânico da cidade de
Bridgetown nos Barbados até a Southampton, aonde iniciará a sua
temporada de verão na Europa.
Construído
em 2010 nos estaleiros Fincantieri em Monfalcone, Itália o AZURA é
um dos maiores navios daquela conceituada operadora. Desloca 113.651
toneladas de arqueação bruta, 289,6 metros de comprimento e 36
metros de boca. Tem capacidade para alojar perto de 3.500 passageiros
em ocupação máxima e 1.230 tripulantes.
Neste mesmo dia o porto da Praia da Victoria irá receber a visita do ORIANA da operadora britânica P&O que naquela cidade faz a ultima escala de um cruzeiro de 28 noites com destino às Caraibas iniciado no passado dis 22 de fevereiro.
No
dia 21 será a vez de Ponta Delgada voltar a receber o BERLIN da
operadora germânica FTI Cruises. Este regresso a Ponta Delgada
acontece no âmbito de um interessante cruzeiro transatlântico de 28
noites que se inicia em Havana no dia 7 de Março e irá terminar na
cidade francesa de Nice no dia 4 de Abril. Para além desta paragem
na nossa cidade durante 2 dias, este cruzeiro contempla escalas em
alguns dos principais portos das Caraíbas, Lisboa e em diversos
portos espanhóis da bacia mediterrânea.
O
BERLIN foi construído nos estaleiros alemães de Howaldtswerke
DeutscheWerft em Kiel, tendo entrado ao serviço em 1980. Possui
9.570 toneladas de arqueação bruta, tendo como dimensões 139,3
metros de comprimentos e 17,5 metros de boca. Tem capacidade para
alojar 412 passageiros e 108 tripulantes.
No
dia 25 o Terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber o
paquete “BRITANNIA”, navio almirante da operadora inglesa P&O
que regressa à Europa depois da sua temporada de Inverno nas
Caraíbas.
Esta
escala está inserida num itinerário denominado “14 nights
Caribbean Transatlantic” que se inicia a 15 de Março em
Bridgetown nos Barbados e que irá terminar em Southampton no dia 29
, depois de escalas em St. Lucia, St Kitts e St Johns nas Caraíbas.
Construído
nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone, o BRITANNIA
fez a sua viagem inaugural a 14 de Maio de 2015. Das suas
características principais realce para as 143.730 toneladas de
arqueação bruta, 330 metros de comprimento, 38,4 metros de boca e
8,3 metros de calado. Possui 15 decks para passageiros. Em ocupação
normal pode transportar 3.611 passageiros que poderão chegar aos
4.324 em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por
1.350 elementos.
Igualmente
no dia 25 está programada no porto comercial desta cidade a escala
do BRAEMAR da companhia britânica Fred Olsen Cruises Lines, numa
escala englobada num itinerário de 16 noites de regresso à Europa
denominado “16 Nights Caribbean Retourn ”,
que se inicia em Bridgetown nos Barbados no dia 14 e que irá
terminar na cidade inglesa de Southampton no dia 30 do corrente mês.
Construido
nos estaleiros espanhois Union Navale de Levante em Valência em 1993
para a extinta Commodore Cruise Line como Crown Dynasty, foi
adquirido pela Fred Olsen em 2001 e renomeado com o actual nome.
Possui 24.344 toneladas de arqueação bruta, 195 metros de
comprimento, 22,5 metros de boca e 5,6 metros de calado. Tem
capacidade de transportar 989 passageiros em ocupação normal, sendo
a sua tripulação composta por 400 tripulantes.
Prevê-se
que no dia 26 seja um dia de muito movimento em Ponta Delgada
atendendo que neste dia estarão nesta cidade dois navios de
cruzeiros.
Realce
natural nesse dia para o regresso a Ponta Delgada do MSC DIVINA, uma
das mais modernas unidades da companhia italiana MSC Cruises, a maior
companhia de navegação privada do mundo.
Este
regresso a Ponta Delgada está englobado num interessante cruzeiro de
20 noites que se inicia na cidade norte americana de Miami no próximo
dia 14 de Março, e que engloba paragens em New York, Kings Warf nas
Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Málaga, Valência e Marselha,
terminando este cruzeiro em Génova no próximo dia 3 de Abril.
Construído
nos conhecidos estaleiros franceses de STX Europe em St Nazeire, este
impressionante paquete italiano iniciou a sua actividade em 2012. Das
suas principais características destacam-se as 137.936 toneladas de
arqueação bruta, 333,3 metros de comprimento, 37,9 metros de boca e
8,6 metros de calado. Em ocupação normal pode transportar até
3.274 passageiros que poderão chegar aos 3.959 em ocupação máxima,
sendo a sua tripulação composta por 1.313 elementos.
Pelo
que julgamos saber o navio vem com a sua ocupação total, o que com
certeza virá dar à cidade de Ponta Delgada e à ilha de São Miguel
um interessante movimento diurno e noturno.
O
outro visitante deste dia será o paquete AIDALUNA da conhecida
operadora alemã Aida Cruises que está a fazer um roteiro
transatlântico de 18 noites entre Montego Bay na Jamaica e a cidade
de Hamburgo, e que para além de Ponta Delgada inclui paragens em
Samana, Tortola e St. Maarten nas Caraíbas, La Coruna,Ferol,
Espanha, Le Havre, França e Dover nas ilhas britânicas antes da
chegada a Hamburgo.
Sobre
as suas características gerais, o navio mede 251,9 metros de
comprimento, 32,2 metros de boca e 7,3 metros de calado. Possui
69.200 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para receber
até perto de 2.050 passageiros em ocupação normal, sendo a sua
tripulação constituída por 634 elementos.
Para o dia 28 será a vez da cidade da Horta receber a escala de dois navios de cruzeiros, com natural realce para a escala inaugural do STAR PRIDE, da conceituada companhia Windstar Cruises cuja sede se situa na cidade norte-americana de Seattle, numa escala inserida num cruzeiro de 28 noites iniciado no passado dia 9 em San Juan de Porto Rico e terminando no próximo dia 1 de Abril em Lisboa. A apadrinhar esta primeira escala estará o MAGELLAN que no dia seguinte estará em Ponta Delgada.
As
escalas do mês em Ponta Delgada irão terminar no dia 29 quando o
terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do MAGELLAN
navio de cruzeiros da popular companhia inglesa C&MV, numa escala
integrada num cruzeiro de 19 noites que se inicia no próximo dia 15
de Março em Montego Bay na Jamaica e que comporta escalas em La
Romanana Republica Dominicana, Tortola, St Maarten, St Johns e
Barbados, todos nas Caraíbas, passando igualmente pela cidade da
Horta antes da chegada a Londres no dia 03 de Abril.
Construido
em 1985 nos estaleiros dinamarqueses de Aalborg Vaerft em Alborg para
a Carnival Cruise Line sob o nome de Holiday foi um dos mais
populares daquela operadora norte-americana, tendo operado durante
muitos anos em cruzeiros nas Caraíbas. Em 2010 passou a integrar a
frota da extinta operadora espanhola IberoCruceros, Com a integração
da mesma na Costa Cruceros o navio foi colocado à venda tendo sido
adquirido pela actual companhia no inicio de 2015.
Com
221,6 metros de comprimento, 28 metros de boca e um calado de 7,5
metros, o navio possui capacidade máxima de alojamento para 1794
passageiros e 714 tripulantes, sendo a sua arqueação bruta de
46.052 toneladas..
fotos : António Silva, António Simas, Google
texto : António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário