quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Memórias: Saga Ruby



Contrariamente ao que estava previsto, tudo aponta para que amanhã a escala do Saga Ruby seja feita em Ponta Delgada, em vez de o fazer na Praia da Vitória, em virtude da previsão de condições meteorológicas adversas naquela ilha. Resta saber onde será feita a escala no próximo dia 30 de Dezembro, quando regressar desta viagem às Caraíbas.


Categoria: ****
Companhia: SAGA Group
Operadora: SAGA Cruises
Construtor: Swan Hunter, Wallsend on Tyne (Inglaterra)
Designações anteriores: Vistafjord, Caronia
Ano de Construção: 1973
Tonelagem: 24,492 t
Comprimento: 191m
Boca: 25m
Calado: 8,2m
Potência: 2x Diesel-Electric 17,900 kW
Velocidade de serviço: 18 nós
Capacidade máxima de passageiros: 661
Elementos de Tripulação: 380
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Premium
Bandeira: Valleta, Malta



Este magnífico navio foi construído em 1973, nos estaleiros Swan Hunter, em Wallsend on Tyne, Inglaterra, tendo começado a sua actividade como Vistafjord, navio que pertencia à companhia Norwegian America Line (Den Norske Amerikalinje A/S), para realizar a carreira entre Oslo e Nova Iorque.

 
Em 1980, já ao serviço da companhia Norwegian American Cruises, o Vistafjord, juntamente com o Sagafjord, passou exclusivamente a realizar cruzeiros. Três anos mais tarde, foi comprado pela Cunard mantendo a sua designação e função até 1999, altura em que foi profundamente remodelado e inclusive, renomeado Caronia.


Em 2004 foi vendido para a Saga Shipping, tendo sido submetido a nova reformulação e baptizado com a sua actual designação, Saga Ruby. Entrou ao serviço do seu actual armador em 2005 e, desde então, realiza uma série de itinerários específicos a partir de Inglaterra, destinados basicamente ao mercado britânico, na faixa etária acima dos 50 anos.


Relevo também para o facto que esta foi a última construção realizada no Reino Unido de um barco deste género, uma vez que, desde então, os grandes construtores navais passaram a ser os italianos, franceses, alemães e finlandeses, que assim, tiraram o domínio britânico de décadas nessa área.


Se tivermos em conta, que nos nossos dias deparamo-nos com alguns navios de cruzeiro com formas mais ao estilo “caixote” ou hotel flutuante, contemplar o Saga Ruby é recordar uma época, já distante, que deixou muitas saudades, uma vez que os navios de então apresentavam uma elegância e glamour difíceis de igualar actualmente.


Em 2011, o Saga Ruby regressa aos Açores com duas escalas em Ponta Delgada em Abril e Novembro, e uma na Praia da Vitória em Novembro.

Sem comentários: