terça-feira, 30 de março de 2010

Memórias: MV Clipper Adventurer

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com e André Moura


Chegou esta segunda-feira às Portas do Mar um pequeno navio que fará dois cruzeiros pelas várias ilhas do nosso arquipélago. De facto, o Clipper Adventurer estará entre nós no período compreendido entre 5 a 20 deste mês, altura em que será possível, na maior parte das nossas ilhas, ter a oportunidade de apreciar mais um navio que foi construído para a ex União Soviética.


Categoria: **+
Operadora: Noble Caledonia
Contrutor: Brodogradiliste Titovo (ex Jugoslávia - hoje Croácia)

Ano de Construção: 1975
Tonegagem: 4,376 t
Comprimento:100m
Boca: 16,24m
Calado: 4,65m
Potência: 2H 2 MAN B&W x 3,884kw
Velocidade de serviço: 14 nós
Capacidade máxima de passageiros: 122
Elementos de Tripulação: 72
Oficiais: Russos e Europeus
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas

Foi na ex Jugoslávia, nos estaleiros Brodogradiliste Titovo, localizados na actual Croácia, que foram encomendados 8 navios com características muito específicas, entre eles o então Alla Tarasova, para uma das companhias estatais soviéticas, no caso a Murmansk Shipping, que se dedicava ao serviço costeiro de passageiros. Todos estes 8 navios foram baptizados com nomes de cantoras de ópera ou actrizes soviéticas famosas e destinavam-se a operarem em condições muito adversas, principalmente tendo por base a diversidade das rotas a que se destinavam como o Árctico, a Sibéria ou o Sul do Chile.
Em todos os barcos da série Mariya Yermolova, foi construída uma proa reforçada, própria para quebra-gelos, daí ter lhe sido atribuída a classe A-1 para mares gelados, o que não invalidou que o nosso próximo visitante ficasse encalhado no gelo no ano 2000, no mar Bellingshausen, na península oeste da Antárctida.

O então Alla Tarasova e agora Clipper Adventurer sofreu uma profunda remodelação em 1997-98, onde foram gastos cerca 11 milhões de euros com o objectivo de o adaptar a novas realidades inerentes à tipologia de cruzeiros de aventura. É precisamente nesta área que o Clipper Adventurer tem sido utilizado, ou seja em viagens muito específicas, diferentes das rotas tradicionais, onde acima de tudo se procura expedições a locais inóspitos, aventura, contacto directo com a natureza e vida selvagem.

O serviço a bordo é bom mas não existe aquele tipo de animação habitual nos cruzeiros comuns. Segundo a crítica avalizada, a animação que existe a bordo é o são convívio entre os entusiastas que se efectua no bar e salão.

Embora pequeno e com poucos passageiros, é uma escala importante, uma vez que promove todo o arquipélago e significa várias visitas a diversas ilhas na região. Neste sentido, devem as iniciativas destes operadores ser encarados de uma forma muito positiva e inclusive apoiadas com o intuito de cada vez mais promover o destino Açores.

Fotos de André Moura - 2010/03/29
Fotos Exteriores
Fotos Interiores e detalhes dos Decks
Posts do Blog Sergio@Cruises alusivos a este navio

2 comentários:

Paulo Costa disse...

Dia 30 de Março á noite (23h00), aproximou-se do Porto de Ponta Delgada uma dos veleiros Club Med, tendo-se afastado logo depois e seguido para sudeste. Alguém sabe o que se terá passado? O navio esteve mesmo muito perto da entrada do porto.

André Moura disse...

Boas tardes, eu tb vi aqui no site do projecto Climaat esse barco. Ou é o Club Med 2, WindSurf ou o Wind Spirit. Esteve em frente às portas do mar parado mas nao acostou.