Texto: Azores Cruise Club
A MSC Crociere, mais conhecida como MSC Cruises, é uma companhia de cruzeiros italiana, integrada num grande armador designado Mediterranean Shipping Company, S.A.. Este grupo, que tem sede em Genebra, ocupa a segunda posição no mercado de transporte de carga contentorizada, o que demonstra a pujança que tem vindo a conseguir nos últimos tempos.
No que aos cruzeiros concerne, podemos afirmar que a MSC Crociere tem vindo a seguir a política de crescimento imposta no seio daquele grupo. Atente-se que falamos de uma empresa privada, que não está associada aos grandes dominadores do mercado mundial de cruzeiros como são os casos da Carnival Corporation ou da Royal Caribbean International.
Não obstante esta constatação, as evidências apontam para um significativo aumento da qualidade global da companhia e uma aposta clara em formar uma frota de navios modernos e apelativos, decorados interiormente de acordo com a tradição e o bom gosto italiano. Aliás, estamos perante a mais jovem frota de cruzeiros da actualidade, pois com excepção do MSC Melody, todos os restantes 10 navios foram construídos entre 2001 e 2010.
Tem sido um incremento deveras notável, quer nos elevados padrões de qualidade a bordo quer no serviço prestado e o resultado é que a MSC ocupava, em 2009, a 4ª posição de entre os líderes mundiais de cruzeiros, atrás apenas da Carnival Corp., Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Lines.
Fantástico, este percurso, dirão alguns! Facto é que uma companhia, fundada em 1995, cresceu rapidamente, ao ponto de atingir uma posição cimeira neste ramo. Se aquele ano marcou a fundação da MSC Crociere, não é menos verdade que as origens da mesma remontam à década de 60, mais precisamente na companhia italiana Flotta Lauro, também conhecida por Lauro Lines.
Não enveredamos pela análise exaustiva dos meandros da Flotta Lauro, pois muita haveria para escrever desde a sua fundação pelo multimilionário Achille Lauro, vamos sim procurar resumir a sua história a partir do momento em que foi adquirida pela MSC (1987) e designada Star Lauro.
É nesta fase, que a operação se cingia apenas a dois navios, o Achille Lauro e o Angelina Lauro – não confundir com o original paquete da Flotta Lauro e que ardeu em St. Thomas. O Achille Lauro também se destacou pelos piores motivos, uma vez que, em 1985, foi alvo de sequestro pela Frente de Libertação da Palestina e, mais tarde, em 1994, incendiou-se e acabou por afundar-se perto da costa da Somália, no Oceano Índico.
Coincidência ou não, este momento marcou uma viragem nos destinos da companhia, que em 1995, passou a designar-se MSC Crociere, retirando a conotação negativa que o nome Lauro já vinha a suportar e assumindo o nome do armador suíço.
Nesta fase, a recém-criada MSC Crociere possuía apenas 2 navios de cruzeiro, o Symphony e o Monterey, aos quais se juntou a primeira aquisição na era MSC, o Rapsody, ex Cunard Princess, da famosa Cunard Line. Outra aquisição para a frota italiana, deu-se quando o Melody, ex Atlantic, foi comprado, em 1996. Enquanto a frota era renovada, a área de operação era alargada e o movimento aumentava significativamente, ao ponto de, em 2003 e 2004, a companhia receber os seus primeiros navios de cruzeiro encomendados ao estaleiro francês Chantiers de L’Atlantique, no caso o MSC Lírica (foto abaixo) e o MSC Ópera.
Esta fase demonstrava o fim às aquisições de navios já com muito uso, doravante a política levada a efeito pela MSC era de apostar em navios novos, ou pelo menos quase, isto porque foram comprados dois navios a uma companhia que entretanto falira, a Festival Cruises. Foram os exemplos do MSC Armonia (foto em baixo) e MSC Sinfonia.
Em 2006, uma ocorrência significativa na frota de Sorrento, quando foi inaugurado o inovador MSC Música (foto abaixo), navio de grandes dimensões e requinte assinalável. Seguiram-se o MSC Orchestra, MSC Poesia e, neste ano de 2010, o MSC Magnífica.
Enganaram-se todos aqueles que julgaram que a MSC ficasse por aqui, uma vez que, em 2008, era inaugurado nos estaleiros Chantiers de L’Atlantique em França, o imenso MSC Fantasia, navio aclamado pela crítica internacional pelos seus padrões de qualidade e estética. No ano passado, foi integrado na frota o MSC Splendida, gémeo do Fantasia (ambos na foto seguinte).
O ACC soube, no próprio dia em que foi celebrado, do acordo entre a MSC e os habituais estaleiros franceses, para a construção de um terceiro navio da classe Fantasia. Este será baptizado MSC Fantástica!
Para além das comodidades habituais, os novos navios da companhia também possuem uma grande preocupação ambiental. São equipados com um sistema de reciclagem da água de bordo. Esta água é usada para a lavagem de maquinaria pesada e dos decks, bem como possuem um sistema de poupança de energia, onde um sistema controla electronicamente o consumo de energia do navio, bem como dos sistemas de ar-condicionado. Igual destaque para a criação de um clube de elite a bordo, o Yatch Club, disponível no MSC Fantasia e MSC Splendida, onde o passageiro disfruta de um verdadeiro tratamento de luxo.
Como curiosidade, gostaríamos de salientar ainda que todos os navios novos da MSC Crociere possuem a mesma madrinha, a actriz italiana Sophia Loren.
A empresa italiana tem como objectivo tornar-se líder do mercado, as evidências são de um franco crescimento e, cada vez mais, o seu leque de oferta é mais abrangente. Com preços muito apelativos, crianças até aos 18 anos grátis em grande parte dos cruzeiros e navios de inegável categoria, são predicados que solidificam aquelas intenções e fazem da MSC uma das companhias de eleição no mercado nacional e internacional.
Referências
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