quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2011: Assinalável Incremento do Turismo de Cruzeiros nos Açores

Texto e Fotos: Portos dos Açores


A atractividade dos portos portugueses tem vindo a merecer uma especial atenção por parte das grandes companhias de cruzeiro internacionais. O incremento do número de escalas nos últimos anos é claramente revelador desta tendência e as autoridades portuárias apresentam dados francamente positivos.

Os Açores enquadram-se nesta crescente dinâmica e, tendo em conta a previsão de escalas para o próximo ano de 2011, podemos afirmar que as expectativas são optimistas, com um crescimento global de cerca de 60 %, do número de navios a visitarem as 9 ilhas açorianas. Neste contexto, o terminal de cruzeiros “Portas do Mar” tem-se revelado um imprescindível trunfo para “conquistar” novas escalas.

Queen Elizabeth - 2011 começa e termina em grande com 2 escalas deste novíssimo navio

Com base nos anúncios de escalas para o próximo ano, até ao momento estão agendadas 108 escalas de navios de turismo de cruzeiro nos portos dos Açores. A confirmarem-se os referidos números, este segmento de mercado irá trazer à Região uma considerável mais-valia resultante não só do aumento das escalas em si, mas sobretudo pelos 40 % de crescimento do número de passageiros, algo verdadeiramente importante para a nossa realidade.

Numa perspectiva estatística, estes números sugerem uma média de visitas semanais de 2 navios, o que será um dado inédito nos Açores. Os meses de Abril, Maio e Outubro serão, com é habitual, as épocas de maior movimentação de paquetes de turismo nos nossos portos, resultado da época dos habituais reposicionamentos entre o continente americano e europeu. Assim, teremos 29 escalas em Abril, 30 em Maio e 14 em Outubro.
Embora seja esta a vertente dominante, salientamos que no próximo ano visitam o arquipélago 7 cruzeiros temáticos, numa perspectiva de destino e não apenas como ponto de passagem.

Voltamos a receber a visita das mais emblemáticas companhias de cruzeiros da actualidade, como sejam a P&O, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Cunard Line, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Fred Olsen, Holland America ou MSC. Outros armadores de renome continuam também nossos habituais visitantes.


No que concerne a novidades, o nosso grande destaque vai para o segundo dia do ano, quando o novíssimo Queen Elizabeth nos honrar com a sua estreia nos mares açorianos. Este navio, da lendária Cunard Line, inaugura e encerra a temporada de cruzeiros relativa a 2011, nos Açores. Relevo ainda para as estreias do Celebrity Equinox (9 de Maio), Norwegian Epic (14 de Maio) e Aida Aura (3 de Setembro). Neste último caso, trata-se da primeira visita ao arquipélago da famosa companhia de cruzeiros alemã, Aida Cruises.

Clipper Odyssey - Um bonito navio que fará um cruzeiro temático por várias ilhas Açorianas

Ao longo do ano ocorrerão estreias de navios como o Ocean Countess (9 de Janeiro), Star Flyer (15 de Abril), Sea Cloud II (17 de Abril), Star Clipper (22 de Abril), Seadream I (1 de Maio), National Geographic Explorer (8 de Maio), Clipper Odyssey (19 de Maio) e Kristina Katarina (21 de Maio).
Teremos ainda o regresso de armadores que durante algum tempo deixaram de frequentar a região, como sejam os casos da Hapag-Lloyd e da Classic International Cruises e logo com várias escalas cada.

 Europa - Um regresso em 2011 com escalas em Ponta Delgada e Madalena do Pico

O grupo Carnival Corporation é o que mais se faz representar nas nossas ilhas com 21 visitas, seguido do grupo Royal Caribbean, com 10. Por companhia, destacamos a Sea Cloud Cruise, com 12 escalas, a P&O e a Hapag-Lloyd Cruises, com 10, a Celebrity Cruises, com 6, a Zegraham & Eco Expeditions, com 6, a Kristina Cruises, Cruise & Maritime Voyages e Classic Internacional, com 5 e ainda a Princess Cruises e Norwegian Cruise Line, ambas com 4 escalas.
São Miguel será a ilha que irá receber maior número de visitas, com 63 navios, seguida do Faial, com 14 e da Terceira 12.

Em virtude desta conjugação de factores, no próximo ano, estimamos que mais de 90 mil turistas visitem o arquipélago. Particular destaque para o dia 14 de Maio de 2011, dia em que são esperados cerca de 7.000 mil passageiros a bordo do Norwegian Epic, do Crown Princess e do Celebrity Constellation. Se adicionarmos os respectivos tripulantes, teremos 10.000 mil visitantes em Ponta Delgada, num só dia!

 Norwegian Epic - Estará em Ponta Delgada pela 1ª vez a 14 de Maio

A confirmarem-se os anúncios de escalas, o ano que se avizinha poderá ficar marcado como patamar de referência para os próximos anos, reiterando a ideia de que a aposta na construção e melhoria das infraestruturas portuárias foram decisivas no potenciar o papel dos Açores junto de uma indústria em franco desenvolvimento e que ajuda a atenuar os efeitos da sazonalidade do turismo na Região.


Escalas previstas para 2011 (Azores Cruise Club)
Escalas previstas para 2011 (Portos dos Açores)

Sem comentários: