segunda-feira, 31 de março de 2025

NATIONAL GEOGRAPHIC ENDURANCE nos Açores em 3 itinerários por algumas ilhas.

  
Um dos grandes destaques das escalas neste mês de Abril será o regresso aos Açores do National Geographic Endurance. um dos luxuosos navios de expedição da National Geographic/Lindblad Expedition, para no nosso arquipélago efectuar três itinerários, contemplando escalas em sete das nossas ilhas.
A presença deste luxuoso navio de expedição vem mais uma vez a crescente interesse que o nosso arquipélago tem vindo a adquirir junto das operadoras de cruzeiros de expedição.
O interesse que os navios da National Geographic despertam junto de um tipo de passageiros que gostam de natureza é mais um ponto a nosso favor junto desse tipo de passageiro, fazendo com que o arquipélago esteja a crescer junto destas mesmas operadoras.
Construído em 2021, o National Geographic Endurance é um navio de expedição da ultima geração e especialmente construído para navegar em todos os recantos do planeta.

O National Geographic Endurance tem capacidade de alojar 138 passageiros nos seus espaçosos e luxuosos 71 camarotes, incluindo 2 camarotes individuais recém-adicionadas. Todas as acomodações são voltadas para o exterior e têm grandes janelas ou varandas, banheiros privativos, controle climático individual, Wi-Fi e um centro de comando de expedição com tablets e "docking station" para dispositivos móveis/USB.

O navio transporta uma frota de Zodiacs, caiaques, raquetes de neve e esquis cross-country, bem como equipamentos sofisticados que permitem ao especialista submarino presente, o acesso exclusivo e a capacidade de compartilhar o mundo subaquático. 
As áreas públicas incluem um lounge com bar, uma academia, um estúdio de ioga. banheiras de hidromassagem ao ar livre, saunas com vista para o mar, uma biblioteca, spa e instalações de última geração para filmes, apresentações de slides e estúdio fotográfico.
Em termos gastronómicos o navio disponibiliza dois restaurantes com culinária local e sustentável, além de uma "chef table" para refeições privadas em pequenos grupos. 
Os serviços incluem um médico, um fotógrafo da National Geographic, um instrutor de fotografia e um cronista de vídeo certificado pela Lindblad-National Geographic, um especialista em bem-estar, disponibilizando também  serviço de lavandaria e cibercafé.
Este primeiro itinerário inicia-se no dia 2 em Ponta Delgada, aonde embarcam os seus passageiros, prosseguindo com escalas na ilha do Pico no dia 3, Velas no dias 3 e 4, Horta no dias 4,5 e 6, Graciosa no dia 6, Angra do Heroísmo no dia 7 e Vila do Porto no dia 8, acabando este cruzeiro no dia 9 em Ponta Delgada, aonde depois do desembarque e embarque de novos passageiros irá partir no dia 9 para idêntico itinerário.
Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores pela CMJ Rieff, agentes da National Geographic nos Açores, este luxuoso navio de expedição tem a sua chegada agenda para as 19H00 desta terça-feira dia 1, e irá partir com destino ao Cais do Pico no dia 2 pelas 18H00. 

fotos ; David Rodrigues, José Resendes, José Carlos Pereira, Katlen Rita, NG/LE
texto : Azores Cruise Club

domingo, 30 de março de 2025

BRITANNIA AMANHÃ EM PONTA DELGADA COM 3.570 PASSAGEIROS

Com a chegada da Primavera diversas operadoras começam a reposicionar alguns dos seus navios na Europa para a temporada de verão. Nesta altura os Açores costumam a receber diversos navios que no nosso arquipélago encontram uma paragem quase obrigatória depois de estarem a atravessar o Atlântico com 5 ou 6 dias de viagem.
É o caso do BRITANNIA da operadora inglesa P&O, que está a realizar um cruzeiro de 14 noites que liga Bridgetown nas Caraíbas a Southampton, porto base daquele navio na Europa, com escalas para além de Ponta Delgada, Castries em Sta Lucia, Basseterre em St Kitts e St Johns na Antigua. 
Construído nos estaleiros Fincantieri, o Britannia tem capacidade para acomodar 3611 passageiros em ocupação normal e cerca de 1390 tripulantes. Possui 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70,77 de altura e 8,3 de calado e disponibiliza 15 decks para passageiros. A sua arqueação bruta é de 141.000 mil toneladas.
O navio dispõe de 1837 cabinas, e foi na altura a primeira vez que um navio da P&O Cruises disponibilizava apenas camarotes com varanda privada. Das quais 64 são suites ultra-luxuosas e camarotes interiores, dos quais 27 são alojamentos individuais. Este imponente navio foi batizado pela Rainha Elizabeth em Southampton  a 10 de Março de 2015, sendo na altura o maior navio de cruzeiros alguma vez mandado construir para o mercado britânico de passageiros até à chegada do Iona da mesma operadora.
A bordo, estão disponíveis áreas únicas e exclusivas. Por exemplo a gastronomia a bordo conta com chefes como James Tanner, Antonio Carluccio, Paul Rankin e Pierre Koffman. Ainda no mundo da gastronomia, o conhecido especialista em doçaria Eric Lanlard tem a sua própria pastelaria a bordo, e o conhecido chefe de cozinha Marco Pierre White tem igualmente o seu próprio restaurante a bordo, sendo que esta área já existia igualmente a bordo dos navios Azura e Ventura da mesma companhia.
Relativamente a mais áreas do navio, destaque para o teatro com capacidade para 936 lugares, bem como 4 piscinas, uma piscina dedicada aos mais jovens. Também destacável, mas no exterior do navio, é a “Union Flag” a bandeira britânica que está desenhada na proa do navio e que mede 94 metros de comprimento.
O design exterior do navio Britannia anunciado e com inicio de construção em 2013. seguiu os traços do navio Royal Princess, entregue em 2013 à Princess Cruises, sendo que o Britannia está vocacionado para os gostos do mercado de passageiros britânico.
Tal como o refere a sua operadora P&O Cruises, o Britannia é um navio inspirado pelo passado, mas desenhado para o futuro.
Segundo os dados disponibilizados pela JUL da Portos dos Açores o Britannia transporta neste cruzeiro 3.570 passageiros e 1.345 tripulantes e a sua chegada a Ponta Delgada pelas 07:00 horas desta segunda feira, devendo zarpar cerca das 17:00 horas com destino a Southampton.

fotos : António Silva, António Simas, P&O
texto : António Silva/Azores Cruise Club

sábado, 29 de março de 2025

DOIS NAVIOS DE CRUZEIROS EM PONTA DELGADA COM MAIS DE 5.000 VISITANTES



É já amanhã que Ponta Delgada  irá receber a visita de dois luxuosos e interessantes navios de cruzeiros que entre passageiros e tripulantes trará á nossa ilha mais de 5.300 visitantes.


No terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá atracar o luxuoso navio de cruzeiros CELEBRITY ECLIPSE, um dos navios da Solstice Class da conceituada companhia Celebrity Cruises, empresa “premium” do grupo Royal Caribbean International.


Esta escala em Ponta Delgada está incluída num itinerário transatlântico de 12 dias iniciado no passado dia 22 em Fort Laudardale e que irá terminar em Southampton no próximo dia 03 de Abril, com passagens em Kings Wharf nas Bermudas e Ponta Delgada.

Foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em 2010, sendo o seu custo de 750 milhões de dólares. Possui 15 Decks, dos quais 14 são públicos, sendo 6 destinados aos alojamentos dr diversas categorias


Apresenta 121.878 toneladas de arqueação bruta, 317 metros de comprimento, 36,9 metros de boca e 8,3 metros de calado. Em ocupação normal possui alojamento para 2.850 passageiros, sendo a sua tripulação composta por cerca de 1.000 elementos. Neste cruzeiro o Celebrity Eclipe transporta 2.533 passageiros e 1217 tripulantes.


No que diz respeito à gastronomia o navio dispõe de diversos restaurantes capazes de agradar a diversos paladares, Saliente-se o seu restaurante principal Moonlight Sonata Restaurant  que se estende por dois pisos, o Murano dedicado à cozinha francesa, Bistro on Five, o Qsine e o Blu, restaurantes complementares de especialidades diversas.


Como espaços exteriores salienta-se as 2 piscinas e respetivos jacuzis, assim como o Kid´s Club e X-Club, estes dedicados aos mais novos e o Jogging Track.

Como entretimento o navio dispõe do Eclipse Theatre, um fabuloso teatro com capacidade para 1.115 pessoas, o Eclipse Atrium dedicado aos principais momentos musicais e a Galleria Boutique aonde se encontram espalhadas diversas lojas e boutiques. 


Segundo informação disponibilizados na JUL da P dos Açores, o navio tem a sua chegada reservada para as 07H00 e deverá partir pelas 18H00 com destino a Southampton.


O segundo navio a visitar Ponta Delgada será o  SPIRIT of ADVENTURE, um dos dois navios que compõem atualmente a aclamada operadora britânica Saga Cruises.
 
Este escala em Ponta Delgada é a primeira de um interessante cruzeiro  denominado “14 days Round trip Portugal and the Azores” e que contempla para além de Ponta Delgada escalas nas cidades de Horta e Praia da Victoria no nosso arquipélago e igualmente nas cidades do Funchal, Lisboa e Leixões.


Tal como o seu irmão gémeo Spirit of Discovery, este é um navio de média dimensão, aonde é privilegiado o requinte e conforto de todos as suas áreas publicas, aliado a uma excelente gastronomia oferecida pelos seus 6 restaurantes. Temos que nos lembrar que esta companhia é destinada a um publico acima dos 50 anos, de bom poder económico e apreciador de roteiros inovadores.


Este luxuoso navio  foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburgo, na Alemanha, e foi apenas o segundo navio construído para aquela companhia, atendendo que até aquela data todos os navios da Saga Cruises eram navios adquiridos em segunda mão. Embora tenha sido concluído em Setembro de 2020, a pandemia que tudo alterou, adiou a sua estreia para 26 de Julho de 2021.


O navio tem como principais características 236 metros de comprimento, 31 metros de boca, 7,4 metros de calado, 58,250 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 999 passageiros e 505 tripulantes.  Possui 14 Decks de áreas publicas das quais 6 destinadas à instalação dos 554 luxuosos camarotes. Neste inovador itinerário o navio tem a bordo 961 passageiros e  509 tripulantes


Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada a Ponta Delgada agendada para as 08H00, estando a partida com destino à cidade da Horta marcada para as 17H00.

fotos : Luis Anselmo, António Silva, C Cruises
texto : António Silva/Azores Cruise Club






terça-feira, 25 de março de 2025

BALMORAL EM CRUZEIRO TRANSATLÂNTICO


O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe na próxima 5ª feira, dia 27 a escala do navio de cruzeiros  BALMORAL, um dos navios que integram a popular operadora britânica Fred Olsen Cruise Lines.                       
                                
Esta paragem em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 23 dias iniciado no passado dia 09 do corrente mês em Puerto Limon na Costa Rica, e para além desta paragem na nossa cidade contemplou escalas em Cozumel no México, Belize, Roatan Island nas Honduras, Kingston na Jamaica e Hamilton na Bermuda.
O navio foi construído pelos famosos estaleiros alemães de Meyar Werft em Papenbourg em 1988 para a Royal Cruise Line. Em 2007 foi vendido à atual companhia tendo sofrido nessa altura importantes alterações aonde se destaca a inclusão de uma nova secção de 30 metros, facto que permitiu o aumento da sua capacidade de passageiros. 
Em Dezembro passado sofreu novamente uma profunda remodelação nos seus interiores com a substituição de todo o mobiliário e a criação de novos e apelativos espaços públicos.
                               
Possui 43.537 toneladas de arqueação bruta e tem como dimensões 217,9 metros de comprimento, 28,2 metros de boca e 7,25 metros de calado.  Tem capacidade para alojar até 1,340 passageiros e 500 tripulantes. Neste itinerário o navio tem a bordo 706 passageiros e 566 tripulantes.
Segundo os dados disponibilizados na JUL dos Portos dos Açores o Balmoral tem a sua chegada a Ponta Delgada agendada para as 07H00 e deverá soltar amarras pelas 18H00 com destino a Shouthampton.
fotos : António Silva, Fred Olsen F Group
texto : António Silva/Azores Cruise Club

sexta-feira, 21 de março de 2025

DOIS NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM MAIS DE 5600 VISITANTES A PONTA DELGADA NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA



O próximo fim de semana irá trazer a Ponta Delgada dois interessantes navios de cruzeiros, um dos quais estará na nossa ilha pela primeira vez. 

Assim  no sábado, dia 22 o terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber a escala inaugural do CARNIVAL SPIRIT, o primeiro navio da Spirit Class a ser construído para a Carnival Cruise Lines, uma das maiores companhias de cruzeiros a nível mundial e a mais popular nos Estados Unidos.

Esta escala está inserida num itinerário transatlântico de 13 noites iniciado no passado dia 16 em Barcelona e que, para além de Ponta Delgada contempla paragens em Málaga, Cádis e Kings Wharf nas Bermudas, antes da sua chegada a Miami no próximo dia 30 do corrente mês. 

O Carnival Spirit foi construído nos estaleiros Kvaerner Masa Yards em Helsínquia na Finlandia em 2001. Possui 292 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8 metros e tem 88500 toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade para alojar 2124 passageiros em ocupação normal que poderão chegar aos 2680 em ocupação máxima. A sua tripulação é constituída por 930 elementos. O navio disponibiliza 12 Decks de áreas públicas, 6 dos quais aonde se situam os 1062 camarotes, divididos por 50 suites, 634 com varanda, 171 com janela e 214 interiores.
Tal como todos os navios da companhia, o Carnival Spirit é um navio alegre com um ambiente muito "american Style". Desde logo os seus interiores são muito coloridos mas possuidores de algumas obras, bem como detalhes arquitetónicos Egípcios. O arquiteto de interiores da Carnival Joe Farcus, escolheu “Creative Spirit” como tema do navio. 
O Carnival Spirit oferece 16 bares e lounges, 3 piscinas e 4 jacúzis. Segundo o lema da companhia os passageiros da Carnival vêm a bordo prontos para festas e entretenimento durante todo o dia. O navio dispõe igualmente de um centro infantil muito bem equipado, chamado "Camp Carnival's Fun Club", que tem atraído muitas famílias com crianças de todas as idades.
No que diz respeito à gastronomia o navio dispõe de um grande restaurante de 2 pisos chamado Empire Restaurant, mas para refeições mais casuais dispõe do "La Playa Grille Lido Buffet" ou o "Nouveau Staekhouse. Existem igualmente outros restaurantes de especialidades, oferecendo um conjunto muito interessante de ofertas gastronómicas. 
Segundo os dados disponibilizados pela ABC, agentes da Carnival nos Açores este paquete tem a bordo 1.928 passageiros e 979 tripulantes, estando a sua chegada marcada para as 06H30 e a partida com destino ás Bermudas agendada para as 16H00.

No domingo será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a escala do navio de cruzeiros QUEEN VICTORIA, um dos navios da conceituada operadora britânica Cunard Line.

Esta paragem de 36 horas em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro transatlântico de 78 noites com destino á América do Sul, com paragens na costa leste e oeste aquela continente, contemplando igualmente escalas nas Caraíbas, Flórida e Bermudas. De salientar que o navio escalou a Praia da Victoria a 13 de Janeiro passado no inicio deste mesmo itinerário.
O Queen Victoria foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone, tendo sido  inaugurado em Dezembro de 2007, sendo a sua madrinha a duquesa de Cornwall.

Apresenta 294 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 7,9 metros, possui 90.000 toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 12 decks para passageiros, aonde se situam os 1035 camarotes e tem capacidade para alojar 2050 passageiros e 1050 tripulantes, 

Este luxuoso paquete é praticamente idêntico ao Queen Elizabeth, ambos evoluções da Vista Class, embora tenha menor arqueação bruta. A Cunard continua a ter no Queen Mary II a sua principal referência, sendo considerado, por isso, o navio-almirante da companhia britânica, mesmo depois da entrada ao  serviço do Queen Anne.

Apesar de pertencer ao grupo americano Carnival Corp., o requinte britânico está presente em todos os recantos deste paquete. Outrora um dos maiores armadores mundiais, a Cunard Line concebeu o interior do Queen Victoria com uma assinalável mestria, onde se combinam conforto, elegância e luxo. Viajar neste navio permite por exemplo aos seus hóspedes desfrutarem do magnífico Grand Lobby, um átrio que impressiona pela sua sumptuosidade, ou de áreas como o luxuoso Royal Court Theatre, o salão de baile Queen’s Room, a zona de compras Royal Arcade, onde podemos encontrar uma loja Harrod´s, o Comodore Club, o Golden Lion Pub ou o acolhedor Winter Garden.


Ao nível da restauração, é assinalável a imensidade de locais, bem como a requintada decoração e ambiência dos mesmos. Neste contexto, natural destaque para o principal restaurante Britannia e ainda para Todd English Restaurant, Princess Grill e Queen’s Grill, três locais de frequência obrigatória. 

Em relação às demais comodidades aquele luxuoso paquete disponibiliza 2 piscinas, 5 jacuzzis, Casino, Health Club/SPA.


Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores o navio tem a bordo 1.798 passageiros e 965 tripulantes, estando a sua chegada agendada para as 05H30 e a partida com destino a Southampton marcada para as 17H00 de segunda-feira.

fotos : António Silva, Carlos Carvalho, CCL, Cunard, Google
texto : Azores Cruise Club