domingo, 31 de março de 2024

2 NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM MAIS DE 7500 VISITANTES A SÃO MIGUEL AMANHÃ DIA 1 DE ABRIL


Com a chegada da Primavera diversas operadoras começam a reposicionar alguns dos seus navios na Europa para a temporada de verão. Nesta altura os Açores costumam a receber muitas escalas de  navios que no nosso arquipélago fazem uma paragem depois de alguns dias de navegação,


Assim, estão programadas para o mês de Abril 46 escalas em alguns portos do arquipélago, a maioria das quais em travessias “eastbound” mas, igualmente através dos primeiros cruzeiros temáticos que nesse mês virão ao arquipélago com diversas escalas em muitas das nossas ilhas.

Para Ponta Delgada estão agendadas 26 escalas, que se iniciam já amanhã dia 1 de Abril,  com a previsão de chegada de dois navios de cruzeiros,  que globalmente irão trazer a São Miguel mais de 7500  visitantes entre passageiros e tripulantes. Inicialmente estavam previstas a presença de três navios mas o Celebrity Constellation cancelou ontem a sua escala por causa do mau tempo em rota.


Um dos nossos visitantes será o imponente BRITANNIA da operadora inglesa P&O. Este mediático navio está a realizar um cruzeiro de 14 noites que liga as Caraíbas ao Reino Unido, mais precisamente Bridgetown a Southampton, com escalas igualmente em Castries em Sta Lucia, Basseterre em St Kitts e St Johns na Antigua. 


Construído nos estaleiros Fincantieri, o Britannia tem capacidade para acomodar 3611 passageiros em ocupação normal e cerca de 1390 tripulantes. Possui 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70,77 metros de altura e 8,3 metros de calado e disponibiliza 15 decks para passageiros. A sua arqueação bruta é de 141.000 mil toneladas. Neste itinerário encontram-se a bordo 3.603 passageiros e 1.378 tripulantes. 


O navio dispõe de 1837 cabinas, e foi na altura a primeira vez que um navio da P&O Cruises disponibilizava apenas camarotes com varanda privada. Das quais 64 são suites ultra-luxuosas e camarotes interiores, dos quais 27 alojamentos individuais.
Este gigante dos mares foi batizado pela Rainha Elizabeth em Southampton  a 10 de Março de 2015, sendo na altura o maior navio de cruzeiros alguma vez mandado construir para o mercado britânico de passageiros até à chegada do Iona da mesma operadora.


A bordo, estão disponíveis áreas únicas e exclusivas. Por exemplo a gastronomia a bordo conta com chefes como James Tanner, Antonio Carluccio, Paul Rankin e Pierre Koffman. Ainda no mundo da gastronomia, o conhecido especialista em doçaria Eric Lanlard tem a sua própria pastelaria a bordo, e o conhecido chefe de cozinha Marco Pierre White tem igualmente o seu próprio restaurante a bordo, sendo que esta área já existia igualmente a bordo dos navios Azura e Ventura da mesma companhia.


Relativamente a mais áreas do navio, destaque para o teatro com capacidade para 936 lugares, bem como 4 piscinas, uma piscina dedicada aos mais jovens. Também destacável, mas no exterior do navio, é a “Union Flag” a bandeira britânica que está desenhada na proa do navio e que mede 94 metros de comprimento.
O design exterior do navio Britannia anunciado e com inicio de construção em 2013. seguiu os traços do navio Royal Princess, entregue em 2013 à Princess Cruises, sendo que o Britannia está vocacionado para os gostos do mercado dos passageiros britânicos.


Tal como o refere a sua operadora P&O Cruises, o Britannia é um navio inspirado pelo passado, mas desenhado para o futuro.
Segundo o que conseguimos apurar o navio tem chegada prevista a Ponta Delgada pelas 07:00 horas desta segunda feira e deve zarpar cerca das 18:00 horas com destino a Southampton.


Pelas 06H00 está programada a chegada do AIDAMAR, um dos navios da aclamada "Sphinx Class" da operadora alemã Aida Cruises, que fará a terceira e ultima escala em Ponta Delgada inserida nos  três itinerários de inverno daquela operadora.
Este itinerário de 43 noites iniciou-se em Hamburgo no passado dia 27 de Fevereiro, e que levou aquele navio até ás Caraíbas aonde visitou a maioria dos mais conhecidos destinos daquela região, visitando no regresso as Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Leixões e Zeebrugge  antes do seu regresso ao seu porto base de Hamburgo  no próximo dia 10. 

Inicialmente estava prevista uma escala na Praia da Victoria mas infelizmente por causa de uma imergência médica teve que inverter a marcha com destino ao porto mais próximo nas Caraíbas.


O navio foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg na Alemanha em 2012, apresenta 253 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e desloca 71304 toneladas. Dispõe de 14 Decks de áreas publicas, 7 dos quais onde estão instalados os seus camarotes. Tem capacidade de acolher até 2194 passageiros em ocupação normal e 609 tripulantes.  Neste cruzeiro encontram-se a bordo 1996 passageiros de nacionalidade lemã e 657 tripulantes. A sua partida com destino a Lisboa, próximo porto de escala está marcada para as 16H00.

fotos ; António Simas, José Borges, António Silva, P&O
texto : António SIova/Azores Cruise Club

Sem comentários: