segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Horta no LocalizaTodo

O porto da Horta, bem como o canal Pico-Faial a Este, porto da Madalena, uma parte do canal Pico-S.Jorge a Nordeste e costa sul do Faial e Pico, estão desde à alguns dias com cobertura pública AIS no conhecido LocalizaTodo. Esta é a primeira zona nos Açores a estar coberta pelo LozalizaTodo, graças ao esforço louvável do Sr. Altino Costa Goulart (rádio amador CU7AA). Estima-se, pelos navios captados nos últimos dias, que a cobertura abranja aproximadamente 20 milhas náuticas a partir do local da estação.


Automatic Identification System (AIS) é um sistema de monitorização de curto alcance utilizado em navios e Serviços de Tráfego de Embarcações (VTS). A convenção SOLAS (International Convention for the Safety of Life at Sea) da IMO (International Maritime Organization) requer que o AIS seja implementado a bordo de navios em viagens internacionais com 300 ou mais toneladas (GT) e todos os navios de passageiros independentemente do seu tamanho.

É possível agora seguir as passagens de navios em travessias transatlânticas, navios de passageiros da Transmaçor (e Atlanticoline na época alta), porta-contentores, cargueiros, veleiros, rebocadores, navios de cruzeiro.


Algumas localizações recentes:
Furnas MMSI 204708000
Cruceiro do Canal MMSI 204701250
Ilha de s Luis MMSI 204601240
CRUZEIRO DAS ILHAS MMSI 204701240
EBERHART ESSBERGER MMSI 255930000
SETE CIDADES MMSI 263755000

De recordar que toda a região tem cobertura AIS por parte das entidades oficiais, no entanto essa informação não está (infelizmente) disponível ao público (projectos MACAIS e REDAIS).
Setúbal, Lisboa e Leixões são as outras zonas de Portugal actualmente cobertas no LocalizaTodo.

Um agradecimento especial ao Manuel Bettecourt a António Sáez (O Porto da Graciosa) pela partilha desta interessante informação.


Referências:

Sem comentários: