sábado, 22 de março de 2014

Revista Cruzeiros - Nº 12

Texto: Luis Filipe Jardim


O primeiro navio de 2014 faz manchete na nova edição da CRUZEIROS. O Norwegian Getaway, inspirado na cidade capital dos cruzeiros, Miami, é o primeiro de seis navios novos que entram ao serviço em 2014.

As novas unidades deste ano que incluem paquetes como o Regal Princess, Costa Diadema e Quantum of the Seas são também tema de outro artigo da presente edição. Os dez anos de viagens do Queen Mary 2 são também chamada de capa da revista CRUZEIROS nº 12, num artigo com alguns dados de uma década de serviço e de antevisão às viagens deste ano do navio-almirante da Cunard, construído em Saint Nazaire.

Esta cidade francesa leva-nos também a um artigo sobre os estaleiros STX France que voltam a construir o maior paquete do mundo, desta vez o terceiro navio da classe Oasis of the Seas.

O posicionamento, pela primeira vez, na Europa dos dois gigantes da Royal Caribbean são também tema de capa. A estreia europeia é a razão de um brinde aos leitores da CRUZEIROS. Ao comprar esta edição tem direito a um desconto por cabine de 100 euros na agências Halcon Viagens, na reserva do cruzeiro do Oasis of the Seas, partida de 13 de Setembro de 2014, de Barcelona.

Não perca também nesta edição viagens por destinos de cruzeiros e portos como o Brasil e o Dubai ou um artigo histórico sobre o Saga Ruby, ex-Vistafjord, que este ano se transformará num hotel flutuante na Birmânia.

A revista CRUZEIROS pode ser adquirida em banca ao preço de capa de 3,90 euros, ou por assinatura (Portugal 14,50 € Brasil 30 €, Europa 25 € e restantes países 35 € ).



quinta-feira, 20 de março de 2014

MEMÓRIAS DO PASSADO

Vários navios transportaram emigrantes dos Açores para o Canadá, Os irmãos "Saturnia" e Vulcania", o "Homeland", o "Olímpia", o "Queen Frederica" entre outros. Mas este da foto, o "Nea Hellas", (Nova Grécia), menos recordado, é capaz de ter sido o que mais gente levou para o Novo Mundo. Construído em 1922 para uma companhia inglesa com o nome de "Tuscania" foi vendido em 1939 à Greek Line. Com 16.991 G Tons foi na altura o maior navio de passageiros daquele pais. Com a eclosão da 2ªGuerra passou para os ingleses, sobreviveu ao conflito e voltou a hastear a bandeira grega depois da guerra, 



Em 1955 mudaram~lhe o nome para "New York", sendo desactivado em 1959. Fazia sempre a mesma rota. Saía de Piréus na Grécia, para escalar depois Génova, Gibraltar, Ponta Delgada, Halifax e Nova York( por vezes tocava em Lisboa). Só no ano de 1954 fez 9 viagens naquele percurso, transportando numerosos emigrantes de vários países. Por isso lhe chamavam "O barco dos sonhos".
A estatística mostra que na década de 50 saíram para o Canadá 17.114 portugueses, grande parte oriundo dos Açores. No ano se 1960 sabe-se que partiram do arquipélago 7.010 pessoas, 3.069 para os EUA, 3.539 para o Canadá e 402 para a Bermudas.

foto   : Manuel João Botelho
texto : Autor desconhecido 

domingo, 9 de março de 2014

OCEANA em Ponta Delgada



Tal como estava programado Ponta Delgada recebeu hoje pela segunda vez no corrente ano a visita do paquete "OCEANA" da operadora P&O, pertença do grupo Carnival UK.


A escala no nosso porto foi a última do cruzeiro de 28 noites que levou aquele paquete até a algumas das mais famosas ilhas das Caraíbas.


O OCEANA estevE atracado nas Portas do Mar entre as 09H30 e as 18H00, altura em que prosseguiu a sua viagem com destino a Southampton, porto final deste itinerário.


O OCEANA voltará a Ponta Delgada no próximo ano, estando a primeira escala marcada para o dia 6 de Janeiro num cruzeiro com as mesmas características do actual.


                                    
fotos : António SImas, Carlos Carvalho e Eduardo Wallenstain
texto : António Silva

sexta-feira, 7 de março de 2014

OCEANA regressa no domingo a Ponta Delgada

                           

Proveniente de St.John’s,na ilha de Antigua, o navio de cruzeiros Oceana, do armador Carnival UK, visita novamente  Ponta  Delgada  no próximo domingo, dia 9 de Março, no final de um cruzeiro de 28 noites, durante o qual os passageiros tiveram oportunidade de efectuar mais um périplo por algumas das afamadas das ilhas das Caraíbas.
Com 1933 passageiros a bordo, maioria dos quais britânica, aquele paquete é aguardado em Ponta Delgada pelas 09:30 horas e estima-se que  cá permaneça até às 18.00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.


Construído nos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone, Itália, foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca. Dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O e designado Oceana. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações, situação que, acrescente-se, ainda hoje se mantém.



Como principais características, salientamos os seus 261 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,9 metros de calado, possui 77,499 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2200 hóspedes com 890 tripulantes. Possui 10 decks de passageiros, com 975 cabines, 603 com vista para o exterior e 372 interiores.


O Oceana tem já agendadas 2 escalas em Ponta Delgada em 2015, a primeira das quais a 6 de Janeiro.

fotos : António Silva
texto : André Moura