quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Portos dos Açores anuncia escalas para 2010

A administração da Portos dos Açores anunciou esta quarta-feira as escalas de navios de cruzeiros previstas para os Açores em 2010. Estão previstas cerca de 50 escalas em Ponta Delgada, há algum tempo publicitadas aqui no blog após pesquisa e contributos dos leitores. De realçar apenas 1 ou 2 discrepâncias entre o que está publicado no blog e a lista agora lançada pela Portos dos Açores, nomeadamente uma escala do Saga Pearl II a 3 de Abril, a qual não encontro programada no site da Saga Cruises. Outra é a data da segunda escala do Clipper Adventurer, que penso ser a 13 e não a 14 de Abril, tendo em conta o itinerário disponível no site do armador. De qualquer forma, todas estas escalas estão sujeitas a alterações ou até mesmo cancelamentos por alterações ao itinerário ou por razões meteorológicas. 2010 promete ser um ano com visitas interessantes, destacando-se a repetição de visitas (quase anuais) de grandes cruzeiros como o Norwegian Gem, Independence of the Seas, Voyager of the Seas, Ruby Princess, Crystal Serenity, e estreias (salvo erro) de navios como o novíssimo Celebrity Equinox, o também recente MSC Poesia, Celebrity Eclipse (em construção), Star Princess, Norwegian Sun, Pacific Princess, entre outros.

Independence of the Seas em Ponta Delgada a 19/04/2009
Foto: André Moura
Fonte:
Ship Parade



Celebrity Equinox em Lisboa a 13/08/2009
Foto: Luís Miguel Correia
Fonte:
Ship Parade


Em termos de escalas, 2009 terminou com o já mencionado Saga Ruby (partiu ao final da noite de quarta-feira). O blog Sergio@Cruises publicou algumas fotos do leitor António Simas relativas a esta escala.

Boas Festas

Escalas Previstas para 2010 (Portos dos Açores)
Jornal Diário

18 comentários:

André Moura disse...

Bom dia Bruno, realmente essa do Saga Pearl II a 3 de Abril é estranha porque também nao encontro nada nesse sentido.
Aproveito para desejar ao Bruno e a todos os participantes deste blog um Feliz Natal, com tudo de bom que a vida tem!
Cumprimentos

André Velho Cabral Moura

cruzeiros disse...

São escalas importentes, onde se incluiem os maiores navios de crozeiro do Mundo, como é o caso do Independence of the Seas!
Comprimentos:
Jorge Ferreira

cruzeiros disse...

Caro amigo!
Dou-lhe os meus votos de um santo e Feliz Natal, e um prospero ano novo!
Que seja aquele ano que consiga alcançar todos os seusdesejos!
Comprimentos!
Jorge Ferreira

Antonio Silva disse...

Caro Bruno,
Bom dia e um Feliz Natal.
Só hoje tive oportunidade de entrar no blog e ler as novidades.
Na realidade na lista publicada pelos Portos dos Açores existem 2 ou 3 escalas e horarios que nao correpondem ao que vem publicitado nos diversos sites e agencias de cruzeiros.
A escala do Boudicca a 18 de Abril é impossivel em virtude de que naquela data o mesmo estar em Volos na Grécia.
Igualmente alguns horarios sao muito diferentes do que esta anunciado noutros sites.
Nas escalas de 2010 vou rever o MSC Poesia no qual viajei o ano passado no 5º cruzeiro do mesmo. Igualmente destaco a presença do Celebrity Equinox.
As fotos do Boudicca publicadas pelo Sergio Cruses nao sao minhas mas sim do Antonio Simas, outro apaixonado de barcos.
Um Bom Ano de 2010 cheio de properidades.
Cumprimentos
Antonio Manuel Silva

André Moura disse...

Boa noite, gostaria que alguem me confirmasse sff se o navio Alexander von Humboldt sempre nos vista a 29 e 30 de Abril. Nao vejo confirmação em alguns sites mais conhecidos mas na brochura online da Phoenix Reisen a visita consta a 29 de Abril de 2009 inicialmente a Vila do Porto e ainda nesse dia, pelas 20h, chega a Ponta Delgada, zarpando apenas no dia seguinte.
Aqui deixo o link que me coloca a duvida...cumps a todos.

http://www.ipaper.phoenix.coopmedia.de/phoenix_h/user/viewer.php

André

Bruno Rodrigues disse...

Andei a ver se encontrava escala para esse dia no site deles (http://www.phoenixreisen.com/) mas não encontrei. O site é complicado por ser apenas em Alemão.

Cumprimentos,

André Moura disse...

Um próspero ano de 2010 para todos os entusiastas deste blog, com muita saúde, paz, alegria e tambem com muitos navios de cruzeiro aqui na nossa região!

Feliz 2010!!!

André Moura

Bruno Rodrigues disse...

Caros "bloguistas", que 2010 seja um ano de muitos e bons desafios, recheados de felicidade! Já agora: que S.Pedro colabore em especial nos os dias de escalas previstas, para que não ocorram os (infelizmente) habituais cancelamentos!

À lista de escalas previstas foram adicionadas 4 (1 para 2010 e 3 escalas para 2011) "descobertas" pelo colega FranciscoM, a quem desde já agradeço. São escalas do Marco Polo e do Ocean Countess, ambos da Cruise & Maritime Voyages. Oxalá tenha oportunidade de actualizar esta lista mais vezes e sempre para adicionar escalas.

Feliz 2010 a todos.

Anónimo disse...

É realmente com muita pena que vejo o porto de Ponta Delegada com apenas 50 escalas de navios de cruzeiro(apesar de ser Madeirense), com uma obra magnifica que têm "as portas do mar" acho que merciam mais.O porto do Funchal para o ano de 2010 tem programado 338 escalas de paquetes, ainda por cima no porto diminuto que em muitos dias do ano por falta de espaço no porto os navos tem que fundear. Com os maiores comprimentos da madeira e feliz ano novo ai para os açores.

Antonio Silva disse...

Bom Ano Novo a todos os meus amigos deste blog.
De facto é uma pena só termos em Ponta Delgada meia centena de navios de cruzeiro em 2010. Penso que tal facto se deve a uma falta de politica dos reponsaveis na matéria e enquanto nao se mudarem mentalidades e nao se criar uma politica de insentivos para com as companhias de cruzeiro, continuaremos a estar limitados no numero de escalas. Basta ver o que fizeram os responsaveis em diversos portos das Ilhas britanicas que insentivaram diversos operadores, atribuindo-lhes subsidios e facilidades nas escalas para que os cruzeiros em redor das Ilhas Britanicas tivessem um considarável aumento.
Como só volto para Ponta Delgada no dia 11 vou perder as primeiras escalas do ano mas como consolaçao vou poder tirar fotos do novissimo Silver Spirit que amanha escala Portimao.
Como curiosidade devo referir que Portimao tem já programado 31 escalas durante este ano o que já começa a ser interessante e se concretizar-se a construçao de um novo terminal de cruzeiros com a consequente dragagem do rio Arade estas mesmas escalas poderao duplicar.
Bom Ano de 2010 com muitas fotos.
Antonio Silva

Antonio Silva disse...

Caro Bruno,
Descobri por acaso na lista de escalas para o Funchal em 2011 que o AidaAura escala o Funchal a 1 de Setembro de 2011 e segue para Ponta Delgada. Se for confirmada esta escala será mais uma porta que se abre. Recordo que a Aida Cruises é uma das maiores frenquentadoras do Funchal.
Tenho uma certa esperança que com a inauguraçao do terminal de cruzeiros do Funchal que tive o prazer de o vislumbrar ainda numa fase de construçao na escala que fiz em Agosto a bordo do Pacific Dream que se possam abrir outras rotas a partir da Madeira e que possam eventualmente englobar Ponta Delgada.
Para terminar, amnhã já nao vou ver o Silver Spirit que já se encontra em Lisboa, muito embora a sua escala em Portimao estivesse anunciada anteriormente.

Um abraço
Antonio Manuel Silva

Bruno Rodrigues disse...

Bom dia António,

Para já não consigo encontrar escalas para os navios Aida para essa altura, nos vários sites que conheço. Talvez daqui a algumas semana aparecem.

Um abraço

FranciscoM disse...

A escala da Aida parecem-me ser em viagem transatlântica para os EUA. A Hapag tambem voltará aos Açores em 2011 com o Bremen.

Nota-se de facto um regresso de várias companhias que já eram habituais nos Açores durante largos anos.Por isso os números de escalas continua a ser diminuto.

Bruno Rodrigues disse...

Boa noite,

Com base na previsão de escalas da Portos da Madeira, que prevê a saída do AIDAaura para Ponta Delgada, adicionei essa escala à lista do blog (estimando 2 dias de viagem).

Em relação ao Bremen, e após uma pequena pesquisa, não encontrei nenhuma escala em Ponta Delgada nos itinerários disponíveis para 2010, no site da Hapag-Lloyd (http://www.hl-cruises.com).

Cumprimentos,

FranciscoM disse...

A Hapag LLoyd no dia 14 de Dezembro lançou a antevisão de cruzeiros para os seus navios nos próximos anos, lá se inclui os Açores.

http://nlhost.de/pep/hlkf/171209.pdf

Antonio Silva disse...

Caros amigos blogistas,
Enquanto os barcos nao chegam a Ponta Delgada deixo-lhes um endereço com um simulador de barcos para entreter.
www.planetinaction.com/ships.htm
Espero que gostem.

Abraço
Antonio Manuel Silva

André Moura disse...

Saudações
mais dois links de interesse mas se calhar já vossos conhecidos:

http://www.seascanner.com/schiffe.php

http://www.kroooz-cams.com/nclindex.html

sao uteis para saber do posicionamento dos navios atraves de webcams e nao só.


Abraço

André Moura

André Moura disse...

Bom, mais uma surpresa no nosso porto, cá está o Arcadia da P&O sem que contassemos com a sua chegada...deve ter fugido ao mau tempo ou algo imprevisto do género.