domingo, 5 de dezembro de 2010

Portos dos Açores prevêem mais de 130 escalas de navios de cruzeiros em 2011


"No próximo ano, e com base nos dados até agora confir­mados, estão programadas mais de 130 escalas para toda a Região dos Açores. Por via disso, no próximo ano, "esperamos que mais de 90 mil turistas visi­tem o arquipélago, anunciou à Viajar, Carlos Adalberto da Silva, presidente do Conselho de Administração dos Portos dos Açores. 0 turismo de cruzeiro tem sido uma mais-valia para a Região e, de acor­do com Carlos Adalberto Silva, em S. Miguel é mais notório, por via do maior número de visitas, porte dos navios e condições oferecidas. "Os recentes investimentos governa­mentais vão ao encontro da tendên­cia global de querer proporcionar às companhias de cruzeiros e aos turistas o melhor serviço, uma maior comodidade e um leque alargado de oportunidades para a cidade e ilha", referiu.


A previsão de escalas para 2011, segundo o executivo, "ultrapassa as expectativas mais optimistas, uma vez que, com as confirmações obtidas até ao momento, podemos constatar um aumento de cerca de 40% ao verificado até ao final de 2010". Carlos Adalberto da Silva indicou ainda que esse evidente acréscimo no número de visitas de navios de turismo de cruzeiro "reflectir-se-á num aumento de cerca de 45% no número de passageiros em trânsito, uma outra mais-valia muito signifi­cativa".


O Presidente do Conselho de Administração dos Portos dos Açores exemplifica essa tendência de cres­cimento, indicando que só no dia 14 de Maio de 2011, no sábado da semana que antecede as grandes festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, são esperados cerca de 7.000 mil passageiros a bordo dos navios Norwegian Epic, Crown Prlncess e Celebrity Constellation, que adicionados os respectivos tripu­lantes, estarão 10 000 mil visitantes em Ponta Delgada e num só dia. E acrescenta que, "numa perspectiva global, todos beneficiamos com a passagem destes navios de cruzeiro na Região, uma vez que se geram novas dinâmicas, quer públicas, quer privadas no apoio e complemento da logística inerente". Neste caso, conforme disse, o comér­cio local tira dividendos, bem como os agentes de navegação e as agências de viagens. Igualmente, as excursões em terra, um dos principais motivos das escalas, geram receitas conside­ráveis, sem esquecer as empresas que organizam actividades relacionadas com o mar e o turismo de natureza.

Mais uma vez, "podemos realçar neste âmbito a cada vez maior qua­lidade de serviços prestados a este nível, reconhecidamente de categoria e eficácia", considerou o executivo.



IMPORTÂNCIA DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE PONTA DELGADA

Carlos Adalberto da Silva destaca que "desde da entrada em funciona­mento do novo Terminal de Cruzeiros no empreendimento das Portas do Mar, tem sido notório um gradual aumento da frequência de escalas no principal porto de cruzeiros dos Açores, pois este tem possibilitado realizar todas as operações e logís­tica inerentes de uma forma clara­mente mais eficaz". 0 ano de 2008 foi o inicio do incremento de visitas dos navios de cruzeiro, que se veio a confirmar já neste ano de 2010. 0 novo terminal de Ponta Delgada tem sido reconhecidamente elogia­do pelos diversos agentes envolvidos nesta indústria de cruzeiros. Neste sentido, "temos recebido opiniões de excelência pelas condições proporcio­nadas aos navios, pela diversidade de oferta comercial e de entretenimento, sem esquecer a tão apreciada gastro­nomia", disse Carlos Adalberto da Silva, realçando que "os turistas elo­giam a sua eficácia, pelo facto de estarem mesmo no centro da cidade e de terem um vasto leque de infra- estruturas que lhes proporcionam a maior comodidade". Efectivamente "ao analisarmos o mercado interna­cional, é notória a preocupação dos portos europeus e americanos em dotarem-se cada vez mais de infra- estruturas e logística capazes de res­ponder mais e melhor às exigências que este tipo de indústria envolve". Em 2008, as Portas do Mar foram considerado o terceiro melhor "Porto do Ano" na "Seatrade Insider Cruise Awards 2008. Já em Janeiro deste ano de 2010, este Complexo Turístico/Terminal de Cruzeiros também foi premiado com o l." Prémio "Novos Projectos Públicos" em Portugal, distinguindo os projectos de interesse turístico que contribuíram significa­tivamente para qualificar a oferta e reforçar a actividade do destino.


Finalmente, em Setembro de 2010, o empreendimento Portas do Mar, também foi nomeado para o Prémio ES PO, juntamente com os portos de Amesterdão, Antuérpia, Helslnki, Koper e Marselha. Para o presidente do Conselho de Administração dos Portos dos Açores, os vários prémios e nomeações obtidos "são o verdadei­ro eco desta clara aposta na eficácia e dinamismo turístico desenvolvida na Região"."


Sem comentários: